Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Fernando
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barros, Diana Veloso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40472
Resumo: Este artigo relata uma intervenção pedagógica levada a cabo junto de alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal, com dois objetivos: (1) desenvolver competências literácitas, especificamente ao nível da leitura e compreensão leitora; e (2) construir o conhecimento histórico, recorrendo a obras de literatura infanto-juvenil que recriam eventos históricos. O referencial teórico baseou-se quer no conceito de Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010), quer no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (YOOP; YOOP, 2006).
id RCAP_98762a7ac6213659273b4cabc7382374
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesaChildren ́s literature and education for democracy: A pedagogical intervention in the 4th grade of a Portuguese Elementary SchoolLeituraLiteratura infantilConhecimento históricoContent Area LiteracyChildren's literatureReading comprehensionHistorical knowledgeHumanidades::Línguas e LiteraturasCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo relata uma intervenção pedagógica levada a cabo junto de alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal, com dois objetivos: (1) desenvolver competências literácitas, especificamente ao nível da leitura e compreensão leitora; e (2) construir o conhecimento histórico, recorrendo a obras de literatura infanto-juvenil que recriam eventos históricos. O referencial teórico baseou-se quer no conceito de Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010), quer no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (YOOP; YOOP, 2006).This paper documents a pedagogical intervention conducted with Portuguese students in the 4th grade of an Elementary School, which had two goals: (1) to develop literacy competences, mainly reading and reading comprehension; (2) to construct historical knowledge through children’s literature books which show historical events. The theoretical mainframe is based on Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010) and on Literature Based Reading Activities (YOOP; YOOP, 2006).CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Universidade do MinhoAzevedo, FernandoBarros, Diana Veloso20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40472porAzevedo, F. & Barros, D. V. (2015). Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa. Textura (Ulbra), 17(35), 7-36.2358-0801http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1587/1249info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:30.755696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa
Children ́s literature and education for democracy: A pedagogical intervention in the 4th grade of a Portuguese Elementary School
title Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa
spellingShingle Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa
Azevedo, Fernando
Leitura
Literatura infantil
Conhecimento histórico
Content Area Literacy
Children's literature
Reading comprehension
Historical knowledge
Humanidades::Línguas e Literaturas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa
title_full Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa
title_fullStr Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa
title_full_unstemmed Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa
title_sort Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa
author Azevedo, Fernando
author_facet Azevedo, Fernando
Barros, Diana Veloso
author_role author
author2 Barros, Diana Veloso
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Barros, Diana Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura infantil
Conhecimento histórico
Content Area Literacy
Children's literature
Reading comprehension
Historical knowledge
Humanidades::Línguas e Literaturas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Leitura
Literatura infantil
Conhecimento histórico
Content Area Literacy
Children's literature
Reading comprehension
Historical knowledge
Humanidades::Línguas e Literaturas
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo relata uma intervenção pedagógica levada a cabo junto de alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal, com dois objetivos: (1) desenvolver competências literácitas, especificamente ao nível da leitura e compreensão leitora; e (2) construir o conhecimento histórico, recorrendo a obras de literatura infanto-juvenil que recriam eventos históricos. O referencial teórico baseou-se quer no conceito de Content Area Literacy (MOSS, 2005; BROZO, 2010), quer no Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (YOOP; YOOP, 2006).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40472
url http://hdl.handle.net/1822/40472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Azevedo, F. & Barros, D. V. (2015). Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa. Textura (Ulbra), 17(35), 7-36.
2358-0801
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1587/1249
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132837160419328