WonderBird: plano de negócio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5431 |
Resumo: | Na sequência do Mestrado de Gestão realizado no ano letivo 2011/2012 e de forma a obter o grau de mestre em gestão, foi realizado este projeto em formato Plano de Negócio, tendo em vista a criação de uma empresa dinâmica e inovadora. A primeira parte do projeto focou a escolha do tema. Este, por seu lado, não poderia dissociar-se da atual conjuntura económica e de questões como competitividade, exploração de recursos disponíveis, inovação e da premente necessidade de exportação do objeto do negócio. Pareceu-me que a área turística encaixava em todos estes aspetos. Escolhido o tema, seguiu-se a fase de conceção do negócio. Surgiram-me três ideias. Duas delas relacionadas com a indústria de restauração e bebidas passariam pela criação de um “Luxury Sports Bar” ou de um “Stock’s Bar”. Na primeira, o fator novidade ou de diferenciação do negócio seria o luxo associado aos produtos; na segunda, seria o de motivar o consumo conferindo uma volatilidade nos preços sobre os produtos, tal como acontece na negociação de ações e outros ativos. A terceira ideia, focaria a criação de um novo tipo de promotor turístico. A opção recaiu sobre o terceiro tema. Constatou-se, após revisão bibliográfica, que os turistas procuram fazer uma viagem de lazer com a intenção de descobrir e viver uma experiência diferente da que habitualmente estão acostumados a viver no seu dia-a-dia. Nesse sentido, o objetivo para este projeto será a criação de uma nova gama de serviços turísticos capazes de atribuir ao turista uma liberdade, criatividade e emoção diferente da que está habituado a viver (combinação de “all inclusive” com reserva personalizada). A oferta do promotor turístico incidirá sobre as regiões de Lisboa e Alentejo. A primeira porque possui uma oferta própria do turismo de “city break”, cultural e golfe. O Alentejo pelas condições propícias ao turismo de sol e praia, gastronomia e vinhos e outras atividades de lazer. |
id |
RCAP_98db7ce9a80bde86f088578757475be6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5431 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
WonderBird: plano de negócioTurismoExperiênciasLiberdadeCriatividadeEmoçõesTourismExperiencesFreedomCriativityEmotionNa sequência do Mestrado de Gestão realizado no ano letivo 2011/2012 e de forma a obter o grau de mestre em gestão, foi realizado este projeto em formato Plano de Negócio, tendo em vista a criação de uma empresa dinâmica e inovadora. A primeira parte do projeto focou a escolha do tema. Este, por seu lado, não poderia dissociar-se da atual conjuntura económica e de questões como competitividade, exploração de recursos disponíveis, inovação e da premente necessidade de exportação do objeto do negócio. Pareceu-me que a área turística encaixava em todos estes aspetos. Escolhido o tema, seguiu-se a fase de conceção do negócio. Surgiram-me três ideias. Duas delas relacionadas com a indústria de restauração e bebidas passariam pela criação de um “Luxury Sports Bar” ou de um “Stock’s Bar”. Na primeira, o fator novidade ou de diferenciação do negócio seria o luxo associado aos produtos; na segunda, seria o de motivar o consumo conferindo uma volatilidade nos preços sobre os produtos, tal como acontece na negociação de ações e outros ativos. A terceira ideia, focaria a criação de um novo tipo de promotor turístico. A opção recaiu sobre o terceiro tema. Constatou-se, após revisão bibliográfica, que os turistas procuram fazer uma viagem de lazer com a intenção de descobrir e viver uma experiência diferente da que habitualmente estão acostumados a viver no seu dia-a-dia. Nesse sentido, o objetivo para este projeto será a criação de uma nova gama de serviços turísticos capazes de atribuir ao turista uma liberdade, criatividade e emoção diferente da que está habituado a viver (combinação de “all inclusive” com reserva personalizada). A oferta do promotor turístico incidirá sobre as regiões de Lisboa e Alentejo. A primeira porque possui uma oferta própria do turismo de “city break”, cultural e golfe. O Alentejo pelas condições propícias ao turismo de sol e praia, gastronomia e vinhos e outras atividades de lazer.After finishing the Masters in Management, in ISCTE-IUL in 20011/2012, and in order to obtain the masters’ degree it was developed a business plan with the objective of creating a different and innovative business. The first part of the project went through the choice of topic. At this stage, I had three different business ideas. Two of them were related to food and beverage industry, and it would be