O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, José Gregório Viegas
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gonçalves, Maria Neves L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8483
Resumo: A situação política europeia e a deflagração da 1ª guerra Mundial contribuíram para o crescente peso da instituição militar na formação cívica dos cidadãos reabilitando o heroísmo guerreiro e evidenciando a necessidade de fortificar a saúde a coragem pela educação física e pela higiene. Este novo imaginário, no qual se inscrevem as Sociedades de Instrução Militar Preparatória (SIMP), trouxe novas exigências. Educar a juventude segundo os valores da sociedade emergente, colocou-se como um novo imperativo. Este trabalho foi assegurado pelas tecnologias de poder a que Michel Foucault chamou disciplinas. Neste processo, temos a destacar o corpo como principal foco de disciplinar a mente. O corpo nas SIMP fica sujeito a um aperfeiçoamento técnico de acordo com o novo imaginário social. A construção da identidade pelas SIMP encontra terreno fértil nesse novo objecto cultural que é o corpo. É aí que se vai inscrever a nova identidade que se pretende projectar. No corpo vai-se materializar todo o universo simbólico deste processo de construção histórica. Os corpos não são objectos naturais, neutros, a-históricos, pelo contrário, transportam códigos identitários através dos seus gestos, do seu porte, da sua aparência, das suas capacidades, quer dizer, das suas marcas, servindo para demarcar simbolicamente o grupo de pertença. MerleauPonty obriga-nos a pensar o corpo para além do tradicional dualismo cartesiano. Este novo poder da SIMP atravessa o corpo e faz dele um novo objecto de saber. Este novo poder e saber impregnam-se nos corpos e gravam-se nas consciências. Com a nossa comunicação pretendemos analisar estas novas sensibilidades, como estas novas disposições da consciência vão servir para as pessoas se situarem no mundo social, ensinando-as a preferir.
id RCAP_98e3749d91f08dc1f90e55a59caa0536
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da GinásticaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO CÍVICAI REPÚBLICAEDUCAÇÃO FÍSICAGINÁSTICAEDUCATIONCIVIC EDUCATIONFIRST PORTUGUESE REPUBLICPHYSICAL EDUCATIONGYMNASTICSA situação política europeia e a deflagração da 1ª guerra Mundial contribuíram para o crescente peso da instituição militar na formação cívica dos cidadãos reabilitando o heroísmo guerreiro e evidenciando a necessidade de fortificar a saúde a coragem pela educação física e pela higiene. Este novo imaginário, no qual se inscrevem as Sociedades de Instrução Militar Preparatória (SIMP), trouxe novas exigências. Educar a juventude segundo os valores da sociedade emergente, colocou-se como um novo imperativo. Este trabalho foi assegurado pelas tecnologias de poder a que Michel Foucault chamou disciplinas. Neste processo, temos a destacar o corpo como principal foco de disciplinar a mente. O corpo nas SIMP fica sujeito a um aperfeiçoamento técnico de acordo com o novo imaginário social. A construção da identidade pelas SIMP encontra terreno fértil nesse novo objecto cultural que é o corpo. É aí que se vai inscrever a nova identidade que se pretende projectar. No corpo vai-se materializar todo o universo simbólico deste processo de construção histórica. Os corpos não são objectos naturais, neutros, a-históricos, pelo contrário, transportam códigos identitários através dos seus gestos, do seu porte, da sua aparência, das suas capacidades, quer dizer, das suas marcas, servindo para demarcar simbolicamente o grupo de pertença. MerleauPonty obriga-nos a pensar o corpo para além do tradicional dualismo cartesiano. Este novo poder da SIMP atravessa o corpo e faz dele um novo objecto de saber. Este novo poder e saber impregnam-se nos corpos e gravam-se nas consciências. Com a nossa comunicação pretendemos analisar estas novas sensibilidades, como estas novas disposições da consciência vão servir para as pessoas se situarem no mundo social, ensinando-as a preferir.The European political situation and the outbreak of the World War I contributed to the growing weight of the military institution in the civic training of citizens, thus rehabilitating the heroism warrior and highlighting the need to fortify the courage for the physical education health and for hygiene. This new imagery, which includes the Preparatory Military Instruction Societies (PMIS), has brought new demands. To educate the youth according to the values of the emerging society a new imperative demand was needed. Such work was provided by the technologies of power that Michel Foucault called "disciplines". In this process, we emphasize the body as the main focus of disciplining the mind. In the Preparatory Military Instruction Societies (PMIS) the body is subject to