Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carqueija, Liliana Isabel Catarrinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11521
Resumo: No âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, tendo como finalidade a obtenção do grau Mestre em Educação Pré-Escolar, surge o presente relatório. Este documento visa, descrever, analisar e refletir criticamente o percurso formativo, realizado no âmbito de dois estágios curriculares, um na valência de creche e outro no jardim de infância, permitindo assim divulgar e partilhar as aprendizagens, opções e práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios. O relatório divide-se, essencialmente, em duas partes. Na primeira parte encontra-se a contextualização e caraterização da prática, permitindo o conhecimento dos respetivos contextos educativos, onde decorreram as práticas de ensino supervisionado. Apresenta-se ainda de forma sintetizada, uma análise crítico-reflexiva, das experiências e das aprendizagens despoletadas nos estágios. Na segunda parte, destacam-se 5 experiências-chave que tiveram um maior impacto no decorrer da intervenção pedagógica. Foram eleitas tanto experiências vivenciadas em cada um dos contextos como experiências comuns aos dois. A este nível, foram escolhidas as seguintes experiências: “Aprendizagens (in)visíveis em Creche”, “Projeto Pedagógico «Os Fantoches»”, “Comportamentos Desafiadores”, “Abordagem Mosaico” e “A Importância do Brincar”, estas experiências serão descritas e analisadas de forma crítico-reflexiva.
id RCAP_98f1db7ba79ff3d882463c60bd7cce82
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infânciaEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasNo âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, tendo como finalidade a obtenção do grau Mestre em Educação Pré-Escolar, surge o presente relatório. Este documento visa, descrever, analisar e refletir criticamente o percurso formativo, realizado no âmbito de dois estágios curriculares, um na valência de creche e outro no jardim de infância, permitindo assim divulgar e partilhar as aprendizagens, opções e práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios. O relatório divide-se, essencialmente, em duas partes. Na primeira parte encontra-se a contextualização e caraterização da prática, permitindo o conhecimento dos respetivos contextos educativos, onde decorreram as práticas de ensino supervisionado. Apresenta-se ainda de forma sintetizada, uma análise crítico-reflexiva, das experiências e das aprendizagens despoletadas nos estágios. Na segunda parte, destacam-se 5 experiências-chave que tiveram um maior impacto no decorrer da intervenção pedagógica. Foram eleitas tanto experiências vivenciadas em cada um dos contextos como experiências comuns aos dois. A este nível, foram escolhidas as seguintes experiências: “Aprendizagens (in)visíveis em Creche”, “Projeto Pedagógico «Os Fantoches»”, “Comportamentos Desafiadores”, “Abordagem Mosaico” e “A Importância do Brincar”, estas experiências serão descritas e analisadas de forma crítico-reflexiva.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumCarqueija, Liliana Isabel Catarrinho2016-03-02T09:32:45Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11521201334682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infância
title Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infância
spellingShingle Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infância
Carqueija, Liliana Isabel Catarrinho
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infância
title_full Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infância
title_fullStr Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infância
title_full_unstemmed Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infância
title_sort Das aprendizagens (in)visíveis da creche às aprendizagens visíveis do jardim de infância
author Carqueija, Liliana Isabel Catarrinho
author_facet Carqueija, Liliana Isabel Catarrinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carqueija, Liliana Isabel Catarrinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description No âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, tendo como finalidade a obtenção do grau Mestre em Educação Pré-Escolar, surge o presente relatório. Este documento visa, descrever, analisar e refletir criticamente o percurso formativo, realizado no âmbito de dois estágios curriculares, um na valência de creche e outro no jardim de infância, permitindo assim divulgar e partilhar as aprendizagens, opções e práticas desenvolvidas no decorrer dos estágios. O relatório divide-se, essencialmente, em duas partes. Na primeira parte encontra-se a contextualização e caraterização da prática, permitindo o conhecimento dos respetivos contextos educativos, onde decorreram as práticas de ensino supervisionado. Apresenta-se ainda de forma sintetizada, uma análise crítico-reflexiva, das experiências e das aprendizagens despoletadas nos estágios. Na segunda parte, destacam-se 5 experiências-chave que tiveram um maior impacto no decorrer da intervenção pedagógica. Foram eleitas tanto experiências vivenciadas em cada um dos contextos como experiências comuns aos dois. A este nível, foram escolhidas as seguintes experiências: “Aprendizagens (in)visíveis em Creche”, “Projeto Pedagógico «Os Fantoches»”, “Comportamentos Desafiadores”, “Abordagem Mosaico” e “A Importância do Brincar”, estas experiências serão descritas e analisadas de forma crítico-reflexiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-02T09:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11521
201334682
url http://hdl.handle.net/10400.26/11521
identifier_str_mv 201334682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301268932329472