Adopção inter-étnica: motivações, percursos de vida e inserção no meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvajal, Isabel Cristina Váron de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4487
Resumo: O presente trabalho procurou estudar a adopção inter-étnica em Portugal, pouco estudada no nosso contexto. Para atingir o objectivo principal, foram realizados dois estudos: No primeiro, pretendia-se explorar, quais as motivações e experiências de um grupo de pais que adoptaram crianças de uma etnia/cultura diferente da sua. O segundo, pretendia identificar e analisar as representações de um grupo de técnicos de equipas de adopção, sobre a etnia e cultura da criança em situação de adoptabilidade e das famílias adoptivas. Deste modo, foi utilizada a metodologia qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas de profundidade a treze famílias e um grupo de discussão focalizada, com nove técnicos de equipas de adopção. Os resultados do primeiro estudo, salientam que o ciclo vital nas famílias adoptivas é mais complexo. Ainda, estas famílias inter-étnicas por adopção, apresentam dificuldades acrescidas relacionadas com as características étnicas das crianças que tornam visível a adopção, por um lado, e todos os elementos da família são expostos a situações de discriminação e racismo, por outro. Devido a estes factos, as famílias entendem que são necessários serviços específicos, que prestem assistência à família e ao adoptado. Os resultados do segundo estudo revelam, que os técnicos, apesar de darem especial relevância à avaliação e à complexidade das motivações para adopção no processo de selecção dos candidatos, não preparam as famílias para fazer face às tarefas desta adopção específica. Por fim, são discutidas as implicações, à luz da literatura internacional e são propostas futuras direcções, para estudos na área da adopção inter-étnica em Portugal.
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