Coparentalidade e Funcionamento familiar: Um estudo com pais de crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feliciano, Ana Rita Mouro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13164
Resumo: Uma coparentalidade positiva e um bom funcionamento familiar são fatores importantes, principalmente numa fase de crescimento tão crucial que é a idade préescolar. O presente estudo tem como objetivo estudar a perceção de coparentalidade e funcionamento familiar em pais de crianças em idade pré-escolar. A amostra é composta por 137 mães e pais de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos (M = 3.88; DP = 0.84). Os pais preencheram as versões portuguesas do Coparenting Questionnaire (CQ) e do Systemic Clinical Outcome and Routine Evaluation (SCORE 15). Relativamente à perceção do funcionamento familiar (SCORE 15), os resultados revelam que pais de crianças de 3 anos percecionam mais Recursos quando comparados com pais de crianças de 5 anos e que mães com o ensino superior apresentam pontuações significativamente mais baixas nas Dificuldades comparativamente a mãe com níveis de escolaridade inferiores. Foram também encontradas diferenças estatisticamente significativas em todas as dimensões e total do funcionamento familiar, entre pais de nível socioeconómico baixo/médio-baixo e médio. Verificaram-se correlações significativas entre as dimensões da coparentalidade e do funcionamento familiar, estando uma maior cooperação entre os pais associada a melhor comunicação, recursos e funcionamento familiar em geral e um maior conflito e maior triangulação associados a pior comunicação, menos recursos, mais dificuldades e pior funcionamento familiar geral. São discutidas as implicações dos resultados no contexto da coparentalidade e funcionamento familiar.
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