Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fernando Paulo Correia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1066
Resumo: A omnipresença da imagem na sociedade contemporânea vem contribuindo desde há muito para a contaminação e caracterização dos saberes no âmbito da cultura-espectáculo e da cultura visual. Face ao crescimento da informação e à multiplicidade de suportes e linguagens, entendemos que a educação do olhar representa hoje uma possibilidade válida na abordagem de práticas pedagógicas significativas. O objectivo deste estudo consiste na demonstração da pertinência da inclusão de uma efectiva educação do olhar nas práticas e pressupostos da Educação Visual. Sabemos que a construção de significados exige, quer do produtor quer receptor, um olhar demorado de consideração, uma experiência de ver pelo olhar. Um olhar que confronte imagens e palavras, sentimentos e conhecimentos. Deste modo, representar visualmente não constitui somente substituir uma coisa ausente por uma presente, que remete para ela, mas uma discursividade, uma realidade que seja detentora de sentido para alguém. Esta concepção compreende o olhar como acção de um indivíduo que pode e quer interpretar, mas também criar ou fruir, significados, num diálogo pleno e consciente. Para o estabelecimento desse diálogo, no complexo mundo actual, a livre-expressão e o desenvolvimento de habilidades, ainda dominantes na Educação Visual, afiguram-se insuficientes. Assim, partilhando da convicção de que se o olhar é construído é preciso que este seja objecto de ensino, pretendemos: Definir a natureza do conceito olhar, numa perspectiva histórica, filosófica e poética. Analisar o Currículo e o Programa do Ensino Básico, no que se refere à Educação Visual, para neles descortinar intenções relacionadas com o olhar e realizar uma observação de carácter empírico em meio escolar. ABSTRACT: The omnipresence of the image in nowadays society has contributed to the contamination and description of the understanding of the cultural spectacle and the visual culture. Bearing in mind the increase of information and the various supports and languages, it is our understanding that the education of the look nowadays represents a valid possibility as far as significant pedagogical practices are concerned. This study wants to show the importance of including an effective education of the look in the practices and ideologies of the subject of Arts. It is our understanding that the construction of meaning demands, both from the producer and the receptor, a thorough look of consideration, an experience of seeing through looking, a look which confronts images and words, feelings and knowledge. Therefore, representing visually is not only replacing one absent thing for a present one, which refers to it, but a kind of discourse, a reality which has a meaning to someone. This concept portrays the look as an action of a person who can and wants to infer, but also create and enjoy meanings, in a fulfilled and conscientious dialogue. In order to reach this dialogue in our complex world, a freeexpression and development of capacities, still dominant in the subject of Arts, is not enough. Considering that if the look is constructed, it is essential that it turns to a purpose of teaching, our aim is to: Define the nature of the concept look, from a historical, philosophical and poetic perspective. Analyze the curriculum of basic education, as far as the subject of Arts is concerned, in order to discern intentions related to the look and carry out an empirical observation in a scholar environment.
id RCAP_985c4419197f0a7b9c8e6d1eb452a8ca
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativaCiências da educaçãoEducação visualEducação artísticaEnsino básicoA omnipresença da imagem na sociedade contemporânea vem contribuindo desde há muito para a contaminação e caracterização dos saberes no âmbito da cultura-espectáculo e da cultura visual. Face ao crescimento da informação e à multiplicidade de suportes e linguagens, entendemos que a educação do olhar representa hoje uma possibilidade válida na abordagem de práticas pedagógicas significativas. O objectivo deste estudo consiste na demonstração da pertinência da inclusão de uma efectiva educação do olhar nas práticas e pressupostos da Educação Visual. Sabemos que a construção de significados exige, quer do produtor quer receptor, um olhar demorado de consideração, uma experiência de ver pelo olhar. Um olhar que confronte imagens e palavras, sentimentos e conhecimentos. Deste modo, representar visualmente não constitui somente substituir uma coisa ausente por uma presente, que remete para ela, mas uma discursividade, uma realidade que seja detentora de sentido para alguém. Esta concepção compreende o olhar como acção de um indivíduo que pode e quer interpretar, mas também criar ou fruir, significados, num diálogo pleno e consciente. Para o estabelecimento desse diálogo, no complexo mundo actual, a livre-expressão e o desenvolvimento de habilidades, ainda dominantes na Educação Visual, afiguram-se insuficientes. Assim, partilhando da convicção de que se o olhar é construído é preciso que este seja objecto de ensino, pretendemos: Definir a natureza do conceito olhar, numa perspectiva histórica, filosófica e poética. Analisar o Currículo e o Programa do Ensino Básico, no que se refere à Educação Visual, para neles descortinar intenções relacionadas com o olhar e realizar uma observação de carácter empírico em meio escolar. ABSTRACT: The omnipresence of the image in nowadays society has contributed to the contamination and description of the understanding of the cultural spectacle and the visual culture. Bearing in mind the increase of information and the various supports and languages, it is our understanding that the education of the look nowadays represents a valid possibility as far as significant pedagogical practices are concerned. This study wants to show the importance of including an effective education of the look in the practices and ideologies of the subject