Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/36353 |
Resumo: | A componente emocional tem um importante papel na aprendizagem pelo que importa compreender que emoções a afectam e como e, também, que possibilidades têm os estudantes de regular o que sentem em situações de aprendizagem. Para compreender o impacto das emoções no processo de aprendizagem recorremos essencialmente a dois modelos explicativos desenvolvidos nas duas ultimas décadas. Referimo-nos à investigação conduzida por Pekrun que estuda as emoções académicas ou emoções de realização e ao modelo metacognitivo e afectivo da aprendizagem autorregulada de Anastasia Efklides. |
id |
RCAP_b1010a984c0b4a7aa257f0bddab32a06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/36353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação SuperiorEmoções académicasEnsino SuperiorAprendizagemA componente emocional tem um importante papel na aprendizagem pelo que importa compreender que emoções a afectam e como e, também, que possibilidades têm os estudantes de regular o que sentem em situações de aprendizagem. Para compreender o impacto das emoções no processo de aprendizagem recorremos essencialmente a dois modelos explicativos desenvolvidos nas duas ultimas décadas. Referimo-nos à investigação conduzida por Pekrun que estuda as emoções académicas ou emoções de realização e ao modelo metacognitivo e afectivo da aprendizagem autorregulada de Anastasia Efklides.CIEP: Universidade de Évora2024-03-11T17:04:44Z2024-03-112023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/36353http://hdl.handle.net/10174/36353porChaleta, E. (2023). Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior. CIEP: Universidade de Évora.ISBN 978-972-778-340-3.simnaomec@uevora.pt681Chaleta, Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:46:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:26.055083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior |
title |
Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior |
spellingShingle |
Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior Chaleta, Elisa Emoções académicas Ensino Superior Aprendizagem |
title_short |
Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior |
title_full |
Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior |
title_fullStr |
Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior |
title_full_unstemmed |
Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior |
title_sort |
Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior |
author |
Chaleta, Elisa |
author_facet |
Chaleta, Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaleta, Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções académicas Ensino Superior Aprendizagem |
topic |
Emoções académicas Ensino Superior Aprendizagem |
description |
A componente emocional tem um importante papel na aprendizagem pelo que importa compreender que emoções a afectam e como e, também, que possibilidades têm os estudantes de regular o que sentem em situações de aprendizagem. Para compreender o impacto das emoções no processo de aprendizagem recorremos essencialmente a dois modelos explicativos desenvolvidos nas duas ultimas décadas. Referimo-nos à investigação conduzida por Pekrun que estuda as emoções académicas ou emoções de realização e ao modelo metacognitivo e afectivo da aprendizagem autorregulada de Anastasia Efklides. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01T00:00:00Z 2024-03-11T17:04:44Z 2024-03-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/36353 http://hdl.handle.net/10174/36353 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/36353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Chaleta, E. (2023). Emoções Académicas e Aprendizagem em Contextos de Educação Superior. CIEP: Universidade de Évora.ISBN 978-972-778-340-3. sim nao mec@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIEP: Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
CIEP: Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138180086104064 |