Caracterização do mobile banking em Portugal : análise da intenção de ação em serviços de mobile banking
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10444 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
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Caracterização do mobile banking em Portugal : análise da intenção de ação em serviços de mobile bankingAdopção de Sistemas de InformaçãoMobile bankingAdopçãoDifusão e InovaçãoUso de SIInformation Systems AdoptionAdoptionInnovation DiffusionIS UseMestrado em Ciências EmpresariaisOs avanços tecnológicos a nível dos dispositivos móveis estão a transformar o mundo. Os utilizadores dos serviços bancários já podem realizar operações bancários em qualquer lugar e em qualquer momento, através do mobile banking. O objectivo desta pesquisa é analisar a Intenção e a Ação, nos serviços de mobile banking. Esta pesquisa utilizou o PLS para testar as causalidades no modelo proposto. Esta pesquisa estende modelos já existentes e avalia o Uso Real do mobile banking, mas também a Intenção de Comportamento traduzida na Intenção de Uso. Este estudo concluiu que os principais determinantes da Intenção de Comportamento do mobile banking são a Influência Social e a Vantagem Relativa. Além disso, as variáveis Risco Percebido, Falta de Informação e as Barreiras de Uso têm um efeito negativo sobre a Intenção de Comportamento. A Intenção de Comportamento e o Uso do Internet banking são considerados antecedentes significativos do Uso Real do mobile banking. Este estudo apresenta contribuições tanto para acadêmicos como para profissionais.Technological advances at the level of mobile devices are transforming the world. Banking users are able to conduct banking services at anyplace and at any time by mobile banking. The purpose of this research is to analyze Intention and Action in mobile banking services. This research used PLS to test the causalities in the proposed model. Our proposal extends the existing models with an assessment of the Actual Usage of mobile banking and how Behavioral Intention translates into Action. This study found that the main determinants of Behavioral Intention for mobile banking are the Social Influence, and Relative Advantage. Also, the variables Perceived Risk, Lack of Information and Usage Barriers have a negative effect on the mobile banking Behavioral Intention. Behavior Intention and Internet banking Use are found to be significant antecedents of mobile banking Use. This study presents contributions o both academic and practitioner communities.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaPerdigoto, Marta Sofia Zacarias2015-12-14T14:17:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10444porPerdigoto, Marta Sofia Zacarias (2012). "Caracterização do mobile banking em Portugal : análise da intenção de ação em serviços de mobile banking". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:54.575086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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