E.SU: Sistema Electrónico de Interactividade Turístico-Cultural do Sul, Lda.: plano de negócios (early stage plan)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Tiago José de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5225
Resumo: As dinâmicas da sociedade da informação/economia da experiência potenciaram alterações nos comportamentos dos consumidores, originando novas necessidades de consumo, no âmbito da co-criação de valor em experiências turístico-culturais. Neste projecto de tese elabora-se uma avaliação de modelo de negócio, concretizada no desenvolvimento do plano de negócios do projecto E.SU, uma plataforma digital promotora de serviços de personalização de experiências turístico-culturais autênticas (actividades de turismo criativo/nicho), via interface web e mobile. A proposta é inovadora em três vertentes: pela criação de uma sub-categoria de mercado; ao responder a uma necessidade do consumidor não satisfeita pelo mercado; e ao desenvolver processos inovadores de cooperação entre agentes locais, potenciando a competitividade de um cluster à escala global. O plano de negócios é integrado numa metodologia de investigação-acção, com uso de técnicas qualitativas de investigação SSM, para a identificação da situação problemática/oportunidade de negócio, e determinação da viabilidade conceptual, técnica e financeira do respectivo modelo de negócio. A estratégia de desenvolvimento supõe a implementação da start-up no cluster turístico do Algarve, cuja análise de mercado se considerou, dando-se relevância à definição de objectivos e estratégia de implementação, com ênfase na prospecção de parcerias, concepção social do marketing-mix e segmentação de mercados-alvo. A análise financeira do negócio perspectiva um crescimento das vendas positivo, com necessidades de financiamento baixas, e uma estrutura de custos fixos leve. As conclusões da análise financeira apontam para uma rentabilidade com um VAL de 38.303€, uma TIR de 88,89%, e um Payback period de 02 anos.
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spelling E.SU: Sistema Electrónico de Interactividade Turístico-Cultural do Sul, Lda.: plano de negócios (early stage plan)InovaçãoTurismo criativoEconomia da experiênciaTecnologia da informaçãoInnovationCreative tourismExperience economyInformation technologyAs dinâmicas da sociedade da informação/economia da experiência potenciaram alterações nos comportamentos dos consumidores, originando novas necessidades de consumo, no âmbito da co-criação de valor em experiências turístico-culturais. Neste projecto de tese elabora-se uma avaliação de modelo de negócio, concretizada no desenvolvimento do plano de negócios do projecto E.SU, uma plataforma digital promotora de serviços de personalização de experiências turístico-culturais autênticas (actividades de turismo criativo/nicho), via interface web e mobile. A proposta é inovadora em três vertentes: pela criação de uma sub-categoria de mercado; ao responder a uma necessidade do consumidor não satisfeita pelo mercado; e ao desenvolver processos inovadores de cooperação entre agentes locais, potenciando a competitividade de um cluster à escala global. O plano de negócios é integrado numa metodologia de investigação-acção, com uso de técnicas qualitativas de investigação SSM, para a identificação da situação problemática/oportunidade de negócio, e determinação da viabilidade conceptual, técnica e financeira do respectivo modelo de negócio. A estratégia de desenvolvimento supõe a implementação da start-up no cluster turístico do Algarve, cuja análise de mercado se considerou, dando-se relevância à definição de objectivos e estratégia de implementação, com ênfase na prospecção de parcerias, concepção social do marketing-mix e segmentação de mercados-alvo. A análise financeira do negócio perspectiva um crescimento das vendas positivo, com necessidades de financiamento baixas, e uma estrutura de custos fixos leve. As conclusões da análise financeira apontam para uma rentabilidade com um VAL de 38.303€, uma TIR de 88,89%, e um Payback period de 02 anos.The contemporary dynamics of the information society and the experience economy have propelled changes in consumer behaviour and allowed new consumption needs, regarding value co-creation in creative tourism experiences. In this thesis, a business model evaluation was performed, realized in the business plan of E.SU project, a digital platform for the promotion of personal customization of authentic touristic experiences (creative and niche activities), via web and mobile interface. The proposition innovates in three aspects: creating a market subcategory; responding to consumer needs not addressed by the market; and developing an innovative process of cooperation between local agents, promoting competitiveness of a cluster at a global scale. The business plan is bodied by an investigation-action methodology, which uses SSM investigation qualitative instruments, for the identification of problematic situation/business opportunity, and determining the conceptual, technical and financial viability of the business model. The strategy developing assumes the start-up implementation on Algarve’s touristic cluster, of which a market analysis has been made, with relevance being given to the setting of implementation objectives and strategy, and with emphasis on the prospection of partnerships, social conception of the marketing-mix e market segmentation. The financial analysis of the business presumes a positive sales growth, low investment needs, and a light fixed cost structure. The financial analysis conclusions point towards a revenue with a net present value (NPV) of 38.303€, an internal rate of return (IRR) of 88,89% and a 02 year payback period.2013-06-27T18:22:38Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5225porPrata, Tiago José de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:38Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:02.820296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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