A relação da perceção de autoeficácia na intenção de saída da profissão docente: O papel da satisfação profissional e do stress no trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19326 |
Resumo: | Este estudo procura compreender o que leva os docentes portugueses a sair da sua profissão, tendo em conta a perceção de autoeficácia , mediante a satisfação profissional. Especificamente, se o stress no trabalho pode moderar esta relação, sendo associado à diminuição da satisfação profissional e à maior intenção de saída da profissão docente. Foi realizado um questionário através da plataforma Qualtrics a 192 docentes portugueses, da zona metropolitana de Lisboa, com idades compreendidas entre os 21 e 68 anos (M = 50.04; DP = 8.57), sendo 81.8% do sexo feminino, dos quais 28.6% lecionava o Ensino Básico – 3º Ciclo, encontrando-se os restantes distribuídos pelo Ensino Secundário (23.4%), Ensino Básico – 2º Ciclo (16.1%), Ensino Básico – 1º Ciclo (13.5%), Ensino Superior (11.5%) e Ensino Pré-escolar (6.8%). Os resultados indicam que quando os professores se percecionam como autoeficazes tendem a sentir-se mais satisfeitos profissionalmente e, por isso, não evidenciam intenção de saída da profissão docente, mostrando um efeito mediador da satisfação profissional que permite explicar a relação entre a perceção de autoeficácia e a intenção de saída da profissão. Porém, não se verifica nenhum efeito significativo da variável moderadora stress no trabalho na relação entre a perceção de autoeficácia docente e a satisfação profissional, uma vez que os resultados revelam baixos níveis de stress no trabalho associados a altos níveis de perceção de autoeficácia, influenciando, assim, a não intenção de saída da profissão docente. |
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A relação da perceção de autoeficácia na intenção de saída da profissão docente: O papel da satisfação profissional e do stress no trabalhoPerceção de autoeficáciaStress no trabalhoSatisfação no trabalhoIntenção de saída da profissãoProfessorSelf-efficacy perceptionJob stressJob satisfactionIntention to leave professionPortuguese teachersPsicologia do trabalhoAuto-eficácia -- Self-efficacyStressAbandono da profissão -- Profession abandonmentLisboa -- PortugalEste estudo procura compreender o que leva os docentes portugueses a sair da sua profissão, tendo em conta a perceção de autoeficácia , mediante a satisfação profissional. Especificamente, se o stress no trabalho pode moderar esta relação, sendo associado à diminuição da satisfação profissional e à maior intenção de saída da profissão docente. Foi realizado um questionário através da plataforma Qualtrics a 192 docentes portugueses, da zona metropolitana de Lisboa, com idades compreendidas entre os 21 e 68 anos (M = 50.04; DP = 8.57), sendo 81.8% do sexo feminino, dos quais 28.6% lecionava o Ensino Básico – 3º Ciclo, encontrando-se os restantes distribuídos pelo Ensino Secundário (23.4%), Ensino Básico – 2º Ciclo (16.1%), Ensino Básico – 1º Ciclo (13.5%), Ensino Superior (11.5%) e Ensino Pré-escolar (6.8%). Os resultados indicam que quando os professores se percecionam como autoeficazes tendem a sentir-se mais satisfeitos profissionalmente e, por isso, não evidenciam intenção de saída da profissão docente, mostrando um efeito mediador da satisfação profissional que permite explicar a relação entre a perceção de autoeficácia e a intenção de saída da profissão. Porém, não se verifica nenhum efeito significativo da variável moderadora stress no trabalho na relação entre a perceção de autoeficácia docente e a satisfação profissional, uma vez que os resultados revelam baixos níveis de stress no trabalho associados a altos níveis de perceção de autoeficácia, influenciando, assim, a não intenção de saída da profissão docente.This study aims to understand what leads Portuguese teachers to leave their profession, considering a perception of self-efficacy upon a professional satisfaction. Specifically, if job stress has a moderator effect in this relationship, being associated with decreased professional satisfaction and greater intention to leave the teaching profession. A questionnaire was conducted through the Qualtrics platform in 192 Portuguese teachers, living in Lisbon, aged between 21 and 68 years (M = 50.04; SD = 8.57), of which 81.8% are female. 28.6% taught Basic Education – 3rd Cycle, and the remaining were distributed by Secondary Education (23.4%), Basic Education – 2nd Cycle (16.1%), Basic Education – 1st Cycle (13.5%), Higher Education (11.5%) and Preschool Education (6.8%). The results show that when teachers have self-efficacy perception, they feel more job satisfaction and, therefore, do not show the intention of leaving the teaching profession, showing a mediating effect of job satisfaction that allows us to display a relationship between self-efficacy perception and the intention to leave the profession. However, the results show a non-significant effect of the moderator variable, job stress, on the relationship between teacher self-efficacy perception and job satisfaction, given that the results reveal low levels of job stress are associated with high levels of self-efficacy perception. That influences the non-intention of leaving the teaching profession.2020-01-14T12:29:43Z2019-11-28T00:00:00Z2019-11-282019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19326TID:202332810porFreitas, Ana Catarina Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:13.837119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo procura compreender o que leva os docentes portugueses a sair da sua profissão, tendo em conta a perceção de autoeficácia , mediante a satisfação profissional. Especificamente, se o stress no trabalho pode moderar esta relação, sendo associado à diminuição da satisfação profissional e à maior intenção de saída da profissão docente. Foi realizado um questionário através da plataforma Qualtrics a 192 docentes portugueses, da zona metropolitana de Lisboa, com idades compreendidas entre os 21 e 68 anos (M = 50.04; DP = 8.57), sendo 81.8% do sexo feminino, dos quais 28.6% lecionava o Ensino Básico – 3º Ciclo, encontrando-se os restantes distribuídos pelo Ensino Secundário (23.4%), Ensino Básico – 2º Ciclo (16.1%), Ensino Básico – 1º Ciclo (13.5%), Ensino Superior (11.5%) e Ensino Pré-escolar (6.8%). Os resultados indicam que quando os professores se percecionam como autoeficazes tendem a sentir-se mais satisfeitos profissionalmente e, por isso, não evidenciam intenção de saída da profissão docente, mostrando um efeito mediador da satisfação profissional que permite explicar a relação entre a perceção de autoeficácia e a intenção de saída da profissão. Porém, não se verifica nenhum efeito significativo da variável moderadora stress no trabalho na relação entre a perceção de autoeficácia docente e a satisfação profissional, uma vez que os resultados revelam baixos níveis de stress no trabalho associados a altos níveis de perceção de autoeficácia, influenciando, assim, a não intenção de saída da profissão docente. |
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