“Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luís Filipe de Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11524
Resumo: A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de eLearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de eLearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. O nosso projeto teve como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretendeu-se contribuir para a problemática identificada, e, por tal, responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, e procedemos ao desenho, planeamento, execução e avaliação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Com base nos resultados positivos obtidos, é possível concluir que o nosso projeto contribuiu para a atualização docente, nomeadamente numa ótica de formação integradora, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.
id RCAP_989674f50ebc31732cc55aa2be570f14
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundárioFormação de professoresIntervenção educativaEnsino básicoEnsino secundárioCOVID-19BlearningAçoresTeacher trainingEducational and Pedagogical Intervention ProjectBasic and secondary educationAutonomous Region of the Azores (Portugal)Blended learningODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de eLearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de eLearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. O nosso projeto teve como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretendeu-se contribuir para a problemática identificada, e, por tal, responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, e procedemos ao desenho, planeamento, execução e avaliação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Com base nos resultados positivos obtidos, é possível concluir que o nosso projeto contribuiu para a atualização docente, nomeadamente numa ótica de formação integradora, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.The adoption of educational practices that foster digital skills for the 21st century student, as a member of the networked society, endowed with analytical and communication attributes, is a requirement as current as urgent. In this context, we understand that teachers must have a set of skills, including digital competences, allowing them to be a guiding and dynamic element in the teaching/learning process, providing their students with enriching, pragmatic and necessary experiences for their education as technologically fluent citizens. With the transition to emergency remote teaching, during the quarantine, we witnessed that part of the community was involved in an eLearning experience without the proper prior preparation. Despite being difficult, and exposing several weaknesses, a great dynamism was noted in overcoming the difficulties associated with such a digital transition. Among the difficulties felt, in a diagnostic phase of the project, the following were prominent: the lack of knowledge of eLearning tools, the lack of access to a stable network, and the inexistence of online work habits. Our project aimed to meet the training needs that many teachers then revealed, and to maintain the qualification of the teaching staff, initiated in the Azores archipelago, during the pandemic caused by COVID-19, in line with the intentions of the Regional Education Department. Adopting the Project Methodology, we addressed the question "What collaborative training and pedagogical practices can be implemented using eLearning?", and we proceeded with the design, planning, execution and evaluation of a training action for Basic Education and Secondary school teachers on the island of São Miguel, with the specific purpose of integrating the platform Teams in their teaching practices. Based on the positive results obtained, it is possible to conclude that our project contributed to the upskilling of teachers, namely from a perspective of an integrative, collaborative and continuous training, in technical, technological and pedagogical aspects.A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, FilomenaRepositório AbertoCosta, Luís Filipe de Amaral2021-12-21T13:01:28Z2021-12-072021-12-212021-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11524TID:202941213porCosta, Luís Filipe de Amaral - “Microsoft Teams aplicado à docência” [Em linha]: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário. [S.l.]: [s.n.], 2021. 182 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:39:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:55.070131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
title “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
spellingShingle “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
Costa, Luís Filipe de Amaral
Formação de professores
Intervenção educativa
Ensino básico
Ensino secundário
COVID-19
Blearning
Açores
Teacher training
Educational and Pedagogical Intervention Project
Basic and secondary education
Autonomous Region of the Azores (Portugal)
Blended learning
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
title_full “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
title_fullStr “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
title_full_unstemmed “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
title_sort “Microsoft Teams aplicado à docência”: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário
author Costa, Luís Filipe de Amaral
author_facet Costa, Luís Filipe de Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luís Filipe de Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Intervenção educativa
Ensino básico
Ensino secundário
COVID-19
Blearning
Açores
Teacher training
Educational and Pedagogical Intervention Project
Basic and secondary education
Autonomous Region of the Azores (Portugal)
Blended learning
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Formação de professores
Intervenção educativa
Ensino básico
Ensino secundário
COVID-19
Blearning
Açores
Teacher training
Educational and Pedagogical Intervention Project
Basic and secondary education
Autonomous Region of the Azores (Portugal)
Blended learning
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A adoção de práticas educativas que fomentam competências digitais perspetivadas para o aluno do século XXI, como membro da sociedade em rede e dotado de caraterísticas de análise e comunicação, é um requisito tão atual como premente. É neste âmbito que entendemos que um professor deverá possuir um conjunto de competências, incluindo digitais, que lhe permita ser um elemento orientador e dinamizador do processo de ensino/aprendizagem, proporcionando aos seus alunos experiências enriquecedoras, pragmáticas e necessárias para a sua formação enquanto cidadão tecnologicamente fluente. Com a passagem ao ensino remoto emergencial, aquando da quarentena, testemunhamos que parte da comunidade foi envolvida numa experiência de eLearning sem a devida preparação prévia. Apesar de difícil, e de expor diversas fragilidades, notou-se um grande dinamismo na superação das dificuldades associadas a tal transição digital. Entre as dificuldades sentidas, assinalam-se, numa fase de diagnóstico do projeto, o desconhecimento de ferramentas de eLearning, a falta de acesso a uma rede estável e a inexistência de hábitos de trabalho online. O nosso projeto teve como objetivos atender às necessidades de formação que muitos professores então revelaram e dar continuidade à qualificação do corpo docente, encetada no arquipélago dos Açores, durante a pandemia provocada pela COVID-19, alinhada com os desígnios da Secretaria Regional de Educação. Adotando a Metodologia de Projeto, pretendeu-se contribuir para a problemática identificada, e, por tal, responder à questão “Que práticas formativas e pedagógicas colaborativas podem ser implementadas com recurso ao eLearning?”, e procedemos ao desenho, planeamento, execução e avaliação de uma ação de formação para professores do Ensino Básico e Secundário na ilha de São Miguel, com a finalidade específica de integrar a plataforma Teams nas suas práticas letivas. Com base nos resultados positivos obtidos, é possível concluir que o nosso projeto contribuiu para a atualização docente, nomeadamente numa ótica de formação integradora, colaborativa e contínua, não apenas em aspetos técnicos e tecnológicos, mas igualmente pedagógicos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T13:01:28Z
2021-12-07
2021-12-21
2021-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11524
TID:202941213
url http://hdl.handle.net/10400.2/11524
identifier_str_mv TID:202941213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Luís Filipe de Amaral - “Microsoft Teams aplicado à docência” [Em linha]: um projeto de formação e inovação pedagógica no ensino básico e secundário. [S.l.]: [s.n.], 2021. 182 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135098562412544