of Arts. It is our understanding that the construction of meaning demands, both from the producer and the receptor, a thorough look of consideration, an experience of seeing through looking, a look which confronts images and words, feelings and knowledge. Therefore, representing visually is not only replacing one absent thing for a present one, which refers to it, but a kind of discourse, a reality which has a meaning to someone. This concept portrays the look as an action of a person who can and wants to infer, but also create and enjoy meanings, in a fulfilled and conscientious dialogue. In order to reach this dialogue in our complex world, a freeexpression and development of capacities, still dominant in the subject of Arts, is not enough. Considering that if the look is constructed, it is essential that it turns to a purpose of teaching, our aim is to: Define the nature of the concept look, from a historical, philosophical and poetic perspective. Analyze the curriculum of basic education, as far as the subject of Arts is concerned, in order to discern intentions related to the look and carry out an empirical observation in a scholar environment.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:31:14Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1066porRodrigues, Fernando Paulo Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:28Zoai:ria.ua.pt:10773/1066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:50.408284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativa
title Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativa
spellingShingle Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativa
Rodrigues, Fernando Paulo Correia
Ciências da educação
Educação visual
Educação artística
Ensino básico
title_short Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativa
title_full Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativa
title_fullStr Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativa
title_sort Educação do olhar no ensino básico : para uma aprendizagem significativa
author Rodrigues, Fernando Paulo Correia
author_facet Rodrigues, Fernando Paulo Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fernando Paulo Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Educação visual
Educação artística
Ensino básico
topic Ciências da educação
Educação visual
Educação artística
Ensino básico
description A omnipresença da imagem na sociedade contemporânea vem contribuindo desde há muito para a contaminação e caracterização dos saberes no âmbito da cultura-espectáculo e da cultura visual. Face ao crescimento da informação e à multiplicidade de suportes e linguagens, entendemos que a educação do olhar representa hoje uma possibilidade válida na abordagem de práticas pedagógicas significativas. O objectivo deste estudo consiste na demonstração da pertinência da inclusão de uma efectiva educação do olhar nas práticas e pressupostos da Educação Visual. Sabemos que a construção de significados exige, quer do produtor quer receptor, um olhar demorado de consideração, uma experiência de ver pelo olhar. Um olhar que confronte imagens e palavras, sentimentos e conhecimentos. Deste modo, representar visualmente não constitui somente substituir uma coisa ausente por uma presente, que remete para ela, mas uma discursividade, uma realidade que seja detentora de sentido para alguém. Esta concepção compreende o olhar como acção de um indivíduo que pode e quer interpretar, mas também criar ou fruir, significados, num diálogo pleno e consciente. Para o estabelecimento desse diálogo, no complexo mundo actual, a livre-expressão e o desenvolvimento de habilidades, ainda dominantes na Educação Visual, afiguram-se insuficientes. Assim, partilhando da convicção de que se o olhar é construído é preciso que este seja objecto de ensino, pretendemos: Definir a natureza do conceito olhar, numa perspectiva histórica, filosófica e poética. Analisar o Currículo e o Programa do Ensino Básico, no que se refere à Educação Visual, para neles descortinar intenções relacionadas com o olhar e realizar uma observação de carácter empírico em meio escolar. ABSTRACT: The omnipresence of the image in nowadays society has contributed to the contamination and description of the understanding of the cultural spectacle and the visual culture. Bearing in mind the increase of information and the various supports and languages, it is our understanding that the education of the look nowadays represents a valid possibility as far as significant pedagogical practices are concerned. This study wants to show the importance of including an effective education of the look in the practices and ideologies of the subject of Arts. It is our understanding that the construction of meaning demands, both from the producer and the receptor, a thorough look of consideration, an experience of seeing through looking, a look which confronts images and words, feelings and knowledge. Therefore, representing visually is not only replacing one absent thing for a present one, which refers to it, but a kind of discourse, a reality which has a meaning to someone. This concept portrays the look as an action of a person who can and wants to infer, but also create and enjoy meanings, in a fulfilled and conscientious dialogue. In order to reach this dialogue in our complex world, a freeexpression and development of capacities, still dominant in the subject of Arts, is not enough. Considering that if the look is constructed, it is essential that it turns to a purpose of teaching, our aim is to: Define the nature of the concept look, from a historical, philosophical and poetic perspective. Analyze the curriculum of basic education, as far as the subject of Arts is concerned, in order to discern intentions related to the look and carry out an empirical observation in a scholar environment.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:31:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1066
url http://hdl.handle.net/10773/1066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137448054226944