Educação visual num mundo codificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Sérgio Bruno Canha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12952
Resumo: Este trabalho é o resultado das observações e reflexões realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada com alunos do 8º ano na disciplina de Educação Visual. A investigação foi orientada no sentido de recolher dados em relação à capacidade dos alunos em descodificarem imagens. Para tal foram construídas duas unidades de trabalho: Projeto Pictogramas e esPicassar a Guernica. Duas unidades de trabalho que procuraram expor os alunos a dois processos de comunicação que se caracterizam pelo recurso à imagem: a comunicação para massas através de códigos visuais universais e a obra de arte enquanto dispositivo de comunicação individual e de motivações pessoais. Este trabalho procurou também questionar a tentativa do homem em procurar universalizar a comunicação através de representações de imagens simplificadas, e discutir qual o contributo da disciplina de Educação Visual para a formação do aluno num mundo cada vez mais caracterizado pela interatividade e virtualidade.
id RCAP_b46ff40608ed70bc443cf6193b614edb
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12952
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação visual num mundo codificadoEducação visualEducação artística - Ensino básico 3º cicloComunicação visualCultura visualCodificação de imagemEste trabalho é o resultado das observações e reflexões realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada com alunos do 8º ano na disciplina de Educação Visual. A investigação foi orientada no sentido de recolher dados em relação à capacidade dos alunos em descodificarem imagens. Para tal foram construídas duas unidades de trabalho: Projeto Pictogramas e esPicassar a Guernica. Duas unidades de trabalho que procuraram expor os alunos a dois processos de comunicação que se caracterizam pelo recurso à imagem: a comunicação para massas através de códigos visuais universais e a obra de arte enquanto dispositivo de comunicação individual e de motivações pessoais. Este trabalho procurou também questionar a tentativa do homem em procurar universalizar a comunicação através de representações de imagens simplificadas, e discutir qual o contributo da disciplina de Educação Visual para a formação do aluno num mundo cada vez mais caracterizado pela interatividade e virtualidade.This work is the result of observations and reflections carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice with 8th grade students in Visual Education. The research was orientated to collect information about the ability of students to decode images. For this purpose two work projects were created: Projeto Pictogramas and esPicassar a Guernica. Two exercises that sought to expose students to two communication processes characterized by the use of image: mass communication through universal visual codes, and the work of art as communication device of individual and personal motivations. This study also sought to question man's attempt to seek universal representations of the world, and discuss what is the contribution of Visual Education for the education of students in a world increasingly characterized by interactivity and virtuality.Universidade de Aveiro2014-12-09T12:51:42Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12952TID:201593602porAntunes, Sérgio Bruno Canhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:43Zoai:ria.ua.pt:10773/12952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:00.422745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação visual num mundo codificado
title Educação visual num mundo codificado
spellingShingle Educação visual num mundo codificado
Antunes, Sérgio Bruno Canha
Educação visual
Educação artística - Ensino básico 3º ciclo
Comunicação visual
Cultura visual
Codificação de imagem
title_short Educação visual num mundo codificado
title_full Educação visual num mundo codificado
title_fullStr Educação visual num mundo codificado
title_full_unstemmed Educação visual num mundo codificado
title_sort Educação visual num mundo codificado
author Antunes, Sérgio Bruno Canha
author_facet Antunes, Sérgio Bruno Canha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Sérgio Bruno Canha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação visual
Educação artística - Ensino básico 3º ciclo
Comunicação visual
Cultura visual
Codificação de imagem
topic Educação visual
Educação artística - Ensino básico 3º ciclo
Comunicação visual
Cultura visual
Codificação de imagem
description Este trabalho é o resultado das observações e reflexões realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada com alunos do 8º ano na disciplina de Educação Visual. A investigação foi orientada no sentido de recolher dados em relação à capacidade dos alunos em descodificarem imagens. Para tal foram construídas duas unidades de trabalho: Projeto Pictogramas e esPicassar a Guernica. Duas unidades de trabalho que procuraram expor os alunos a dois processos de comunicação que se caracterizam pelo recurso à imagem: a comunicação para massas através de códigos visuais universais e a obra de arte enquanto dispositivo de comunicação individual e de motivações pessoais. Este trabalho procurou também questionar a tentativa do homem em procurar universalizar a comunicação através de representações de imagens simplificadas, e discutir qual o contributo da disciplina de Educação Visual para a formação do aluno num mundo cada vez mais caracterizado pela interatividade e virtualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-12-09T12:51:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12952
TID:201593602
url http://hdl.handle.net/10773/12952
identifier_str_mv TID:201593602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137541105909760