Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Fátima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30606
Resumo: Este trabalho visa compreender a perceção de estudantes de ensino superior acerca das consequências das emoções de realização académica emergentes durante o seu processo de estudo, para a sua aprendizagem. A abordagem qualitativa foi privilegiada. Participaram 48 estudantes universitários portugueses voluntários, de 1º e de 3º ano de licenciatura. A amostra foi equilibrada em termos de sexo e de anos de frequência académica. As idades variaram entre 18 e 27 anos. As entrevistas foram realizadas e transcritas verbatim. Os dados foram tratados recorrendo a análise de conteúdo. Os resultados mostram 2 principais categorias relativamente à perceção de inexistência e de existência de consequências das emoções de realização académica na aprendizagem. A primeira foi justificada, pelos estudantes, pelas suas capacidades de manter a concentração e pela persistência nas tarefas de estudo. A segunda categoria mostra-nos que os estudantes consideram que aquilo que sentem enquanto estudam afeta a sua aprendizagem em diversos aspetos (cognitivos, afetivos, motivacionais, específicos ao estudo e aprendizagem, desempenho académico e mudança a nível pessoal). Estes resultados trazem contributos importantes para esta área de estudo acerca da forma como as emoções de realização podem ter consequências negativas e positivas para a qualidade da aprendizagem de estudantes, no ensino superior
id RCAP_98672a8365da67d18c14a52c92ef6842
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitáriosEstudantesensino superiorconsequências emoções de realização académica, qualidade da aprendizagemqualidade da aprendizagemEste trabalho visa compreender a perceção de estudantes de ensino superior acerca das consequências das emoções de realização académica emergentes durante o seu processo de estudo, para a sua aprendizagem. A abordagem qualitativa foi privilegiada. Participaram 48 estudantes universitários portugueses voluntários, de 1º e de 3º ano de licenciatura. A amostra foi equilibrada em termos de sexo e de anos de frequência académica. As idades variaram entre 18 e 27 anos. As entrevistas foram realizadas e transcritas verbatim. Os dados foram tratados recorrendo a análise de conteúdo. Os resultados mostram 2 principais categorias relativamente à perceção de inexistência e de existência de consequências das emoções de realização académica na aprendizagem. A primeira foi justificada, pelos estudantes, pelas suas capacidades de manter a concentração e pela persistência nas tarefas de estudo. A segunda categoria mostra-nos que os estudantes consideram que aquilo que sentem enquanto estudam afeta a sua aprendizagem em diversos aspetos (cognitivos, afetivos, motivacionais, específicos ao estudo e aprendizagem, desempenho académico e mudança a nível pessoal). Estes resultados trazem contributos importantes para esta área de estudo acerca da forma como as emoções de realização podem ter consequências negativas e positivas para a qualidade da aprendizagem de estudantes, no ensino superiorProjecto Aprender e Ensinar na Universidade. PTDC/CED-EDG / 29252/2017 - Fundação para a Ciência e a TecnologiaRIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade2022-01-03T15:58:18Z2022-01-032021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30606http://hdl.handle.net/10174/30606porLeal, F. (2021). Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários. TMQ - Techniques, Methodologies and Quality, 12, 101-116.https://publicacoes.riqual.org/ed12/fhleal@uevora.pt681ISSN: 2183-0940Leal, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:55.803803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
title Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
spellingShingle Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
Leal, Fátima
Estudantes
ensino superior
consequências emoções de realização académica, qualidade da aprendizagem
qualidade da aprendizagem
title_short Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
title_full Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
title_fullStr Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
title_full_unstemmed Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
title_sort Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários
author Leal, Fátima
author_facet Leal, Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
ensino superior
consequências emoções de realização académica, qualidade da aprendizagem
qualidade da aprendizagem
topic Estudantes
ensino superior
consequências emoções de realização académica, qualidade da aprendizagem
qualidade da aprendizagem
description Este trabalho visa compreender a perceção de estudantes de ensino superior acerca das consequências das emoções de realização académica emergentes durante o seu processo de estudo, para a sua aprendizagem. A abordagem qualitativa foi privilegiada. Participaram 48 estudantes universitários portugueses voluntários, de 1º e de 3º ano de licenciatura. A amostra foi equilibrada em termos de sexo e de anos de frequência académica. As idades variaram entre 18 e 27 anos. As entrevistas foram realizadas e transcritas verbatim. Os dados foram tratados recorrendo a análise de conteúdo. Os resultados mostram 2 principais categorias relativamente à perceção de inexistência e de existência de consequências das emoções de realização académica na aprendizagem. A primeira foi justificada, pelos estudantes, pelas suas capacidades de manter a concentração e pela persistência nas tarefas de estudo. A segunda categoria mostra-nos que os estudantes consideram que aquilo que sentem enquanto estudam afeta a sua aprendizagem em diversos aspetos (cognitivos, afetivos, motivacionais, específicos ao estudo e aprendizagem, desempenho académico e mudança a nível pessoal). Estes resultados trazem contributos importantes para esta área de estudo acerca da forma como as emoções de realização podem ter consequências negativas e positivas para a qualidade da aprendizagem de estudantes, no ensino superior
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-03T15:58:18Z
2022-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30606
http://hdl.handle.net/10174/30606
url http://hdl.handle.net/10174/30606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Leal, F. (2021). Consequências das emoções de realização académica para a qualidade da aprendizagem de estudantes universitários. TMQ - Techniques, Methodologies and Quality, 12, 101-116.
https://publicacoes.riqual.org/ed12/
fhleal@uevora.pt
681
ISSN: 2183-0940
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
publisher.none.fl_str_mv RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136680566849536