Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300008 |
Resumo: | Este artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio. |
id |
RCAP_98d9b212cc50d17dfa49d1f877c4a713 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1645-44642007000300008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e socialCriação de EmpresasCapital HumanoCapital SocialEmpreendedorismoEste artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio.INDEG-IUL - ISCTE Executive Education2007-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporttext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300008Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.6 n.3 2007reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300008Dominguinhos,PedroPereira,RaquelSilveira,Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:17:06Zoai:scielo:S1645-44642007000300008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:25:49.478110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social |
title |
Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social |
spellingShingle |
Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social Dominguinhos,Pedro Criação de Empresas Capital Humano Capital Social Empreendedorismo |
title_short |
Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social |
title_full |
Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social |
title_fullStr |
Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social |
title_full_unstemmed |
Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social |
title_sort |
Processo de criação de empresas: Um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social |
author |
Dominguinhos,Pedro |
author_facet |
Dominguinhos,Pedro Pereira,Raquel Silveira,Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Raquel Silveira,Rogério |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dominguinhos,Pedro Pereira,Raquel Silveira,Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação de Empresas Capital Humano Capital Social Empreendedorismo |
topic |
Criação de Empresas Capital Humano Capital Social Empreendedorismo |
description |
Este artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642007000300008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INDEG-IUL - ISCTE Executive Education |
publisher.none.fl_str_mv |
INDEG-IUL - ISCTE Executive Education |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa v.6 n.3 2007 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137333402927104 |