O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Joana Patrícia Calado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1562
Resumo: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_990027e1a731ff93b2074a982c965a8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.EscritaCiclo de escritaTextualizaçãoRevisãoRelatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 1º semestre do 2º ano, do 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este relatório insere-se no âmbito investigativo do estudo da Língua Portuguesa, especificamente, no que concerne ao desenvolvimento de atividades do Ciclo de Escrita neste ciclo de estudos. Foram aplicados dois Ciclos de Escrita, um deles em pequenos grupos e outro individual. As crianças construíram textos, tendo por base as fases inerentes ao processo. Pretendia-se avaliar os seus níveis de desempenho e a importância que o Ciclo de Escrita desempenha na produção textual. A aplicação dos ciclos foi desenvolvida em conjunto com o par pedagógico. No entanto, a presente investigação incide com especial interesse investigativo nas fases da textualização e da revisão/edição do texto final. O processo metodológico recaiu sobre o Estudo de Caso grupo/turma, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados: a observação participante, a entrevista semi-estruturada, o questionário, notas de campo, registos fotográficos e o registo gráfico (produções textuais dos alunos). Na presente investigação, a escrita é entendida como um processo e o Ciclo de Escrita foi aplicado em contexto pedagógico seguindo as fases da planificação, textualização e revisão. Após interpretação dos resultados podemos inferir que, no Ciclo de Escrita, as fases da textualização e da revisão/edição do texto final se assumem fundamentais para o processo de textual. O desempenho dos alunos teve uma evolução positiva entre a primeira e a segunda aplicação. A aplicação de dois ciclos de escrita possibilitou a melhoria de determinados aspetos no que concerne ao desenvolvimento de propostas no âmbito da produção textual. A grande maioria das conceções das crianças e da professora titular foram confirmar a importância didática do Ciclo de Escrita e os resultados das produções textuais.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoBarroso, Joana Patrícia Calado2012-12-04T16:44:25Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1562porBARROSO, Joana Patrícia Calado (2012) - O Ciclo de Escrita no Primeiro Ciclo do Ensino Básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 271 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:54Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:59.719530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.
title O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.
spellingShingle O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.
Barroso, Joana Patrícia Calado
Escrita
Ciclo de escrita
Textualização
Revisão
title_short O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.
title_full O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.
title_fullStr O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.
title_full_unstemmed O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.
title_sort O ciclo de escrita no primeiro ciclo do ensino básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio.
author Barroso, Joana Patrícia Calado
author_facet Barroso, Joana Patrícia Calado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Joana Patrícia Calado
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Ciclo de escrita
Textualização
Revisão
topic Escrita
Ciclo de escrita
Textualização
Revisão
description Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-04T16:44:25Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1562
url http://hdl.handle.net/10400.11/1562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BARROSO, Joana Patrícia Calado (2012) - O Ciclo de Escrita no Primeiro Ciclo do Ensino Básico : a importância das fases da textualização e da revisão/edição para a produção textual : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 271 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130787883253760