Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcadinho, Ana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Folque, Maria Assunção, Leal-da-Costa, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28508
https://doi.org/Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
Resumo: O artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o contributo da dimensão investigativa da prática docente na construção do conhecimento profissional dos professores, na formação inicial de professores de educação infantil e de ensino fundamental. A RSL incorporou um levantamento bibliográfico do período de 2001-2019, segundo alguns critérios de inclusão. Analisamos estudos que assumem o professor no papel de investigador, trabalhos que realçam as influências da investigação na construção do conhecimento profissional e pesquisas que tomam a investigação como centralidade na resolução de problemas. Destacamos os estudos que incidem na formação inicial de professores em Portugal, visto que esta se encontra ao nível de mestrado e exige a produção de um relatório com uma componente investigativa, discutido em provas públicas. Os resultados desta análise apresentam diferentes formas de conceber o papel da investigação. Apontam desafios relativamente à exequibilidade da dimensão investigativa, nomeadamente o factor do tempo e as múltiplas tarefas associadas à profissão docente, levantando questões sobre o seu contributo para a formação de profissionais capazes de investigar as suas próprias práticas, produzir conhecimento e responder aos desafios da escola.
id RCAP_a76a9e54316a2f53770b34cb32de60f8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literaturaDimensão investigativa na docênciaFormação inicial de professoresRevisão sistemática de literaturaO artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o contributo da dimensão investigativa da prática docente na construção do conhecimento profissional dos professores, na formação inicial de professores de educação infantil e de ensino fundamental. A RSL incorporou um levantamento bibliográfico do período de 2001-2019, segundo alguns critérios de inclusão. Analisamos estudos que assumem o professor no papel de investigador, trabalhos que realçam as influências da investigação na construção do conhecimento profissional e pesquisas que tomam a investigação como centralidade na resolução de problemas. Destacamos os estudos que incidem na formação inicial de professores em Portugal, visto que esta se encontra ao nível de mestrado e exige a produção de um relatório com uma componente investigativa, discutido em provas públicas. Os resultados desta análise apresentam diferentes formas de conceber o papel da investigação. Apontam desafios relativamente à exequibilidade da dimensão investigativa, nomeadamente o factor do tempo e as múltiplas tarefas associadas à profissão docente, levantando questões sobre o seu contributo para a formação de profissionais capazes de investigar as suas próprias práticas, produzir conhecimento e responder aos desafios da escola.2020-12-03T15:48:19Z2020-12-032020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28508https://doi.org/Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173http://hdl.handle.net/10174/28508https://doi.org/http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173porana.rosario.carvalho@gmail.commafm@uevora.ptmclc@uevora.pt229Arcadinho, AnaFolque, Maria AssunçãoLeal-da-Costa, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:14.468370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
title Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
Arcadinho, Ana
Dimensão investigativa na docência
Formação inicial de professores
Revisão sistemática de literatura
title_short Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_full Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
title_sort Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
author Arcadinho, Ana
author_facet Arcadinho, Ana
Folque, Maria Assunção
Leal-da-Costa, Conceição
author_role author
author2 Folque, Maria Assunção
Leal-da-Costa, Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcadinho, Ana
Folque, Maria Assunção
Leal-da-Costa, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensão investigativa na docência
Formação inicial de professores
Revisão sistemática de literatura
topic Dimensão investigativa na docência
Formação inicial de professores
Revisão sistemática de literatura
description O artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o contributo da dimensão investigativa da prática docente na construção do conhecimento profissional dos professores, na formação inicial de professores de educação infantil e de ensino fundamental. A RSL incorporou um levantamento bibliográfico do período de 2001-2019, segundo alguns critérios de inclusão. Analisamos estudos que assumem o professor no papel de investigador, trabalhos que realçam as influências da investigação na construção do conhecimento profissional e pesquisas que tomam a investigação como centralidade na resolução de problemas. Destacamos os estudos que incidem na formação inicial de professores em Portugal, visto que esta se encontra ao nível de mestrado e exige a produção de um relatório com uma componente investigativa, discutido em provas públicas. Os resultados desta análise apresentam diferentes formas de conceber o papel da investigação. Apontam desafios relativamente à exequibilidade da dimensão investigativa, nomeadamente o factor do tempo e as múltiplas tarefas associadas à profissão docente, levantando questões sobre o seu contributo para a formação de profissionais capazes de investigar as suas próprias práticas, produzir conhecimento e responder aos desafios da escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03T15:48:19Z
2020-12-03
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28508
https://doi.org/Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
http://hdl.handle.net/10174/28508
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
url http://hdl.handle.net/10174/28508
https://doi.org/Arcadinho, A., Folque, M. A. & Leal-da-Costa, C. (2020). Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ana.rosario.carvalho@gmail.com
mafm@uevora.pt
mclc@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136664297144320