A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Cláudia Sofia de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11981
Resumo: A crise do mercado de emprego juvenil reforçou a importância da escolaridade ao dificultar os percursos juvenis exteriores à escola, de entrada prematura e desqualificada no mercado de trabalho. Cada vez mais jovens percorrem o caminho escolar e académico, adiando a entrada no mercado de trabalho, mas muitos outros ingressam rapidamente na vida profissional, como é o caso deste grupo de jovens que, após ter concluído o 6.º e 9.º ano de escolaridade, decidiu pôr fim à sua relação com o sistema educativo, iniciando uma nova fase das suas vidas que alia a vontade de trabalhar, de ganhar dinheiro e de conquistar autonomia. A investigação procurou conhecer os percursos e os projetos de vida destes jovens, nomeadamente, a nível escolar e profissional. Os dados foram recolhidos através da recolha de dados em fontes diversificadas, que inclui uma entrevista semiestruturada a quinze jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 27 anos, naturais do concelho de Tarouca, cujo nível de escolaridade completo se encontra maioritariamente inserido no 3.º ciclo do ensino básico. A análise das entrevistas possibilitou saber que, os percursos escolares e o nível de educação alcançado influenciaram os trajetos profissionais dos jovens na medida em que, as experiências de insucesso escolar experienciadas contribuíram para o seu afastamento do sistema de ensino e incentivou-os a procurar o primeiro emprego e querer atingir a sua independência financeira.
id RCAP_9879ed613bdd09383b19c5081abad9a1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolaresInsucesso escolarAbandono escolar -- School abandonmentQualificação profissional -- Professional qualificationMercado de trabalho -- Labour marketDesigualdade social -- Social inequalitySchool failureSchool dropoutLow-skilledEducational and professional aspirationsSocial inequalitiesA crise do mercado de emprego juvenil reforçou a importância da escolaridade ao dificultar os percursos juvenis exteriores à escola, de entrada prematura e desqualificada no mercado de trabalho. Cada vez mais jovens percorrem o caminho escolar e académico, adiando a entrada no mercado de trabalho, mas muitos outros ingressam rapidamente na vida profissional, como é o caso deste grupo de jovens que, após ter concluído o 6.º e 9.º ano de escolaridade, decidiu pôr fim à sua relação com o sistema educativo, iniciando uma nova fase das suas vidas que alia a vontade de trabalhar, de ganhar dinheiro e de conquistar autonomia. A investigação procurou conhecer os percursos e os projetos de vida destes jovens, nomeadamente, a nível escolar e profissional. Os dados foram recolhidos através da recolha de dados em fontes diversificadas, que inclui uma entrevista semiestruturada a quinze jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 27 anos, naturais do concelho de Tarouca, cujo nível de escolaridade completo se encontra maioritariamente inserido no 3.º ciclo do ensino básico. A análise das entrevistas possibilitou saber que, os percursos escolares e o nível de educação alcançado influenciaram os trajetos profissionais dos jovens na medida em que, as experiências de insucesso escolar experienciadas contribuíram para o seu afastamento do sistema de ensino e incentivou-os a procurar o primeiro emprego e querer atingir a sua independência financeira.The crisis of youth employment market reinforced the importance of education in hampering the juvenile paths outside school, like early and disqualified entry in the labor market. Increasingly young people go through school and academic courses, postponing the entry into the labor market, but many others quickly join in working life, such as this group of young people who after having completed grade 6 and 9, decided to end its relationship with the education system, initiating a new phase of their lives that unites the will to work, earn money and gain autonomy. The research tried to know the courses and projects of life of these young people, namely, at school and professional level. The data were collected through a data collection in diversified sources, which includes a semi-structured interview to fifteen young people between the ages of 23 and 27 years old, all natural from the municipality of Tarouca, whose complete schoolarship level is inserted, namely, in the lower secondary education. The analysis of the interviews made possible to know that, the school courses and the education level achieved influenced the youth’s career paths, insofar as the experiences of school failure experienced contributed to their withdrawal from the education system and motivated them to seek for the first job and to achieve their financial independence.2016-10-18T13:41:34Z2016-01-01T00:00:00Z20162016-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11981TID:201218771porCorreia, Cláudia Sofia de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:51Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:41.698352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
title A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
spellingShingle A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
Correia, Cláudia Sofia de Sousa
Insucesso escolar
Abandono escolar -- School abandonment
Qualificação profissional -- Professional qualification
Mercado de trabalho -- Labour market
Desigualdade social -- Social inequality
School failure
School dropout
Low-skilled
Educational and professional aspirations
Social inequalities
title_short A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
title_full A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
title_fullStr A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
title_full_unstemmed A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
title_sort A certeza da incerteza: Percursos e projetos de jovens marcados pelo insucesso e abandono escolares
author Correia, Cláudia Sofia de Sousa
author_facet Correia, Cláudia Sofia de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Cláudia Sofia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Abandono escolar -- School abandonment
Qualificação profissional -- Professional qualification
Mercado de trabalho -- Labour market
Desigualdade social -- Social inequality
School failure
School dropout
Low-skilled
Educational and professional aspirations
Social inequalities
topic Insucesso escolar
Abandono escolar -- School abandonment
Qualificação profissional -- Professional qualification
Mercado de trabalho -- Labour market
Desigualdade social -- Social inequality
School failure
School dropout
Low-skilled
Educational and professional aspirations
Social inequalities
description A crise do mercado de emprego juvenil reforçou a importância da escolaridade ao dificultar os percursos juvenis exteriores à escola, de entrada prematura e desqualificada no mercado de trabalho. Cada vez mais jovens percorrem o caminho escolar e académico, adiando a entrada no mercado de trabalho, mas muitos outros ingressam rapidamente na vida profissional, como é o caso deste grupo de jovens que, após ter concluído o 6.º e 9.º ano de escolaridade, decidiu pôr fim à sua relação com o sistema educativo, iniciando uma nova fase das suas vidas que alia a vontade de trabalhar, de ganhar dinheiro e de conquistar autonomia. A investigação procurou conhecer os percursos e os projetos de vida destes jovens, nomeadamente, a nível escolar e profissional. Os dados foram recolhidos através da recolha de dados em fontes diversificadas, que inclui uma entrevista semiestruturada a quinze jovens, com idades compreendidas entre os 23 e os 27 anos, naturais do concelho de Tarouca, cujo nível de escolaridade completo se encontra maioritariamente inserido no 3.º ciclo do ensino básico. A análise das entrevistas possibilitou saber que, os percursos escolares e o nível de educação alcançado influenciaram os trajetos profissionais dos jovens na medida em que, as experiências de insucesso escolar experienciadas contribuíram para o seu afastamento do sistema de ensino e incentivou-os a procurar o primeiro emprego e querer atingir a sua independência financeira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18T13:41:34Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
2016-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11981
TID:201218771
url http://hdl.handle.net/10071/11981
identifier_str_mv TID:201218771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134767232319488