Ajudantes de Ação Direta:necessidades em contexto institucional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13327 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho |
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Ajudantes de Ação Direta:necessidades em contexto institucionalIdosoAjudantes de Ação DiretaGénero femininoCuidadores formaisNecessidades e competênciasElderlyDirect Action HelpersFemale GenderFormal CaregiversNeeds and SkillsDissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do TrabalhoO aumento da esperança de vida, as grandes e inerentes dependências ao nível da saúde do idoso e as alterações recentes na estrutura familiar, leva a que as famílias procurem respostas de apoio para acolher e cuidar dos seus idosos, o que leva à necessidade, cada vez maior, de profissionais com uma formação pessoal e profissional que garanta maior rigor e competência no trabalho executado. O presente trabalho centra-se no papel das ajudantes de ação direta em contexto de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. A tarefa das ajudantes de ação direta, que se denomina de cuidadores formais, exige um esforço físico e mental e, como tal, acarreta dificuldades. A falta de capacitação, de conhecimentos e de experiência profissional, podem muitas vezes levar à insegurança, desorganização, atitudes inadequadas face aos idosos, e provocar algum desgaste ao cuidador. Torna-se muito importante que as ajudantes de ação direta, para além de competências humanas, detenham competências técnicas. Neste estudo optou-se por uma investigação qualitativa através da realização de entrevistas semi-dirigidas a quinze Ajudantes de Ação Direta que prestam serviço na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia da Amadora. Os dados recolhidos, revelam que se trata de um grupo com baixos níveis de escolaridade e fracas qualificações profissionais. Contudo, valorizam os conhecimentos e competências adquiridas no local de trabalho, e consideram traduzir-se numa mais-valia no seu dia-a-dia, apostando em ter mais formação não só ao nível de competências técnicas, mas também adquirir conhecimento teórico sobre os vários tipos de demência, para saber melhor lidar com o idoso. O desconhecimento acerca das várias demências provoca sentimentos negativos ao nível do stresse e frustração. No que se refere aos aspetos positivos os entrevistados manifestaram gosto que têm por desempenharem as funções inerente ao ato de cuidar dos idosos. Manifestando que esta profissão confere uma realização ao nível pessoal e até mesmo identitária.The increase in life expectancy, inherent to the current level of health in the old age, along with the new changes in family structures, leads the families to seek support answers in order to welcome and care for their elderly. This is a reality that leads to the need bet on professionals with a specific personal and professional training, associated with a greater rigor and competence in the work performed. This paper focuses on the role of direct action helpers in the context of Residential Structures for Elderly. The task of direct action helpers, the so called formal caregivers, requires a physical and mental effort and, as such, entails difficulties. The lack of training, knowledge and experience, can often lead to insecurity, disorganization, inadequate attitudes to the elderly and cause wear and tear to the caregiver. It is very important that the direct action helpers maximize their technical skills, as well as their human skills. It was chosen a qualitative research by conducting semi-structured interviews with 15 Direct Action Helpers who serve in Santa Casa da Misericórdia da Amadora ERPI (Residential Structure for Older People). The data collected show that it is a group with low levels of education and low professional qualifications. However, value the knowledge and skills acquired in the workplace and consider translate into added value in their day-to-day, betting on having more training not only in terms of technical skills, but also acquire theoretical knowledge about the various types of dementia, to know better deal with the elderly. The lack of knowledge about the various dementias causes negative feelings to the level of stress and frustration. With regard to the positive aspects of the respondents expressed like that have to carry out the duties inherent in the act of caring for the elderly. Stating that this profession gives it an achievement on a personal level and even identity.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasPinto, Paula CamposRepositório da Universidade de LisboaInfante, Maria Ana Felix Machado2017-03-16T16:00:08Z2017-02-102017-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13327TID:201694123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:19.337237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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