Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/55053 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
id |
RCAP_1919f602813bc156b00d418477929a89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativaAdult educacion: intevention with educacional action herpersEducação de adultosFormação de adultosAjudantes da ação educativaAdult educationAdult trainingEducational action helpersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O projeto “Educação de Adultos: Intervenção com Ajudantes de Ação Educativa” visou ser uma aposta na educação de adultos, com o objetivo de proporcionar sessões de formação para profissionais com a categoria de Ajudantes de Ação Educativa (AAE). O estágio realizou-se num Centro Social e Paroquial, designado como uma IPSS com duas valências, Creche e Pré-escolar, participaram neste projeto 10 funcionárias com a categoria profissional de Ajudantes de Ação Educativa. Este trabalho resulta de uma preocupação pelas competências que esta profissão exige, assim sendo, o projeto procurou promover as competências das AAE que esta Instituição emprega com o intuito de melhorar a qualidade educativa nesta Instituição. As sessões de formação focaram-se nas tarefas diárias que estas profissionais realizam com as crianças, sensibilizando para a importância e o impacto que esta profissão tem no desenvolvimento das mesmas. Assim sendo, o projeto foi orientado por uma investigação qualitativa, tendo por base a investigação-ação, foi desenvolvido através de sessões de formação dinamizadas em círculo de estudos, onde as intervenientes foram participantes ativas, no sentido de alcançar uma melhoria das competências exigidas nesta profissão. De salientar que as sessões geraram grandes momentos de reflexão crítica, originando troca de conhecimento. As sessões tiveram um impacto positivo, auxiliando estas profissionais no seu desempenho com as crianças. De uma maneira geral, esta intervenção produziu ganhos em toda a Instituição.The project "Adult Education: Intervention with Educational Action Helpers" aimed to focus on adult education, with the purpose of providing training sessions for professionals in the Educational Action Helpers category (AAE). The internship took place in a Parish Social Center, designated as an IPSS with two valances, daycare and preschool, and in this project attended 10 employees in the Educational Action Helpers professional category. This work is the result of a concern for the skills that this profession requires, and therefore, the project sought to promote the skills of the AAE that work in the Center, in order to improve the educational quality in the institution. The training sessions focused on the everyday tasks that these professionals conduct with children, raising awareness of the importance and the impact that this profession has in the children’s development. Therefore, the project was guided by a qualitative research, based on the research-action method, was developed through training sessions, held in study groups where the participants were active participants, in order to achieve an improvement of the skills required in this profession. It should be noted that the sessions have generated great moments of critical reflection, resulting in knowledge exchange. The sessions had a positive impact, helping these professionals in their performance with the children. In general, this intervention produced overall gains throughout the institution.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoSousa, Sónia Cristina Pereira Pires de20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/55053por201917530info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:19.396525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa Adult educacion: intevention with educacional action herpers |
title |
Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa |
spellingShingle |
Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de Educação de adultos Formação de adultos Ajudantes da ação educativa Adult education Adult training Educational action helpers Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa |
title_full |
Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa |
title_fullStr |
Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa |
title_full_unstemmed |
Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa |
title_sort |
Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa |
author |
Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de |
author_facet |
Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição Pinto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Formação de adultos Ajudantes da ação educativa Adult education Adult training Educational action helpers Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação de adultos Formação de adultos Ajudantes da ação educativa Adult education Adult training Educational action helpers Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/55053 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/55053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201917530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132907119312896 |