Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Lévia C
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5201
Resumo: O presente relatório pretende interpretar a realidade da oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor Leste, com vista a conhecer o contexto do ensino superior existente em Timor-Leste e compreender a sua estrutura e organização, quer em termos académicos/cientifico quer organizacionais. Trata-se de um trabalho académico a desenvolver na Universidade Nacional de Timor Lorosae, assim considera-se oportuno aplicar conhecimentos e metodologias adquiridas no mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo para melhorar os processos de aprendizagem na área funcional da faculdade e dada a falta de conhecimentos técnico e de recursos humanos e especializados na área de Turismo. O principal objetivo centra-se na análise da oferta educativa na área de Turismo e na interpretação do interesse e da oportunidade de planeamento curricular e de organização e implementação de oferta de cursos nas áreas do Turismo e Lazer e da Hotelaria e Restauração. No seguimento deste enquadramento teórico para abordar a educação em Timor-Leste, principalmente no ensino superior, e fazer-se uma análise aprofundada relativamente aos cursos de Turismo existentes, assim sendo no caso da UNTL, considerando que a oferta de cursos é uma situação que abrange um número reduzido no ensino superior de apenas três Instituições. No estudo adotou-se uma metodologia quantitativa com uma complementaridade qualitativa, que permite uma reflexão ampla e atualizada acerca dos problemas da empregabilidade qualificada e dos seus constrangimentos. Relativamente ao ensino e aprendizagem na área de Turismo em Timor-Leste, considera-se que ainda está débil, sendo necessário desenvolver mais os recursos humanos e os conhecimentos técnicos da área, relacionados com a oferta formativa do Turismo, pelo que é necessário obter mais formação nesta área. A metodologia utilizada recorre a fontes de dados primários e secundários, sendo assim a recolha de dados e a informação permitem conhecer a evolução da oferta formativa na perspetiva educativa e académica. A importância do ensino superior em Timor-Leste torna-se algo crucial para o conhecimento do fenómeno turístico. Este conhecimento deve ser organizado na perspetiva do melhor desempenho da UNTL, para que, a partir desse ponto, sejam estabelecidas as mudanças necessárias para se alcançar a melhoria desejada, em termos de formação de recursos humanos no Turismo e Hotelaria, produção de conhecimentos e prestação de serviços ao povo timorense.
id RCAP_98c9c673c1ef141d7f89727af97db0df
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/5201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-LesteOferta formativaTurismoHotelariaTimor-LesteO presente relatório pretende interpretar a realidade da oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor Leste, com vista a conhecer o contexto do ensino superior existente em Timor-Leste e compreender a sua estrutura e organização, quer em termos académicos/cientifico quer organizacionais. Trata-se de um trabalho académico a desenvolver na Universidade Nacional de Timor Lorosae, assim considera-se oportuno aplicar conhecimentos e metodologias adquiridas no mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo para melhorar os processos de aprendizagem na área funcional da faculdade e dada a falta de conhecimentos técnico e de recursos humanos e especializados na área de Turismo. O principal objetivo centra-se na análise da oferta educativa na área de Turismo e na interpretação do interesse e da oportunidade de planeamento curricular e de organização e implementação de oferta de cursos nas áreas do Turismo e Lazer e da Hotelaria e Restauração. No seguimento deste enquadramento teórico para abordar a educação em Timor-Leste, principalmente no ensino superior, e fazer-se uma análise aprofundada relativamente aos cursos de Turismo existentes, assim sendo no caso da UNTL, considerando que a oferta de cursos é uma situação que abrange um número reduzido no ensino superior de apenas três Instituições. No estudo adotou-se uma metodologia quantitativa com uma complementaridade qualitativa, que permite uma reflexão ampla e atualizada acerca dos problemas da empregabilidade qualificada e dos seus constrangimentos. Relativamente ao ensino e aprendizagem na área de Turismo em Timor-Leste, considera-se que ainda está débil, sendo necessário desenvolver mais os recursos humanos e os conhecimentos técnicos da área, relacionados com a oferta formativa do Turismo, pelo que é necessário