Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Maria Cristina Lima Paniago
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1711
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.
id RCAP_987e3cc712ab48bb4cfc80f023335b2b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digitalEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMALUNOSPROFESSORESCOMPUTADORESEDUCATIONLEARNINGSTUDENTSTEACHERSCOMPUTERSEste trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.This work has as objective to describe and interpret the inter-relations at the digital context: teachers, students, computers and society. Based on a Technological Formation Course offered to the students from teaching courses at a private university, I analyze the inter-relations of the participants of the course under the social-interactionist perspective which focuses the learner as part of a social group and that, from the interactions with himself, with the other subjects inside the social-historic context in which he is inserted and with the environment, he can develop himself, question, discover, understand and transform the world. The course in which another colleague and I worked as teachers had as proposal to open space for discussions about the use of the new technologies of information and communication in the educational context and with possibilities of a communities formation with common interests which interrelateEdições Universitárias Lusófonas2012-03-01T17:57:10Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1711por1646-401XLopes, Maria Cristina Lima Paniagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:37.065418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital
title Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital
spellingShingle Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital
Lopes, Maria Cristina Lima Paniago
EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ALUNOS
PROFESSORES
COMPUTADORES
EDUCATION
LEARNING
STUDENTS
TEACHERS
COMPUTERS
title_short Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital
title_full Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital
title_fullStr Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital
title_full_unstemmed Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital
title_sort Relações entre professores, alunos, computador e sociedade em ambiente digital
author Lopes, Maria Cristina Lima Paniago
author_facet Lopes, Maria Cristina Lima Paniago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Cristina Lima Paniago
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ALUNOS
PROFESSORES
COMPUTADORES
EDUCATION
LEARNING
STUDENTS
TEACHERS
COMPUTERS
topic EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
ALUNOS
PROFESSORES
COMPUTADORES
EDUCATION
LEARNING
STUDENTS
TEACHERS
COMPUTERS
description Este trabalho tem como objetivo descrever e interpretar as inter-relações no ambiente digital: professores, alunos, computador e sociedade. Com base em um curso de Formação Tecnológica, oferecido aos alunos de licenciaturas em uma universidade particular, analiso as inter-relações dos participantes do curso sob a perspectiva sócio-interacionista, a qual focaliza o aprendiz como parte de um grupo social e que, a partir de interações consigo mesmo, com os demais sujeitos do contexto sócio-histórico no qual está inserido e com o meio, pode desenvolver-se, questionar, descobrir, compreender e transformar o mundo. O curso, no qual eu e outra colega atuamos como professoras, teve como proposta abrir espaço para discussões sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, possibilitando a formação de comunidades com interesses comuns que se inter-relacionam.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2012-03-01T17:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1711
url http://hdl.handle.net/10437/1711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135494407192576