A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Adriana Duarte de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13003
Resumo: O estudo da temática: A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas tiveram como objetivos analisar as contribuições da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem e pesquisar como a escola e os professores estão utilizando os livros infantis distribuídos pelo MEC, e as contribuições desses para a formação do habito da leitura. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de estudo de caso.tendo como instrumento de coleta de dados as observações e o questionário que permitiram uma maior compreensão acerca das possibilidades e desafios encontrados pelos professores e alunos na utilização da literatura infantil em sala de aula. Nossa pretensão neste trabalho e despertar a reflexão sobre a importância de trabalhar a literatura infantil,como um recurso didático estimulador nos processo de ensinar e aprender. O nosso interesse e contribuir com o conhecimento sobre o tema, proporcionando assim um trabalho de incentivo a leitura literária nos anos iniciais. Acreditamos que um trabalho desenvolvido nesta perspectiva pode vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem, logo, ele oportunizara a construção do conhecimento de forma autônoma e ate prazerosa na medida em que este recurso fizer parte da pratica docente. Diante disto demonstramos a importância de buscar melhorias para a pratica docente e um ensino que valorize e incentive o habito da leitura estimulando as capacidades intelectuais dos alunos.
id UFCG_1447b9088991fe44ab0d46bfeda976b3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13003
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.Children's literature at school: challenges and perspectives.Literatura infantilLeitura literáriaFormação de leitorLiteratura infantil - históricoChildren's literatureLiterary readingReader trainingChildren's literature - historicalO estudo da temática: A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas tiveram como objetivos analisar as contribuições da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem e pesquisar como a escola e os professores estão utilizando os livros infantis distribuídos pelo MEC, e as contribuições desses para a formação do habito da leitura. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de estudo de caso.tendo como instrumento de coleta de dados as observações e o questionário que permitiram uma maior compreensão acerca das possibilidades e desafios encontrados pelos professores e alunos na utilização da literatura infantil em sala de aula. Nossa pretensão neste trabalho e despertar a reflexão sobre a importância de trabalhar a literatura infantil,como um recurso didático estimulador nos processo de ensinar e aprender. O nosso interesse e contribuir com o conhecimento sobre o tema, proporcionando assim um trabalho de incentivo a leitura literária nos anos iniciais. Acreditamos que um trabalho desenvolvido nesta perspectiva pode vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem, logo, ele oportunizara a construção do conhecimento de forma autônoma e ate prazerosa na medida em que este recurso fizer parte da pratica docente. Diante disto demonstramos a importância de buscar melhorias para a pratica docente e um ensino que valorize e incentive o habito da leitura estimulando as capacidades intelectuais dos alunos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581SOUSA, Adriana Duarte de.20092020-06-26T11:36:13Z2020-06-262020-06-26T11:36:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13003SOUSA, Adriana Duarte de. A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:01:05Zoai:localhost:riufcg/13003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:01:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.
Children's literature at school: challenges and perspectives.
title A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.
spellingShingle A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.
SOUSA, Adriana Duarte de.
Literatura infantil
Leitura literária
Formação de leitor
Literatura infantil - histórico
Children's literature
Literary reading
Reader training
Children's literature - historical
title_short A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.
title_full A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.
title_fullStr A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.
title_full_unstemmed A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.
title_sort A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas.
author SOUSA, Adriana Duarte de.
author_facet SOUSA, Adriana Duarte de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Adriana Duarte de.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Leitura literária
Formação de leitor
Literatura infantil - histórico
Children's literature
Literary reading
Reader training
Children's literature - historical
topic Literatura infantil
Leitura literária
Formação de leitor
Literatura infantil - histórico
Children's literature
Literary reading
Reader training
Children's literature - historical
description O estudo da temática: A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas tiveram como objetivos analisar as contribuições da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem e pesquisar como a escola e os professores estão utilizando os livros infantis distribuídos pelo MEC, e as contribuições desses para a formação do habito da leitura. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de estudo de caso.tendo como instrumento de coleta de dados as observações e o questionário que permitiram uma maior compreensão acerca das possibilidades e desafios encontrados pelos professores e alunos na utilização da literatura infantil em sala de aula. Nossa pretensão neste trabalho e despertar a reflexão sobre a importância de trabalhar a literatura infantil,como um recurso didático estimulador nos processo de ensinar e aprender. O nosso interesse e contribuir com o conhecimento sobre o tema, proporcionando assim um trabalho de incentivo a leitura literária nos anos iniciais. Acreditamos que um trabalho desenvolvido nesta perspectiva pode vir a contribuir no processo de ensino e aprendizagem, logo, ele oportunizara a construção do conhecimento de forma autônoma e ate prazerosa na medida em que este recurso fizer parte da pratica docente. Diante disto demonstramos a importância de buscar melhorias para a pratica docente e um ensino que valorize e incentive o habito da leitura estimulando as capacidades intelectuais dos alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-06-26T11:36:13Z
2020-06-26
2020-06-26T11:36:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13003
SOUSA, Adriana Duarte de. A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13003
identifier_str_mv SOUSA, Adriana Duarte de. A literatura infantil na escola: desafios e perspectivas. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445149544448