obter mais formação nesta área. A metodologia utilizada recorre a fontes de dados primários e secundários, sendo assim a recolha de dados e a informação permitem conhecer a evolução da oferta formativa na perspetiva educativa e académica. A importância do ensino superior em Timor-Leste torna-se algo crucial para o conhecimento do fenómeno turístico. Este conhecimento deve ser organizado na perspetiva do melhor desempenho da UNTL, para que, a partir desse ponto, sejam estabelecidas as mudanças necessárias para se alcançar a melhoria desejada, em termos de formação de recursos humanos no Turismo e Hotelaria, produção de conhecimentos e prestação de serviços ao povo timorense.Instituto Politécnico da Guarda2021-04-19T10:36:35Z2021-04-192021-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5201http://hdl.handle.net/10314/5201TID:202695417porMendes, Lévia Cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:31Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:01.241835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
title Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
spellingShingle Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
Mendes, Lévia C
Oferta formativa
Turismo
Hotelaria
Timor-Leste
title_short Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
title_full Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
title_fullStr Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
title_full_unstemmed Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
title_sort Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
author Mendes, Lévia C
author_facet Mendes, Lévia C
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Lévia C
dc.subject.por.fl_str_mv Oferta formativa
Turismo
Hotelaria
Timor-Leste
topic Oferta formativa
Turismo
Hotelaria
Timor-Leste
description O presente relatório pretende interpretar a realidade da oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor Leste, com vista a conhecer o contexto do ensino superior existente em Timor-Leste e compreender a sua estrutura e organização, quer em termos académicos/cientifico quer organizacionais. Trata-se de um trabalho académico a desenvolver na Universidade Nacional de Timor Lorosae, assim considera-se oportuno aplicar conhecimentos e metodologias adquiridas no mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo para melhorar os processos de aprendizagem na área funcional da faculdade e dada a falta de conhecimentos técnico e de recursos humanos e especializados na área de Turismo. O principal objetivo centra-se na análise da oferta educativa na área de Turismo e na interpretação do interesse e da oportunidade de planeamento curricular e de organização e implementação de oferta de cursos nas áreas do Turismo e Lazer e da Hotelaria e Restauração. No seguimento deste enquadramento teórico para abordar a educação em Timor-Leste, principalmente no ensino superior, e fazer-se uma análise aprofundada relativamente aos cursos de Turismo existentes, assim sendo no caso da UNTL, considerando que a oferta de cursos é uma situação que abrange um número reduzido no ensino superior de apenas três Instituições. No estudo adotou-se uma metodologia quantitativa com uma complementaridade qualitativa, que permite uma reflexão ampla e atualizada acerca dos problemas da empregabilidade qualificada e dos seus constrangimentos. Relativamente ao ensino e aprendizagem na área de Turismo em Timor-Leste, considera-se que ainda está débil, sendo necessário desenvolver mais os recursos humanos e os conhecimentos técnicos da área, relacionados com a oferta formativa do Turismo, pelo que é necessário obter mais formação nesta área. A metodologia utilizada recorre a fontes de dados primários e secundários, sendo assim a recolha de dados e a informação permitem conhecer a evolução da oferta formativa na perspetiva educativa e académica. A importância do ensino superior em Timor-Leste torna-se algo crucial para o conhecimento do fenómeno turístico. Este conhecimento deve ser organizado na perspetiva do melhor desempenho da UNTL, para que, a partir desse ponto, sejam estabelecidas as mudanças necessárias para se alcançar a melhoria desejada, em termos de formação de recursos humanos no Turismo e Hotelaria, produção de conhecimentos e prestação de serviços ao povo timorense.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-19T10:36:35Z
2021-04-19
2021-02-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/5201
http://hdl.handle.net/10314/5201
TID:202695417
url http://hdl.handle.net/10314/5201
identifier_str_mv TID:202695417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136935877279744