O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28161 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
id |
RCAP_98622d496d647a2a09bd1d54a9394af3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/28161 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantesTrabalho-famíliaSatisfação com a vidaSuporte socialTrabalhador estudanteTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016Atualmente, tende a ser raro o curso sequencial educação, trabalho e reforma, emergindo a necessidade de se expandirem os conhecimentos através de mais estudos, nomeadamente em contexto académico. Nesta sequência, é cada vez mais frequente o desempenho simultâneo dos papéis de trabalhador e de estudante, constituindo-se como desafios o conflito entre os principais papéis de vida (trabalho, família e escola) e a satisfação com os mesmos. A presente investigação tem como objetivo analisar o conflito trabalho-família-escola, com maior incidência do papel escola na família e no trabalho, e a relação com a satisfação com os papéis de vida e o suporte social percebido. Para medir as variáveis em estudo, foram aplicadas a Medida Trabalho-Família-Escola, a Escala de Satisfação com os Papéis de Vida e a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido, a 143 trabalhadores-estudantes. Os resultados demonstraram que o conflito trabalho-família-escola se relaciona negativamente com a satisfação com os papéis de vida, e com o suporte social percebido. Estas duas últimas variáveis relacionam-se positivamente, destacando-se os amigos como sendo a fonte principal de perceção de suporte social. Por outro lado, o suporte social percebido não se confirmou como sendo uma variável moderadora na relação entre o conflito trabalho-família-escola e a satisfação com os papéis de vida. Por fim, são ainda discutidos as limitações do presente estudo, os seus contributos e possíveis linhas de investigação futuras.At the present time, the sequential course between education, work and retirement tends to be rare, emerging a necessity to expand knowledge through more studies, namely in an academic context. In this sequence, the simultaneous performance of worker and student papers is more frequent, representing as challenges the conflict between the main roles in life (work, family, school) and the satisfaction with them. The present investigation aims to analyse the conflict work-family-school, with a stronger focus on the role that school plays in the family and with work, and its relation between the satisfaction with the life roles and the perceived social support. To measure the variables in this study, the following measures were applied to 143 adult students: the Measure Work-Family-School, the Satisfaction with the Life Roles Scale and the Multidimensional Scale of Perceived Social Support. The results show that the conflict work-family-school relates negatively with the satisfaction with life roles, and with the perceived social support. These last two variables relate positively, highlighting friends as the main source of perceived social support. On the other hand, the perceived social support was not confirmed as a moderating variable in relation to the conflict work-family-school and with the satisfaction with life roles. In the end, the limitations of the present study are debated, its contributions and possible lines of future investigations.Lima, Rosário, 1959-Repositório da Universidade de LisboaZuzarte, Ivonne Castanho2017-06-23T13:00:23Z20172016-10-072017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:23.651783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes |
title |
O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes |
spellingShingle |
O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes Zuzarte, Ivonne Castanho Trabalho-família Satisfação com a vida Suporte social Trabalhador estudante Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes |
title_full |
O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes |
title_fullStr |
O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes |
title_full_unstemmed |
O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes |
title_sort |
O conflito trabalho-família-escola, a satisfação com os papéis de vida e o suporte social, percebido : estudo com uma amostra de trabalhadores-estudantes |
author |
Zuzarte, Ivonne Castanho |
author_facet |
Zuzarte, Ivonne Castanho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Rosário, 1959- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuzarte, Ivonne Castanho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho-família Satisfação com a vida Suporte social Trabalhador estudante Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Trabalho-família Satisfação com a vida Suporte social Trabalhador estudante Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-07 2017-06-23T13:00:23Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/28161 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/28161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134364897902592 |