a technical development under the new social imagery. The construction of the identity by the PMIS finds a fertile ground in this new cultural object that is the body. It is there where the new identity is projected. It is the body that materializes all the symbolic universe of this historic process of construction. The bodies are not natural, neutral and a-historic objects, on the contrary, they carry identity codes through their gestures, size, appearance, their capabilities, that is to say, through their marks, serving symbolically in order to demarcate the group of belonging. Merleau-Ponty obliges us to believe the body beyond the traditional cartesian dualism. This new power of the PMIS goes through the body and makes him the new subject to learn. This new power and knowledge impregnate the bodies and record in consciences. In our communication we want to examine these new sensitivities, for these new provisions will serve to awareness people of their place in the social world, teaching them how to choose.Edições Universitárias Lusófonas2018-01-29T14:02:24Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8483por2183-2102Brás, José Gregório ViegasGonçalves, Maria Neves L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:23.630914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica
title O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica
spellingShingle O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica
Brás, José Gregório Viegas
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CÍVICA
I REPÚBLICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
GINÁSTICA
EDUCATION
CIVIC EDUCATION
FIRST PORTUGUESE REPUBLIC
PHYSICAL EDUCATION
GYMNASTICS
title_short O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica
title_full O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica
title_fullStr O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica
title_full_unstemmed O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica
title_sort O aperfeiçoamento técnico do corpo no imaginário da I República : a Ginástica da Educação Cívica. A Educação Cívica da Ginástica
author Brás, José Gregório Viegas
author_facet Brás, José Gregório Viegas
Gonçalves, Maria Neves L.
author_role author
author2 Gonçalves, Maria Neves L.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brás, José Gregório Viegas
Gonçalves, Maria Neves L.
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CÍVICA
I REPÚBLICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
GINÁSTICA
EDUCATION
CIVIC EDUCATION
FIRST PORTUGUESE REPUBLIC
PHYSICAL EDUCATION
GYMNASTICS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO CÍVICA
I REPÚBLICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
GINÁSTICA
EDUCATION
CIVIC EDUCATION
FIRST PORTUGUESE REPUBLIC
PHYSICAL EDUCATION
GYMNASTICS
description A situação política europeia e a deflagração da 1ª guerra Mundial contribuíram para o crescente peso da instituição militar na formação cívica dos cidadãos reabilitando o heroísmo guerreiro e evidenciando a necessidade de fortificar a saúde a coragem pela educação física e pela higiene. Este novo imaginário, no qual se inscrevem as Sociedades de Instrução Militar Preparatória (SIMP), trouxe novas exigências. Educar a juventude segundo os valores da sociedade emergente, colocou-se como um novo imperativo. Este trabalho foi assegurado pelas tecnologias de poder a que Michel Foucault chamou disciplinas. Neste processo, temos a destacar o corpo como principal foco de disciplinar a mente. O corpo nas SIMP fica sujeito a um aperfeiçoamento técnico de acordo com o novo imaginário social. A construção da identidade pelas SIMP encontra terreno fértil nesse novo objecto cultural que é o corpo. É aí que se vai inscrever a nova identidade que se pretende projectar. No corpo vai-se materializar todo o universo simbólico deste processo de construção histórica. Os corpos não são objectos naturais, neutros, a-históricos, pelo contrário, transportam códigos identitários através dos seus gestos, do seu porte, da sua aparência, das suas capacidades, quer dizer, das suas marcas, servindo para demarcar simbolicamente o grupo de pertença. MerleauPonty obriga-nos a pensar o corpo para além do tradicional dualismo cartesiano. Este novo poder da SIMP atravessa o corpo e faz dele um novo objecto de saber. Este novo poder e saber impregnam-se nos corpos e gravam-se nas consciências. Com a nossa comunicação pretendemos analisar estas novas sensibilidades, como estas novas disposições da consciência vão servir para as pessoas se situarem no mundo social, ensinando-as a preferir.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2018-01-29T14:02:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/8483
url http://hdl.handle.net/10437/8483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131211258396672