Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/5201 |
Resumo: | O presente relatório pretende interpretar a realidade da oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor Leste, com vista a conhecer o contexto do ensino superior existente em Timor-Leste e compreender a sua estrutura e organização, quer em termos académicos/cientifico quer organizacionais. Trata-se de um trabalho académico a desenvolver na Universidade Nacional de Timor Lorosae, assim considera-se oportuno aplicar conhecimentos e metodologias adquiridas no mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo para melhorar os processos de aprendizagem na área funcional da faculdade e dada a falta de conhecimentos técnico e de recursos humanos e especializados na área de Turismo. O principal objetivo centra-se na análise da oferta educativa na área de Turismo e na interpretação do interesse e da oportunidade de planeamento curricular e de organização e implementação de oferta de cursos nas áreas do Turismo e Lazer e da Hotelaria e Restauração. No seguimento deste enquadramento teórico para abordar a educação em Timor-Leste, principalmente no ensino superior, e fazer-se uma análise aprofundada relativamente aos cursos de Turismo existentes, assim sendo no caso da UNTL, considerando que a oferta de cursos é uma situação que abrange um número reduzido no ensino superior de apenas três Instituições. No estudo adotou-se uma metodologia quantitativa com uma complementaridade qualitativa, que permite uma reflexão ampla e atualizada acerca dos problemas da empregabilidade qualificada e dos seus constrangimentos. Relativamente ao ensino e aprendizagem na área de Turismo em Timor-Leste, considera-se que ainda está débil, sendo necessário desenvolver mais os recursos humanos e os conhecimentos técnicos da área, relacionados com a oferta formativa do Turismo, pelo que é necessário obter mais formação nesta área. A metodologia utilizada recorre a fontes de dados primários e secundários, sendo assim a recolha de dados e a informação permitem conhecer a evolução da oferta formativa na perspetiva educativa e académica. A importância do ensino superior em Timor-Leste torna-se algo crucial para o conhecimento do fenómeno turístico. Este conhecimento deve ser organizado na perspetiva do melhor desempenho da UNTL, para que, a partir desse ponto, sejam estabelecidas as mudanças necessárias para se alcançar a melhoria desejada, em termos de formação de recursos humanos no Turismo e Hotelaria, produção de conhecimentos e prestação de serviços ao povo timorense. |
id |
RCAP_98c9c673c1ef141d7f89727af97db0df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/5201 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-LesteOferta formativaTurismoHotelariaTimor-LesteO presente relatório pretende interpretar a realidade da oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor Leste, com vista a conhecer o contexto do ensino superior existente em Timor-Leste e compreender a sua estrutura e organização, quer em termos académicos/cientifico quer organizacionais. Trata-se de um trabalho académico a desenvolver na Universidade Nacional de Timor Lorosae, assim considera-se oportuno aplicar conhecimentos e metodologias adquiridas no mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo para melhorar os processos de aprendizagem na área funcional da faculdade e dada a falta de conhecimentos técnico e de recursos humanos e especializados na área de Turismo. O principal objetivo centra-se na análise da oferta educativa na área de Turismo e na interpretação do interesse e da oportunidade de planeamento curricular e de organização e implementação de oferta de cursos nas áreas do Turismo e Lazer e da Hotelaria e Restauração. No seguimento deste enquadramento teórico para abordar a educação em Timor-Leste, principalmente no ensino superior, e fazer-se uma análise aprofundada relativamente aos cursos de Turismo existentes, assim sendo no caso da UNTL, considerando que a oferta de cursos é uma situação que abrange um número reduzido no ensino superior de apenas três Instituições. No estudo adotou-se uma metodologia quantitativa com uma complementaridade qualitativa, que permite uma reflexão ampla e atualizada acerca dos problemas da empregabilidade qualificada e dos seus constrangimentos. Relativamente ao ensino e aprendizagem na área de Turismo em Timor-Leste, considera-se que ainda está débil, sendo necessário desenvolver mais os recursos humanos e os conhecimentos técnicos da área, relacionados com a oferta formativa do Turismo, pelo que é necessário obter mais formação nesta área. A metodologia utilizada recorre a fontes de dados primários e