A construção do conhecimento profissional de professores: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32288 |
Resumo: | Nesta comunicação partilhamos uma revisão sistemática de literatura (RSL) elaborada no âmbito da tese de doutoramento em curso, cujo objetivo foi identificar e analisar estudos, no campo de investigação do conhecimento profissional de professores, em complementaridade com uma RSL já elaborada e alvo de publicação (Arcadinho, Folque & Leal da Costa, 2020). A RSL incorpora um levantamento bibliográfico do período de 2005-2020, segundo alguns critérios de inclusão e exclusão. Para a recolha e produção de dados foram utilizadas as bases de dados: B-on, Scielo, ERIC e RCAAP. Realizamos um planeamento prévio através da construção de um protocolo de RSL e posteriormente, efetuamos pesquisas e selecionamos produções. Analisamos estudos que discutem a natureza do conhecimento profissional docente e o papel dos professores relativamente a sua produção, estudos que assumem o professor como detentor de um saber próprio para o exercício profissional e estudos que descrevem o conhecimento profissional específico dos professores como um fator decisivo para a construção e desenvolvimento da profissão docente. Também identificamos estudos que abordam a relação entre o conhecimento profissional dos professores e a pratica investigativa, assumindo a relevância do conhecimento que e produzido pelos próprios professores. Os estudos privilegiam a abordagem qualitativa, recorrendo a estudos exploratórios, estudos de caso ou pesquisas narrativas, onde a voz dos participantes permite compreender os fenómenos em estudo. Os resultados permitem-nos identificar dois momentos chave na construção do conhecimento profissional dos professores, o estágio na formação inicial e a entrada na profissão. Revelam que os professores constroem conhecimentos a partir da sua própria experiência, formação e pratica profissional, o que reforça a importância da investigação dos professores na produção, mobilização e disseminação do seu saber profissional. E, apontam desafios relativamente ao reconhecimento e a compreensão deste conhecimento profissional dos professores devido a sua complexidade e as exigências associadas a profissão docente. |
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