“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11524 |
Resumo: | A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de eLearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de eLearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. O nosso projeto teve como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretendeu-se contribuir para a problemática identificada, e, por tal, responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, e procedemos ao desenho, planeamento, execução e avaliação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Com base nos resultados positivos obtidos, é possível concluir que o nosso projeto contribuiu para a atualização docente, nomeadamente numa ótica de formação integradora, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos. |
id |
RCAP_989674f50ebc31732cc55aa2be570f14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11524 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundárioFormação de professoresIntervenção educativaEnsino básicoEnsino secundárioCOVID-19BlearningAçoresTeacher trainingEducational and Pedagogical Intervention ProjectBasic and secondary educationAutonomous Region of the Azores (Portugal)Blended learningODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de eLearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de eLearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. O nosso projeto teve como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretendeu-se contribuir para a problemática identificada, e, por tal, responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, e procedemos ao desenho, planeamento, execução e avaliação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Com base nos resultados positivos obtidos, é possível concluir que o nosso projeto contribuiu para a atualização docente, nomeadamente numa ótica de formação integradora, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.The adoption of educational practices that foster digital skills for the 21st century student, as a member of the networked society, endowed with analytical and communication attributes, is a requirement as current as urgent. In this context, we understand that teachers must have a set of skills, including digital competences, allowing them to be a guiding and dynamic element in the teaching/learning process, providing their students with enriching, pragmatic and necessary experiences for their education as technologically fluent citizens. With the transition to emergency remote teaching, during the quarantine, we witnessed that part of the community was involved in an eLearning experience without the proper prior preparation. Despite being difficult, and exposing several weaknesses, a great dynamism was noted in overcoming the difficulties associated with such a digital transition. Among the difficulties felt, in a diagnostic phase of the project, the following were prominent: the lack of knowledge of eLearning tools, the lack of access to a stable network, and the inexistence of online work habits. Our project aimed to meet the training needs that many teachers then revealed, and to maintain the qualification of the teaching staff, initiated in the Azores archipelago, during the pandemic caused by COVID-19, in line with the intentions of the Regional Education Department. Adopting the Project Methodology, we addressed the question "What collaborative training and pedagogical practices can be implemented using eLearning?", and we proceeded with the design, planning, execution and evaluation of a training action for Basic Education and Secondary school teachers on the island of São Miguel, with the specific purpose of integrating the platform Teams in their teaching practices. Based on the positive results obtained, it is possible to conclude that our project contributed to the upskilling of teachers, namely from a perspective of an integrative, collaborative and continuous training, in technical, technological and pedagogical aspects.A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, FilomenaRepositório AbertoCosta, Luís Filipe de Amaral2021-12-21T13:01:28Z2021-12-072021-12-212021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11524TID:202941213porCosta, Luís Filipe de Amaral - “Microsoft Teams aplicado à docência” [Em linha]: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário. [S.l.]: [s.n.], 2021. 182 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:39:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:55.070131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário |
title |
“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário |
spellingShingle |
“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário Costa, Luís Filipe de Amaral Formação de professores Intervenção educativa Ensino básico Ensino secundário COVID-19 Blearning Açores Teacher training Educational and Pedagogical Intervention Project Basic and secondary education Autonomous Region of the Azores (Portugal) Blended learning ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
title_short |
“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário |
title_full |
“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário |
title_fullStr |
“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário |
title_full_unstemmed |
“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário |
title_sort |
“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário |
author |
Costa, Luís Filipe de Amaral |
author_facet |
Costa, Luís Filipe de Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Pestana, Filomena Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luís Filipe de Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Intervenção educativa Ensino básico Ensino secundário COVID-19 Blearning Açores Teacher training Educational and Pedagogical Intervention Project Basic and secondary education Autonomous Region of the Azores (Portugal) Blended learning ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
topic |
Formação de professores Intervenção educativa Ensino básico Ensino secundário COVID-19 Blearning Açores Teacher training Educational and Pedagogical Intervention Project Basic and secondary education Autonomous Region of the Azores (Portugal) Blended learning ODS::04:Educação de Qualidade ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas |
description |
A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de eLearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de eLearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. O nosso projeto teve como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretendeu-se contribuir para a problemática identificada, e, por tal, responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, e procedemos ao desenho, planeamento, execução e avaliação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Com base nos resultados positivos obtidos, é possível concluir que o nosso projeto contribuiu para a atualização docente, nomeadamente numa ótica de formação integradora, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21T13:01:28Z 2021-12-07 2021-12-21 2021-12-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11524 TID:202941213 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11524 |
identifier_str_mv |
TID:202941213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, Luís Filipe de Amaral - “Microsoft Teams aplicado à docência” [Em linha]: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário. [S.l.]: [s.n.], 2021. 182 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135098562412544 |