Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dominguinhos, Pedro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pereira, Raquel, Silveira, Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4074
Resumo: Este artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio.
id RCAP_cbfbbc66da00b7d0bee1435289c37fb5
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e socialCriação de empresasCapital humanoCapital socialEmpreendedorismoNew firms creationHuman capitalSocial capitalEntrepreneurshipCreación de empresasEste artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio.This paper discusses the influence of human and social capital of entrepreneurs on new ventures creation. This work is based on 33 case studies of firms created in incubators, a method indicated for a longitudinal analysis about the processes of opportunity framing and firm creation. The evidence collected in case studies support the hypothesis that entrepreneurship can be understood as a collective phenomenon. Additionally, academic qualifications as well as work experience are fundamental resources in entrepreneurial teams, reinforcing the relevance of human capital. Social capital is also essential and is used by entrepreneurs for different purposes, such as access to finance, to partners and workers, as well as to clients and credibility.Este articulo discute la influencia del capital humano y del capital social de los emprendedores en el proceso de creación de empresas. El trabajo tiene como base los estudios de 33 casos de empresas creadas en el seno de estructuras de incubación, en una metodología esencial para una análisis longitudinal de los procesos de creación de la oportunidad y de la empresa. La evidencia de los estudios del caso, soporta la hipótesis que el emprendedorismo puede ser pensado como un fenómeno colectivo, al mismo tiempo que fortalece la importancia del capital humano, a través de las calificaciones académicas y de la experiencia profesional de las equipas emprendedoras. En su todo, los casos analizados sugieren que las redes sociales tiene un papel relevante en el proceso emprendedor, ya sea en la búsqueda de financiación, socios de negocio, clientes, proveedores, colaboradores o como fuente de credibilidad para el negocio.Repositório ComumDominguinhos, PedroPereira, RaquelSilveira, Rogério2013-05-09T14:58:24Z2007-092007-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4074por1645-4464info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:30.271488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
title Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
spellingShingle Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
Dominguinhos, Pedro
Criação de empresas
Capital humano
Capital social
Empreendedorismo
New firms creation
Human capital
Social capital
Entrepreneurship
Creación de empresas
title_short Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
title_full Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
title_fullStr Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
title_full_unstemmed Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
title_sort Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e social
author Dominguinhos, Pedro
author_facet Dominguinhos, Pedro
Pereira, Raquel
Silveira, Rogério
author_role author
author2 Pereira, Raquel
Silveira, Rogério
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dominguinhos, Pedro
Pereira, Raquel
Silveira, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de empresas
Capital humano
Capital social
Empreendedorismo
New firms creation
Human capital
Social capital
Entrepreneurship
Creación de empresas
topic Criação de empresas
Capital humano
Capital social
Empreendedorismo
New firms creation
Human capital
Social capital
Entrepreneurship
Creación de empresas
description Este artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09
2007-09-01T00:00:00Z
2013-05-09T14:58:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4074
url http://hdl.handle.net/10400.26/4074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-4464
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135305295462400