Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30606 |
Resumo: | Este trabalho visa compreender a perceção de estudantes de ensino superior acerca das consequências das emoções de realização académica emergentes durante o seu processo de estudo, para a sua aprendizagem. A abordagem qualitativa foi privilegiada. Participaram 48 estudantes universitários portugueses voluntários, de 1º e de 3º ano de licenciatura. A amostra foi equilibrada em termos de sexo e de anos de frequência académica. As idades variaram entre 18 e 27 anos. As entrevistas foram realizadas e transcritas verbatim. Os dados foram tratados recorrendo a análise de conteúdo. Os resultados mostram 2 principais categorias relativamente à perceção de inexistência e de existência de consequências das emoções de realização académica na aprendizagem. A primeira foi justificada, pelos estudantes, pelas suas capacidades de manter a concentração e pela persistência nas tarefas de estudo. A segunda categoria mostra-nos que os estudantes consideram que aquilo que sentem enquanto estudam afeta a sua aprendizagem em diversos aspetos (cognitivos, afetivos, motivacionais, específicos ao estudo e aprendizagem, desempenho académico e mudança a nível pessoal). Estes resultados trazem contributos importantes para esta área de estudo acerca da forma como as emoções de realização podem ter consequências negativas e positivas para a qualidade da aprendizagem de estudantes, no ensino superior |
id |
RCAP_98672a8365da67d18c14a52c92ef6842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30606 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitáriosEstudantesensino superiorconsequências emoções de realização académica, qualidade da aprendizagemqualidade da aprendizagemEste trabalho visa compreender a perceção de estudantes de ensino superior acerca das consequências das emoções de realização académica emergentes durante o seu processo de estudo, para a sua aprendizagem. A abordagem qualitativa foi privilegiada. Participaram 48 estudantes universitários portugueses voluntários, de 1º e de 3º ano de licenciatura. A amostra foi equilibrada em termos de sexo e de anos de frequência académica. As idades variaram entre 18 e 27 anos. As entrevistas foram realizadas e transcritas verbatim. Os dados foram tratados recorrendo a análise de conteúdo. Os resultados mostram 2 principais categorias relativamente à perceção de inexistência e de existência de consequências das emoções de realização académica na aprendizagem. A primeira foi justificada, pelos estudantes, pelas suas capacidades de manter a concentração e pela persistência nas tarefas de estudo. A segunda categoria mostra-nos que os estudantes consideram que aquilo que sentem enquanto estudam afeta a sua aprendizagem em diversos aspetos (cognitivos, afetivos, motivacionais, específicos ao estudo e aprendizagem, desempenho académico e mudança a nível pessoal). Estes resultados trazem contributos importantes para esta área de estudo acerca da forma como as emoções de realização podem ter consequências negativas e positivas para a qualidade da aprendizagem de estudantes, no ensino superiorProjecto Aprender e Ensinar na Universidade. PTDC/CED-EDG / 29252/2017 - Fundação para a Ciência e a TecnologiaRIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade2022-01-03T15:58:18Z2022-01-032021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30606http://hdl.handle.net/10174/30606porLeal, F. (2021). Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários. TMQ - Techniques, Methodologies and Quality, 12, 101-116.https://publicacoes.riqual.org/ed12/fhleal@uevora.pt681ISSN: 2183-0940Leal, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:55.803803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários |
title |
Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários |
spellingShingle |
Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários Leal, Fátima Estudantes ensino superior consequências emoções de realização académica, qualidade da aprendizagem qualidade da aprendizagem |
title_short |
Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários |
title_full |
Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários |
title_fullStr |
Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários |
title_sort |
Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários |
author |
Leal, Fátima |
author_facet |
Leal, Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes ensino superior consequências emoções de realização académica, qualidade da aprendizagem qualidade da aprendizagem |
topic |
Estudantes ensino superior consequências emoções de realização académica, qualidade da aprendizagem qualidade da aprendizagem |
description |
Este trabalho visa compreender a perceção de estudantes de ensino superior acerca das consequências das emoções de realização académica emergentes durante o seu processo de estudo, para a sua aprendizagem. A abordagem qualitativa foi privilegiada. Participaram 48 estudantes universitários portugueses voluntários, de 1º e de 3º ano de licenciatura. A amostra foi equilibrada em termos de sexo e de anos de frequência académica. As idades variaram entre 18 e 27 anos. As entrevistas foram realizadas e transcritas verbatim. Os dados foram tratados recorrendo a análise de conteúdo. Os resultados mostram 2 principais categorias relativamente à perceção de inexistência e de existência de consequências das emoções de realização académica na aprendizagem. A primeira foi justificada, pelos estudantes, pelas suas capacidades de manter a concentração e pela persistência nas tarefas de estudo. A segunda categoria mostra-nos que os estudantes consideram que aquilo que sentem enquanto estudam afeta a sua aprendizagem em diversos aspetos (cognitivos, afetivos, motivacionais, específicos ao estudo e aprendizagem, desempenho académico e mudança a nível pessoal). Estes resultados trazem contributos importantes para esta área de estudo acerca da forma como as emoções de realização podem ter consequências negativas e positivas para a qualidade da aprendizagem de estudantes, no ensino superior |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-03T15:58:18Z 2022-01-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30606 http://hdl.handle.net/10174/30606 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leal, F. (2021). Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários. TMQ - Techniques, Methodologies and Quality, 12, 101-116. https://publicacoes.riqual.org/ed12/ fhleal@uevora.pt 681 ISSN: 2183-0940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
publisher.none.fl_str_mv |
RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136680566849536 |