WonderBird: plano de negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parrinha, João Paulo Martins de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5431
Resumo: Na sequência do Mestrado de Gestão realizado no ano letivo 2011/2012 e de forma a obter o grau de mestre em gestão, foi realizado este projeto em formato Plano de Negócio, tendo em vista a criação de uma empresa dinâmica e inovadora. A primeira parte do projeto focou a escolha do tema. Este, por seu lado, não poderia dissociar-se da atual conjuntura económica e de questões como competitividade, exploração de recursos disponíveis, inovação e da premente necessidade de exportação do objeto do negócio. Pareceu-me que a área turística encaixava em todos estes aspetos. Escolhido o tema, seguiu-se a fase de conceção do negócio. Surgiram-me três ideias. Duas delas relacionadas com a indústria de restauração e bebidas passariam pela criação de um “Luxury Sports Bar” ou de um “Stock’s Bar”. Na primeira, o fator novidade ou de diferenciação do negócio seria o luxo associado aos produtos; na segunda, seria o de motivar o consumo conferindo uma volatilidade nos preços sobre os produtos, tal como acontece na negociação de ações e outros ativos. A terceira ideia, focaria a criação de um novo tipo de promotor turístico. A opção recaiu sobre o terceiro tema. Constatou-se, após revisão bibliográfica, que os turistas procuram fazer uma viagem de lazer com a intenção de descobrir e viver uma experiência diferente da que habitualmente estão acostumados a viver no seu dia-a-dia. Nesse sentido, o objetivo para este projeto será a criação de uma nova gama de serviços turísticos capazes de atribuir ao turista uma liberdade, criatividade e emoção diferente da que está habituado a viver (combinação de “all inclusive” com reserva personalizada). A oferta do promotor turístico incidirá sobre as regiões de Lisboa e Alentejo. A primeira porque possui uma oferta própria do turismo de “city break”, cultural e golfe. O Alentejo pelas condições propícias ao turismo de sol e praia, gastronomia e vinhos e outras atividades de lazer.
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