O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8483 |
Resumo: | A situação política europeia e a deflagração da 1ª guerra Mundial contribuíram para o crescente peso da instituição militar na formação cívica dos cidadãos reabilitando o heroísmo guerreiro e evidenciando a necessidade de fortificar a saúde a coragem pela educação física e pela higiene. Este novo imaginário, no qual se inscrevem as Sociedades de Instrução Militar Preparatória (SIMP), trouxe novas exigências. Educar a juventude segundo os valores da sociedade emergente, colocou-se como um novo imperativo. Este trabalho foi assegurado pelas tecnologias de poder a que Michel Foucault chamou disciplinas. Neste processo, temos a destacar o corpo como principal foco de disciplinar a mente. O corpo nas SIMP fica sujeito a um aperfeiçoamento técnico de acordo com o novo imaginário social. A construção da identidade pelas SIMP encontra terreno fértil nesse novo objecto cultural que é o corpo. É aí que se vai inscrever a nova identidade que se pretende projectar. No corpo vai-se materializar todo o universo simbólico deste processo de construção histórica. Os corpos não são objectos naturais, neutros, a-históricos, pelo contrário, transportam códigos identitários através dos seus gestos, do seu porte, da sua aparência, das suas capacidades, quer dizer, das suas marcas, servindo para demarcar simbolicamente o grupo de pertença. MerleauPonty obriga-nos a pensar o corpo para além do tradicional dualismo cartesiano. Este novo poder da SIMP atravessa o corpo e faz dele um novo objecto de saber. Este novo poder e saber impregnam-se nos corpos e gravam-se nas consciências. Com a nossa comunicação pretendemos analisar estas novas sensibilidades, como estas novas disposições da consciência vão servir para as pessoas se situarem no mundo social, ensinando-as a preferir. |
id |
RCAP_98e3749d91f08dc1f90e55a59caa0536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8483 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da GinásticaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO CÍVICAI REPÚBLICAEDUCAÇÃO FÍSICAGINÁSTICAEDUCATIONCIVIC EDUCATIONFIRST PORTUGUESE REPUBLICPHYSICAL EDUCATIONGYMNASTICSA situação política europeia e a deflagração da 1ª guerra Mundial contribuíram para o crescente peso da instituição militar na formação cívica dos cidadãos reabilitando o heroísmo guerreiro e evidenciando a necessidade de fortificar a saúde a coragem pela educação física e pela higiene. Este novo imaginário, no qual se inscrevem as Sociedades de Instrução Militar Preparatória (SIMP), trouxe novas exigências. Educar a juventude segundo os valores da sociedade emergente, colocou-se como um novo imperativo. Este trabalho foi assegurado pelas tecnologias de poder a que Michel Foucault chamou disciplinas. Neste processo, temos a destacar o corpo como principal foco de disciplinar a mente. O corpo nas SIMP fica sujeito a um aperfeiçoamento técnico de acordo com o novo imaginário social. A construção da identidade pelas SIMP encontra terreno fértil nesse novo objecto cultural que é o corpo. É aí que se vai inscrever a nova identidade que se pretende projectar. No corpo vai-se materializar todo o universo simbólico deste processo de construção histórica. Os corpos não são objectos naturais, neutros, a-históricos, pelo contrário, transportam códigos identitários através dos seus gestos, do seu porte, da sua aparência, das suas capacidades, quer dizer, das suas marcas, servindo para demarcar simbolicamente o grupo de pertença. MerleauPonty obriga-nos a pensar o corpo para além do tradicional dualismo cartesiano. Este novo poder da SIMP atravessa o corpo e faz dele um novo objecto de saber. Este novo poder e saber impregnam-se nos corpos e gravam-se nas consciências. Com a nossa comunicação pretendemos analisar estas novas sensibilidades, como estas novas disposições da consciência vão servir para as pessoas se situarem no mundo social, ensinando-as a preferir.The European political situation and the outbreak of the World War I contributed to the growing weight of the military institution in the civic training of citizens, thus rehabilitating the heroism warrior and highlighting the need to fortify the courage for the physical education health and for hygiene. This new imagery, which includes the Preparatory Military Instruction Societies (PMIS), has brought new demands. To educate the youth according to the values of the emerging society a new imperative demand was needed. Such work was provided by the technologies of power that Michel Foucault called "disciplines". In this process, we emphasize the body as the main focus of disciplining the mind. In the Preparatory Military Instruction Societies (PMIS) the body is subject