Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Pedro Miguel Silva Ferraz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36411
Resumo: Tese de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018
id RCAP_98fbc24e9cfc59d3dcb2986de443ad75
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36411
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivoDemênciaDéfice Cognitivo LigeiroEstimulação cognitivaRealidade Virtual 3DTeses de mestrado - 2018Departamento de InformáticaTese de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018Os avanços na Medicina e na qualidade de vida da população em países desenvolvidos conduziram a uma maior esperança média de vida. Por outro lado, contribuíram para um aumento concomitante da prevalência de défices cognitivos na população adulta, que em países desenvolvidos ´e esperado que aumente para o dobro num espaço de 50 anos. As abordagens não farmacológicas tornaram-se cada vez mais relevantes na intervenção clínica em pacientes com défice cognitivo e estudos recentes sugerem que o treino cognitivo produz um benefício consistente na função cognitiva. Torna-se assim fundamental o desenvolvimento de terapias para estimulação cognitiva, sendo que as principais praticadas atualmente são: terapia musical, terapia de reminiscência, reestruturação cognitiva para cuidadores, terapia de validação e exercício mental. Habitualmente estas técnicas de estimulação e reabilitação cognitiva só são efetuadas a indivíduos com algum tipo de diagnóstico, sendo baseadas em exercícios com os cuidadores ou terapeutas. As novas tecnologias permitem a criação de ferramentas digitais, que através de exercícios interativos conseguem uma estimulação cognitiva personalizada disponível para todos. Embora muitas aplicações de realidade virtual tenham aparecido nas áreas de entretenimento, educação, treino militar, reabilitação física e medicina, só recentemente foi reconhecido o seu potencial para a reabilitação cognitiva. Os ambientes de realidade virtual 3D surgem como uma ferramenta de estimulação cognitiva que permite a possibilidade de atrair e cativar os pacientes em sessões interativas. No entanto, não existem muitos ambientes virtuais que sejam significativos para os utilizadores, e os que existem têm um custo e tempo de criação muito elevados, tendo de existir equipas dedicadas à criação dos mesmos (ex: visitas virtuais a museus). Sendo assim, existe a necessidade de uma ferramenta que permita a criação destes ambientes por parte de um indivíduo sem conhecimentos técnico de forma ágil e usável. O intuito desta dissertação foi permitir que indivíduos não técnicos, nomeadamente cuidadores (formais ou informais) possam gerar e partilhar ambientes virtuais 3D, personalizados e enriquecidos com camadas de desafio. De modo a que tudo isto seja possível, foi desenvolvida uma aplicação Android que permite a criação de ambientes virtuais através de várias fotografias 360 e uma plataforma web para a criação e edição de ambientes interativos, onde os utilizadores podem partilhar entre si os vários ambientes virtuais.The evolution of medicine and quality of life of the population have led to a higher average life expectancy. On the other hand, these advancements created a major concern with an ageing population containing a higher prevalence of age-related cognitive function impairment. Non-pharmacological approaches have become increasingly relevant in clinical intervention in patients with cognitive deficit. Various studies suggested that cognitive training produces a clear consistent benefit in cognitive function. Nowadays exists various therapies that are considered as a treatment for dementia being them: musical therapy, reminiscence therapy, cognitive restructuring for caregivers, validation therapy and mental exercise. Usually these techniques of stimulation and cognitive rehabilitation are only performed to individuals with some type of diagnosis, and are based on exercises with the help of caregivers or therapist. Being now in the era of technology allow us the creation of digital tools, which through interactive exercises achieve a personalized cognitive stimulation available to everyone. While many virtual reality applications have appeared in the areas of entertainment, education, military training, physical rehabilitation, and medicine, only recently has been recognized its potential for rehabilitation of human cognitive processes. Virtual reality environments emerge as a tool of cognitive stimulation that allows the possibility of attracting patients in interactive sessions. Therefore, there is a need for a tool that allows the creation of these environments by an individual without technical knowledge. The aim of this dissertation is to enable non-technical individuals like caregivers (formal or informal) the ability to generate and share 3D virtual environments and customized them with layers of challenge. For this to be possible, will be developed an Android that app takes care of the creation of a virtual environment, guiding the user throughout all the process of taking photographs and finally generating an interactive virtual environment. This environment can now be accessed through the Web app where the user can interact with it, edit and enrich it with a cognitive training layer.Guerreiro, TiagoCarriço, Luís, 1963-Repositório da Universidade de LisboaCaldeira, Pedro Miguel Silva Ferraz2019-01-15T14:14:36Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36411TID:202189414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:43.831244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivo
title Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivo
spellingShingle Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivo
Caldeira, Pedro Miguel Silva Ferraz
Demência
Défice Cognitivo Ligeiro
Estimulação cognitiva
Realidade Virtual 3D
Teses de mestrado - 2018
Departamento de Informática
title_short Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivo
title_full Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivo
title_fullStr Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivo
title_full_unstemmed Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivo
title_sort Autoria de ambientes virtuais realistas através de imagens para treino cognitivo
author Caldeira, Pedro Miguel Silva Ferraz
author_facet Caldeira, Pedro Miguel Silva Ferraz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerreiro, Tiago
Carriço, Luís, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Pedro Miguel Silva Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Demência
Défice Cognitivo Ligeiro
Estimulação cognitiva
Realidade Virtual 3D
Teses de mestrado - 2018
Departamento de Informática
topic Demência
Défice Cognitivo Ligeiro
Estimulação cognitiva
Realidade Virtual 3D
Teses de mestrado - 2018
Departamento de Informática
description Tese de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-15T14:14:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36411
TID:202189414
url http://hdl.handle.net/10451/36411
identifier_str_mv TID:202189414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134441909518336