O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuzarte, Ivonne Castanho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28161
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
id RCAP_98622d496d647a2a09bd1d54a9394af3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantesTrabalho-famíliaSatisfação com a vidaSuporte socialTrabalhador estudanteTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016Atualmente, tende a ser raro o curso sequencial educação, trabalho e reforma, emergindo a necessidade de se expandirem os conhecimentos através de mais estudos, nomeadamente em contexto académico. Nesta sequência, é cada vez mais frequente o desempenho simultâneo dos papéis de trabalhador e de estudante, constituindo-se como desafios o conflito entre os principais papéis de vida (trabalho, família e escola) e a satisfação com os mesmos. A presente investigação tem como objetivo analisar o conflito trabalho-família-escola, com maior incidência do papel escola na família e no trabalho, e a relação com a satisfação com os papéis de vida e o suporte social percebido. Para medir as variáveis em estudo, foram aplicadas a Medida Trabalho-Família-Escola, a Escala de Satisfação com os Papéis de Vida e a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido, a 143 trabalhadores-estudantes. Os resultados demonstraram que o conflito trabalho-família-escola se relaciona negativamente com a satisfação com os papéis de vida, e com o suporte social percebido. Estas duas últimas variáveis relacionam-se positivamente, destacando-se os amigos como sendo a fonte principal de perceção de suporte social. Por outro lado, o suporte social percebido não se confirmou como sendo uma variável moderadora na relação entre o conflito trabalho-família-escola e a satisfação com os papéis de vida. Por fim, são ainda discutidos as limitações do presente estudo, os seus contributos e possíveis linhas de investigação futuras.At the present time, the sequential course between education, work and retirement tends to be rare, emerging a necessity to expand knowledge through more studies, namely in an academic context. In this sequence, the simultaneous performance of worker and student papers is more frequent, representing as challenges the conflict between the main roles in life (work, family, school) and the satisfaction with them. The present investigation aims to analyse the conflict work-family-school, with a stronger focus on the role that school plays in the family and with work, and its relation between the satisfaction with the life roles and the perceived social support. To measure the variables in this study, the following measures were applied to 143 adult students: the Measure Work-Family-School, the Satisfaction with the Life Roles Scale and the Multidimensional Scale of Perceived Social Support. The results show that the conflict work-family-school relates negatively with the satisfaction with life roles, and with the perceived social support. These last two variables relate positively, highlighting friends as the main source of perceived social support. On the other hand, the perceived social support was not confirmed as a moderating variable in relation to the conflict work-family-school and with the satisfaction with life roles. In the end, the limitations of the present study are debated, its contributions and possible lines of future investigations.Lima, Rosário, 1959-Repositório da Universidade de LisboaZuzarte, Ivonne Castanho2017-06-23T13:00:23Z20172016-10-072017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:23.651783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes
title O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes
spellingShingle O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes
Zuzarte, Ivonne Castanho
Trabalho-família
Satisfação com a vida
Suporte social
Trabalhador estudante
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes
title_full O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes
title_fullStr O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes
title_full_unstemmed O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes
title_sort O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes
author Zuzarte, Ivonne Castanho
author_facet Zuzarte, Ivonne Castanho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Rosário, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuzarte, Ivonne Castanho
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho-família
Satisfação com a vida
Suporte social
Trabalhador estudante
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Trabalho-família
Satisfação com a vida
Suporte social
Trabalhador estudante
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-07
2017-06-23T13:00:23Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28161
url http://hdl.handle.net/10451/28161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134364897902592