A problematização na aula de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sílvia Andreia Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/19511
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
id RCAP_98b212e334dd9fd9450505baf48174a0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A problematização na aula de filosofia19:372.819372.819:19Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino SecundárioO presente trabalho intitulado A problematização na aula de filosofia é o relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário, realizado na Universidade do Minho no ano lectivo de 2010/2011 de acordo com o Projecto de Intervenção Pedagógica desenvolvido numa turma do 11º ano da área de Ciências e Humanidades, na escola Secundária D. Maria II – Braga. De acordo com o Projecto de Intervenção Pedagógica, os objectivos que me propus atingir foram: estimular a problematização no processo de ensino e aprendizagem; dar ênfase ao sujeito activo; fomentar o desenvolvimento cognitivo e reflexivo do aluno em torno das teorias do conhecimento e desenvolver no aluno um espírito crítico. Este relatório é composto por duas partes, sendo a primeira a descrição do contexto em que desenvolvi o meu Plano Geral de Intervenção e, onde, abordo de forma breve a importância da problematização na aula de filosofia. Numa segunda parte descrevo o desenvolvimento da minha intervenção pedagógica, e a avaliação que os alunos fizeram do meu desempenho, das estratégias e formas de avaliação por mim utilizadas e termino com uma auto-avaliação da minha prática pedagógica. Este relatório é também composto por uma introdução, uma conclusão e um apartado de anexos.This work entitled The questioning in Philosophy Class is the report stage of the Master of Philosophy Teaching in the Secondary School, held at the University of Minho in the academic year 2010/2011 in accordance with the Educational Intervention Project developed in the 11th class in the field of Sciences and Humanities in the Secondary School D. Mary II - Braga. According to Educational Intervention Project, the goals that I have proposed to achieve were: motivate the questioning in the teaching and learning processes; emphasizing the active subject; promote the cognitive and reflective development of the student around the theories of knowledge and develop in the student a critical spirit. This report consists of two parts, the first describing the context in which the General Plan of Intervention was developed, making a brief reference of the importance of questioning in the philosophy class. In the second part it is described the development of my pedagogical intervention, the evaluation of my performance by the students, the strategies and forms of assessment used and finishing with a self-assessment of my teaching practice. This report is also composed of an introduction, a conclusion and a supplement.Manso, ArturUniversidade do MinhoVieira, Sílvia Andreia Fernandes20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/19511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:51.030758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A problematização na aula de filosofia
title A problematização na aula de filosofia
spellingShingle A problematização na aula de filosofia
Vieira, Sílvia Andreia Fernandes
19:372.819
372.819:19
title_short A problematização na aula de filosofia
title_full A problematização na aula de filosofia
title_fullStr A problematização na aula de filosofia
title_full_unstemmed A problematização na aula de filosofia
title_sort A problematização na aula de filosofia
author Vieira, Sílvia Andreia Fernandes
author_facet Vieira, Sílvia Andreia Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, Artur
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sílvia Andreia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv 19:372.819
372.819:19
topic 19:372.819
372.819:19
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/19511
url https://hdl.handle.net/1822/19511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132913917231104