to a technical development under the new social imagery. The construction of the identity by the PMIS finds a fertile ground in this new cultural object that is the body. It is there where the new identity is projected. It is the body that materializes all the symbolic universe of this historic process of construction. The bodies are not natural, neutral and a-historic objects, on the contrary, they carry identity codes through their gestures, size, appearance, their capabilities, that is to say, through their marks, serving symbolically in order to demarcate the group of belonging. Merleau-Ponty obliges us to believe the body beyond the traditional cartesian dualism. This new power of the PMIS goes through the body and makes him the new subject to learn. This new power and knowledge impregnate the bodies and record in consciences. In our communication we want to examine these new sensitivities, for these new provisions will serve to awareness people of their place in the social world, teaching them how to choose.Edições Universitárias Lusófonas2018-01-29T14:02:24Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8483por2183-2102Brás, José Gregório ViegasGonçalves, Maria Neves L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:23.630914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica |
title |
O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica |
spellingShingle |
O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica Brás, José Gregório Viegas EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CÍVICA I REPÚBLICA EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA EDUCATION CIVIC EDUCATION FIRST PORTUGUESE REPUBLIC PHYSICAL EDUCATION GYMNASTICS |
title_short |
O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica |
title_full |
O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica |
title_fullStr |
O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica |
title_full_unstemmed |
O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica |
title_sort |
O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica |
author |
Brás, José Gregório Viegas |
author_facet |
Brás, José Gregório Viegas Gonçalves, Maria Neves L. |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Maria Neves L. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brás, José Gregório Viegas Gonçalves, Maria Neves L. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CÍVICA I REPÚBLICA EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA EDUCATION CIVIC EDUCATION FIRST PORTUGUESE REPUBLIC PHYSICAL EDUCATION GYMNASTICS |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CÍVICA I REPÚBLICA EDUCAÇÃO FÍSICA GINÁSTICA EDUCATION CIVIC EDUCATION FIRST PORTUGUESE REPUBLIC PHYSICAL EDUCATION GYMNASTICS |
description |
A situação política europeia e a deflagração da 1ª guerra Mundial contribuíram para o crescente peso da instituição militar na formação cívica dos cidadãos reabilitando o heroísmo guerreiro e evidenciando a necessidade de fortificar a saúde a coragem pela educação física e pela higiene. Este novo imaginário, no qual se inscrevem as Sociedades de Instrução Militar Preparatória (SIMP), trouxe novas exigências. Educar a juventude segundo os valores da sociedade emergente, colocou-se como um novo imperativo. Este trabalho foi assegurado pelas tecnologias de poder a que Michel Foucault chamou disciplinas. Neste processo, temos a destacar o corpo como principal foco de disciplinar a mente. O corpo nas SIMP fica sujeito a um aperfeiçoamento técnico de acordo com o novo imaginário social. A construção da identidade pelas SIMP encontra terreno fértil nesse novo objecto cultural que é o corpo. É aí que se vai inscrever a nova identidade que se pretende projectar. No corpo vai-se materializar todo o universo simbólico deste processo de construção histórica. Os corpos não são objectos naturais, neutros, a-históricos, pelo contrário, transportam códigos identitários através dos seus gestos, do seu porte, da sua aparência, das suas capacidades, quer dizer, das suas marcas, servindo para demarcar simbolicamente o grupo de pertença. MerleauPonty obriga-nos a pensar o corpo para além do tradicional dualismo cartesiano. Este novo poder da SIMP atravessa o corpo e faz dele um novo objecto de saber. Este novo poder e saber impregnam-se nos corpos e gravam-se nas consciências. Com a nossa comunicação pretendemos analisar estas novas sensibilidades, como estas novas disposições da consciência vão servir para as pessoas se situarem no mundo social, ensinando-as a preferir. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2018-01-29T14:02:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8483 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131211258396672 |