O INFORDEPE e as sua contribuições a formação continuada de professores do Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169426
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, João dosDebus, Eliane Santana Dias2016-10-19T12:53:19Z2016-10-19T12:53:19Z2015338851https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169426Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.O presente estudo tem como objetivo geral investigar o papel do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE), traçando um histórico deste órgão e a sua importância para a educação do Timor-Leste, bem como compreender os encaminhamentos dados por este instituto para a formação continuada dos professores deste país. Como objetivos específicos, buscou-se estudar os documentos relativos à criação e desenvolvimento do instituto; identificar como o processo de gestão na formação continuada ocorre em Timor-Leste; entrevistar os gestores do INFORDEPE, buscando compreender a história do desenvolvimento e o papel político do instituto para a formação continuada de professores no país. Para isso, entrevistou-se os dirigentes responsáveis pelo Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua (INFPC), 2002 a 2011, e do INFORDEPE, 2011 a 2014, e também o coordenador da divisão do gabinete da formação profissional e contínua nos anos de 2013 e 2014. Verificou-se neste estudo que, no período pós-independência, várias frentes foram realizadas para contribuir com a formação dos professores e a criação de dois institutos foi importante para isso: o Instituto Nacional de Formação Profissional e Contínua (INFPC) e o INFORDEPE. Pela voz dos dirigentes fica clara a contribuição das cooperações internacionais, em particular Brasil e Portugal. Sobre as dificuldades da formação continuada dois pontos ficam evidenciados: a falta ainda de formação inicial dos professores e a dificuldade do ensino em língua portuguesa.<br>Abstract : The general aim of the present study is to investigate the educational and political role of the National Institute for Training of Teachers and Education Professionals (INFORDEPE) by providing a background on this institution and its importance for Education in East Timor, as well as to comprehend the implementations given by the institute to the continuing education of teachers from that country. The specific aims of this research are: to study the documents related to the creation and development of the institute; to identify how the management process in the continuing education occurs in East Timor; and, to interview the managers of INFORDEPE in an attempt to understand the history of development of the institution as well as its political role to the continuing education of teachers in the country. The leaders responsible for the National Institute for the Development of Continuous Vocational Training (INFPC) from 2002 to 2011, the ones responsible for INFORDEPE from 2011 to 2014, and the Coordinator of the Office of Continuous Vocational Training in the years 2013 and 2014 were interviewed. This study points out that in the post-independence period, several measures were implemented to contribute to the teacher training. The creation of two institutions were important for that implementation: the National Institute for the Development of Continuous Vocational Training (INFPC) and INFORDEPE. The interview with the managers evinces the contribution of international cooperation, particularly by Brazil and Portugal. In terms of the difficulties faced by the continuing education, two points are highlighted: the lack of initial teacher education, and the difficulty of teaching in the Portuguese language.96 p.| il.porEducaçãoTimor LesteProfessoresFormaçãoTimor LesteO INFORDEPE e as sua contribuições a formação continuada de professores do Timor-Lesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL338851.pdfapplication/pdf832569https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169426/1/338851.pdf2dbfd52e933d1bd8336c56a8f4f61674MD51123456789/1694262016-10-19 10:53:19.645oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169426Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:53:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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