secundários, sendo assim a recolha de dados e a informação permitem conhecer a evolução da oferta formativa na perspetiva educativa e académica. A importância do ensino superior em Timor-Leste torna-se algo crucial para o conhecimento do fenómeno turístico. Este conhecimento deve ser organizado na perspetiva do melhor desempenho da UNTL, para que, a partir desse ponto, sejam estabelecidas as mudanças necessárias para se alcançar a melhoria desejada, em termos de formação de recursos humanos no Turismo e Hotelaria, produção de conhecimentos e prestação de serviços ao povo timorense.Instituto Politécnico da Guarda2021-04-19T10:36:35Z2021-04-192021-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5201http://hdl.handle.net/10314/5201TID:202695417porMendes, Lévia Cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:31Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:01.241835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste |
title |
Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste |
spellingShingle |
Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste Mendes, Lévia C Oferta formativa Turismo Hotelaria Timor-Leste |
title_short |
Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste |
title_full |
Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste |
title_fullStr |
Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste |
title_full_unstemmed |
Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste |
title_sort |
Oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor-Leste |
author |
Mendes, Lévia C |
author_facet |
Mendes, Lévia C |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Lévia C |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oferta formativa Turismo Hotelaria Timor-Leste |
topic |
Oferta formativa Turismo Hotelaria Timor-Leste |
description |
O presente relatório pretende interpretar a realidade da oferta formativa na área de Turismo e Hotelaria em Timor Leste, com vista a conhecer o contexto do ensino superior existente em Timor-Leste e compreender a sua estrutura e organização, quer em termos académicos/cientifico quer organizacionais. Trata-se de um trabalho académico a desenvolver na Universidade Nacional de Timor Lorosae, assim considera-se oportuno aplicar conhecimentos e metodologias adquiridas no mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo para melhorar os processos de aprendizagem na área funcional da faculdade e dada a falta de conhecimentos técnico e de recursos humanos e especializados na área de Turismo. O principal objetivo centra-se na análise da oferta educativa na área de Turismo e na interpretação do interesse e da oportunidade de planeamento curricular e de organização e implementação de oferta de cursos nas áreas do Turismo e Lazer e da Hotelaria e Restauração. No seguimento deste enquadramento teórico para abordar a educação em Timor-Leste, principalmente no ensino superior, e fazer-se uma análise aprofundada relativamente aos cursos de Turismo existentes, assim sendo no caso da UNTL, considerando que a oferta de cursos é uma situação que abrange um número reduzido no ensino superior de apenas três Instituições. No estudo adotou-se uma metodologia quantitativa com uma complementaridade qualitativa, que permite uma reflexão ampla e atualizada acerca dos problemas da empregabilidade qualificada e dos seus constrangimentos. Relativamente ao ensino e aprendizagem na área de Turismo em Timor-Leste, considera-se que ainda está débil, sendo necessário desenvolver mais os recursos humanos e os conhecimentos técnicos da área, relacionados com a oferta formativa do Turismo, pelo que é necessário obter mais formação nesta área. A metodologia utilizada recorre a fontes de dados primários e secundários, sendo assim a recolha de dados e a informação permitem conhecer a evolução da oferta formativa na perspetiva educativa e académica. A importância do ensino superior em Timor-Leste torna-se algo crucial para o conhecimento do fenómeno turístico. Este conhecimento deve ser organizado na perspetiva do melhor desempenho da UNTL, para que, a partir desse ponto, sejam estabelecidas as mudanças necessárias para se alcançar a melhoria desejada, em termos de formação de recursos humanos no Turismo e Hotelaria, produção de conhecimentos e prestação de serviços ao povo timorense. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-19T10:36:35Z 2021-04-19 2021-02-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/5201 http://hdl.handle.net/10314/5201 TID:202695417 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/5201 |
identifier_str_mv |
TID:202695417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136935877279744 |