the creation of a "Luxury Sports Bar" and a "Stock's Bar". In the first one, the different twist that I wanted to put in this business would be the association with luxury products and the second business idea would be to establish a price volatility on the products, just like trading stocks and other assets. The latest and third business idea would be to create a Tour Operator. The third option was the chosen one. After literature review, the reason why tourists seek to have a leisure trip it’s because they need to discover and live a different experience from what they are commonly used to live in theirs day to day. According to that, the aim of this project will be the developing of a new range of tourist services capable of assigning freedom, creativity and excitement to the tourist (combination of all inclusive with custom services). The range of products and services developed by the Tour Operator will be from Lisbon and Alentejo regions. One of the reasons behind this choice is because Lisbon can offer Cultural tourism, Golf tourism and is City Break tourism. On the other hand, Alentejo is capable of offering Sun and Beach Tourism, Wine and gastronomy tourism and other leisure activities.2013-08-09T11:17:48Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5431porParrinha, João Paulo Martins de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:36:24Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:32.591540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
WonderBird: plano de negócio |
title |
WonderBird: plano de negócio |
spellingShingle |
WonderBird: plano de negócio Parrinha, João Paulo Martins de Oliveira Turismo Experiências Liberdade Criatividade Emoções Tourism Experiences Freedom Criativity Emotion |
title_short |
WonderBird: plano de negócio |
title_full |
WonderBird: plano de negócio |
title_fullStr |
WonderBird: plano de negócio |
title_full_unstemmed |
WonderBird: plano de negócio |
title_sort |
WonderBird: plano de negócio |
author |
Parrinha, João Paulo Martins de Oliveira |
author_facet |
Parrinha, João Paulo Martins de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parrinha, João Paulo Martins de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Experiências Liberdade Criatividade Emoções Tourism Experiences Freedom Criativity Emotion |
topic |
Turismo Experiências Liberdade Criatividade Emoções Tourism Experiences Freedom Criativity Emotion |
description |
Na sequência do Mestrado de Gestão realizado no ano letivo 2011/2012 e de forma a obter o grau de mestre em gestão, foi realizado este projeto em formato Plano de Negócio, tendo em vista a criação de uma empresa dinâmica e inovadora. A primeira parte do projeto focou a escolha do tema. Este, por seu lado, não poderia dissociar-se da atual conjuntura económica e de questões como competitividade, exploração de recursos disponíveis, inovação e da premente necessidade de exportação do objeto do negócio. Pareceu-me que a área turística encaixava em todos estes aspetos. Escolhido o tema, seguiu-se a fase de conceção do negócio. Surgiram-me três ideias. Duas delas relacionadas com a indústria de restauração e bebidas passariam pela criação de um “Luxury Sports Bar” ou de um “Stock’s Bar”. Na primeira, o fator novidade ou de diferenciação do negócio seria o luxo associado aos produtos; na segunda, seria o de motivar o consumo conferindo uma volatilidade nos preços sobre os produtos, tal como acontece na negociação de ações e outros ativos. A terceira ideia, focaria a criação de um novo tipo de promotor turístico. A opção recaiu sobre o terceiro tema. Constatou-se, após revisão bibliográfica, que os turistas procuram fazer uma viagem de lazer com a intenção de descobrir e viver uma experiência diferente da que habitualmente estão acostumados a viver no seu dia-a-dia. Nesse sentido, o objetivo para este projeto será a criação de uma nova gama de serviços turísticos capazes de atribuir ao turista uma liberdade, criatividade e emoção diferente da que está habituado a viver (combinação de “all inclusive” com reserva personalizada). A oferta do promotor turístico incidirá sobre as regiões de Lisboa e Alentejo. A primeira porque possui uma oferta própria do turismo de “city break”, cultural e golfe. O Alentejo pelas condições propícias ao turismo de sol e praia, gastronomia e vinhos e outras atividades de lazer. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2012-04 2013-08-09T11:17:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/5431 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/5431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134724440981504 |