Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiesen, Juares da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Seabra, Filipa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10041
Resumo: O trabalho resulta de investigação desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade do Minho e tem por objetivo analisar os impactos dos movimentos de internacionalização da educação sobre a formulação das políticas curriculares no âmbito do ensino básico e secundário em Portugal. Como recorte da pesquisa mais ampla, caracteriza-se, no texto, o atual quadro de (re)formulação da política curricular portuguesa para estes níveis de ensino, com especial atenção às evidências de alinhamento e adesão às demandas dos movimentos transnacionais que se colocam em defesa da internacionalização da educação. O pressuposto é que Portugal, assim como muitos outros países, sofre os efeitos da regulação transnacional que atua na direção da desnacionalização das políticas educativas. Trata-se de um trabalho empírico-teórico que explora textos oficiais da política curricular portuguesa e outros estudos relacionados ao tema. A investigação revela que a atual política curricular para o ensino básico e secundário português está fortemente subordinada às recomendações internacionais, especialmente as emanadas da Comunidade Europeia e da OCDE.
id RCAP_c3405d1e60f454e1f70f72eca84bfeba
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em PortugalInternationalization of education and curriculums in the contexts of basic and secondary education in PortugalCurrículoInternacionalizaçãoEnsino básico e secundárioCurriculumInternationalizationBasic and secondary educationODS::04:Educação de QualidadeO trabalho resulta de investigação desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade do Minho e tem por objetivo analisar os impactos dos movimentos de internacionalização da educação sobre a formulação das políticas curriculares no âmbito do ensino básico e secundário em Portugal. Como recorte da pesquisa mais ampla, caracteriza-se, no texto, o atual quadro de (re)formulação da política curricular portuguesa para estes níveis de ensino, com especial atenção às evidências de alinhamento e adesão às demandas dos movimentos transnacionais que se colocam em defesa da internacionalização da educação. O pressuposto é que Portugal, assim como muitos outros países, sofre os efeitos da regulação transnacional que atua na direção da desnacionalização das políticas educativas. Trata-se de um trabalho empírico-teórico que explora textos oficiais da política curricular portuguesa e outros estudos relacionados ao tema. A investigação revela que a atual política curricular para o ensino básico e secundário português está fortemente subordinada às recomendações internacionais, especialmente as emanadas da Comunidade Europeia e da OCDE.This study is the result of research conducted at the Institute of Education of the University of Minho. Its objective is to analyze the influence of movements for the internationalization of education on curriculum policies in basic and secondary education in Portugal. Part of a broader study, this paper focuses on the current situation of the (re)formulation of Portuguese curriculum policy for these levels of schooling, with special attention to evidences of alignment and adhesion to the demands of the transnational movements that defend internationalization of education. It is understood that Portugal, like many other countries, suffers from the effects of transnational regulation that drives the denationalization of educational policies. It is an empiric-theoretical study that examines official texts concerning Portuguese curriculum policy and other research related to the issue. The study revealed that the current curriculum policy for basic and secondary education in Portugal is strongly subordinated to international recommendations, especially those from the European Community and the OECD.Repositório AbertoThiesen, Juares da SilvaSeabra, Filipa2020-09-29T08:43:44Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10041porThiesen, J. S., & Seabra, F. (2020). Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do Ensino Básico e Secundário em Portugal. Revista Educação UFSM, 54, 1-26. ISSN: 1984-6444 http://dx.doi.org/10.5902/19846444386511984-6444http://dx.doi.org/10.5902/1984644438651info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:41.679012Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em Portugal
Internationalization of education and curriculums in the contexts of basic and secondary education in Portugal
title Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em Portugal
spellingShingle Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em Portugal
Thiesen, Juares da Silva
Currículo
Internacionalização
Ensino básico e secundário
Curriculum
Internationalization
Basic and secondary education
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em Portugal
title_full Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em Portugal
title_fullStr Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em Portugal
title_full_unstemmed Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em Portugal
title_sort Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do ensino básico e secundário em Portugal
author Thiesen, Juares da Silva
author_facet Thiesen, Juares da Silva
Seabra, Filipa
author_role author
author2 Seabra, Filipa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiesen, Juares da Silva
Seabra, Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Internacionalização
Ensino básico e secundário
Curriculum
Internationalization
Basic and secondary education
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Currículo
Internacionalização
Ensino básico e secundário
Curriculum
Internationalization
Basic and secondary education
ODS::04:Educação de Qualidade
description O trabalho resulta de investigação desenvolvida no Instituto de Educação da Universidade do Minho e tem por objetivo analisar os impactos dos movimentos de internacionalização da educação sobre a formulação das políticas curriculares no âmbito do ensino básico e secundário em Portugal. Como recorte da pesquisa mais ampla, caracteriza-se, no texto, o atual quadro de (re)formulação da política curricular portuguesa para estes níveis de ensino, com especial atenção às evidências de alinhamento e adesão às demandas dos movimentos transnacionais que se colocam em defesa da internacionalização da educação. O pressuposto é que Portugal, assim como muitos outros países, sofre os efeitos da regulação transnacional que atua na direção da desnacionalização das políticas educativas. Trata-se de um trabalho empírico-teórico que explora textos oficiais da política curricular portuguesa e outros estudos relacionados ao tema. A investigação revela que a atual política curricular para o ensino básico e secundário português está fortemente subordinada às recomendações internacionais, especialmente as emanadas da Comunidade Europeia e da OCDE.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29T08:43:44Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10041
url http://hdl.handle.net/10400.2/10041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Thiesen, J. S., & Seabra, F. (2020). Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do Ensino Básico e Secundário em Portugal. Revista Educação UFSM, 54, 1-26. ISSN: 1984-6444 http://dx.doi.org/10.5902/1984644438651
1984-6444
http://dx.doi.org/10.5902/1984644438651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135082585260032