A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rita Isabel Afonso Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/17248
Resumo: A estratégia empresarial está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações. Tanto os gestores como as respetivas equipas estão cada vez mais conscientes da importância da estratégia nas empresas. Afinal, em tempos bons ou em tempos de crise, a empresa vitoriosa é a que se evidencia por ter uma capacidade de atuação coerente, forte e direcionada. Definir a estratégia é, assim, o ponto de partida para conseguir alcançar o sucesso. Mas, para que a estratégia aconteça existe a necessidade de direcionar esforços, de criar planos de ação, de verificar e criar indicadores de desempenho coesos que possibilitem o acompanhamento dos resultados, de mobilizar todos os recursos humanos para que caminhem na mesma direção, de analisar os resultados e sobretudo de verificar se os recursos trazem os retornos mais benéficos para a empresa. Para isso torna-se essencial a análise estratégica das organizações para posterior verificação do nível de cada organização e para subsequentes recomendações. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise detalhada da estratégia empresarial de cada uma das empresas da indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques presentes nesta investigação. Tendo por base entrevistas a gestores de cada uma das empresas, o resultado do estudo possibilita uma abordagem à estratégia empresarial, através da definição e perceção de elementos essenciais como o processo de gestão estratégica e de outros conceitos interligados. A apresentação, compreensão e análise dos elementos principais da estratégia empresarial permitiu uma investigação mais pormenorizada, e consequentemente, determinou as práticas e estratégias que estão a ser implementadas pelas empresas deste setor, bem como, recomendações de novas práticas a fim de criar mais valor para estas empresas.
id RCAP_985a9ee177663173cb10e102d65f792d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de casoEstratégia empresarialAnálise estratégicaIndústriaEstudo de casosBusiness strategyManufacturing industry of bodyworkTrailers and semitrailersCase studyA estratégia empresarial está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações. Tanto os gestores como as respetivas equipas estão cada vez mais conscientes da importância da estratégia nas empresas. Afinal, em tempos bons ou em tempos de crise, a empresa vitoriosa é a que se evidencia por ter uma capacidade de atuação coerente, forte e direcionada. Definir a estratégia é, assim, o ponto de partida para conseguir alcançar o sucesso. Mas, para que a estratégia aconteça existe a necessidade de direcionar esforços, de criar planos de ação, de verificar e criar indicadores de desempenho coesos que possibilitem o acompanhamento dos resultados, de mobilizar todos os recursos humanos para que caminhem na mesma direção, de analisar os resultados e sobretudo de verificar se os recursos trazem os retornos mais benéficos para a empresa. Para isso torna-se essencial a análise estratégica das organizações para posterior verificação do nível de cada organização e para subsequentes recomendações. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise detalhada da estratégia empresarial de cada uma das empresas da indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques presentes nesta investigação. Tendo por base entrevistas a gestores de cada uma das empresas, o resultado do estudo possibilita uma abordagem à estratégia empresarial, através da definição e perceção de elementos essenciais como o processo de gestão estratégica e de outros conceitos interligados. A apresentação, compreensão e análise dos elementos principais da estratégia empresarial permitiu uma investigação mais pormenorizada, e consequentemente, determinou as práticas e estratégias que estão a ser implementadas pelas empresas deste setor, bem como, recomendações de novas práticas a fim de criar mais valor para estas empresas.The business strategy is increasingly present in the day-to-day of organizations. Both managers and their teams are increasingly aware of the importance of strategy in companies. After all, in times of bonanza or crisis, the victorious company is the one that is evidenced by its ability to act logically, strong and targeted. The definition of strategy is thus the starting point for the company to get success. But for the strategy to happen, there is a need to direct efforts, create action plans, verify and create cohesive performance indicators that enable results to be monitored, mobilize all human resources to move in the same direction, analyze the results and above all to verify that resources bring the best returns to the company. For this, it becomes essential the strategic analysis of the organizations for later verification of the level of each organization and for the subsequent recommendations. In this sense, this study proposes a detailed analysis of the business strategy of each one of the manufacturing companies of bodywork, trailers and semi-trailers present in this investigation. Based on interviews with managers of each of the companies, the result of the study allows an approach to the business strategy, through the definition and perception of essential elements such as the strategic management process and other interconnected concepts. The presentation, understanding and analysis of the key elements of the business strategy has allowed for more detailed research and consequently determined the practices and strategies being implemented by companies in this sector as well as recommendations for new practices in order to create more value for these companies.2019-02-11T15:40:12Z2021-02-11T00:00:00Z2018-09-13T00:00:00Z2018-09-132018-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17248TID:201975432porTeixeira, Rita Isabel Afonso Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:34.286914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
title A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
spellingShingle A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
Teixeira, Rita Isabel Afonso Costa
Estratégia empresarial
Análise estratégica
Indústria
Estudo de casos
Business strategy
Manufacturing industry of bodywork
Trailers and semitrailers
Case study
title_short A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
title_full A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
title_fullStr A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
title_full_unstemmed A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
title_sort A estratégia empresarial na indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques: estudo de caso
author Teixeira, Rita Isabel Afonso Costa
author_facet Teixeira, Rita Isabel Afonso Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rita Isabel Afonso Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia empresarial
Análise estratégica
Indústria
Estudo de casos
Business strategy
Manufacturing industry of bodywork
Trailers and semitrailers
Case study
topic Estratégia empresarial
Análise estratégica
Indústria
Estudo de casos
Business strategy
Manufacturing industry of bodywork
Trailers and semitrailers
Case study
description A estratégia empresarial está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações. Tanto os gestores como as respetivas equipas estão cada vez mais conscientes da importância da estratégia nas empresas. Afinal, em tempos bons ou em tempos de crise, a empresa vitoriosa é a que se evidencia por ter uma capacidade de atuação coerente, forte e direcionada. Definir a estratégia é, assim, o ponto de partida para conseguir alcançar o sucesso. Mas, para que a estratégia aconteça existe a necessidade de direcionar esforços, de criar planos de ação, de verificar e criar indicadores de desempenho coesos que possibilitem o acompanhamento dos resultados, de mobilizar todos os recursos humanos para que caminhem na mesma direção, de analisar os resultados e sobretudo de verificar se os recursos trazem os retornos mais benéficos para a empresa. Para isso torna-se essencial a análise estratégica das organizações para posterior verificação do nível de cada organização e para subsequentes recomendações. Nesse sentido, este estudo propõe uma análise detalhada da estratégia empresarial de cada uma das empresas da indústria transformadora de fabricação de carroçarias, reboques e semi-reboques presentes nesta investigação. Tendo por base entrevistas a gestores de cada uma das empresas, o resultado do estudo possibilita uma abordagem à estratégia empresarial, através da definição e perceção de elementos essenciais como o processo de gestão estratégica e de outros conceitos interligados. A apresentação, compreensão e análise dos elementos principais da estratégia empresarial permitiu uma investigação mais pormenorizada, e consequentemente, determinou as práticas e estratégias que estão a ser implementadas pelas empresas deste setor, bem como, recomendações de novas práticas a fim de criar mais valor para estas empresas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-13T00:00:00Z
2018-09-13
2018-09
2019-02-11T15:40:12Z
2021-02-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/17248
TID:201975432
url http://hdl.handle.net/10071/17248
identifier_str_mv TID:201975432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134692227678208