À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Andreia Osório
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Horta, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9927
Resumo: Este estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida1. Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.
id RCAP_9913638802b1b74d7200da1b632ca770
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológicaConsciência da palavraLinguagem oralLinguagem escritaCrianças em idade pré-escolarEducação pré-escolarConscience of the wordOral languageWritten languageChildren in pre-school agePre-school educationConscience du motLangage oralLangue écriteEnfants d’âge préscolaireL’éducation préscolaireSentido de la palabraLenguaje oralLenguaje escritoNiños en edad preescolarEducación preescolarEste estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida1. Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.Abstract This research, which was carried out in the scope of the Practice of Supervised Teaching of the Master's Degree in Pre-School Education of the University of Algarve, is entitled «At the conquest of words by 4-year-olds children: a stage in the development of phonological awarenes», in the academic year of 2016/2017, in a Private Institution of Social Solidarity in Loulé, with a group of 4 years old children whose ability to identify the word was not correctly developed. We asked the following research question: «Will the exploration of sentences and words contribute to the development of word consciousness in 4-year-olds children?» and we defined as objectives of the study: to evaluate if the use of the set of phrases and words will develop the awareness of the word and, consequently, promote the development of word consciousness. In this study with an investigation-action design, we try to check the consequences after the implementation of a sequence of activities with the children. When it take the history as a strategy of motivation A that he knows the Moon, of Michael Grejniec, there were shown to the different children sentences connected with the history in six different stages between you: the words had differentiated morphology and the sentences were built with unequal syntax. The methodology is assumed quantitative, since we attribute a punctuation to the answers of the children, who better helped to register the obtained results us. The main results revealed an evolution in all the children along the process, in which it concerns the conscience of the word.Résumé Cette étude, réalisée dans le cadre de la pratique d'enseignement supervisé du Master en enseignement préscolaire de l'Université de Algarve, s'intitule "À la conquête de mots par des enfants de 4 ans: une étape dans le développement de la conscience phonologique" école en 2016/2017, dans une institution privée de solidarité sociale, à Loulé, avec un groupe d'enfants de 4 ans, dont la capacité à identifier le mot n'a pas été correctement développée. Nous poser la question suivante: «exploration des mots et des phrases contribueront au développement de la conscience du mot pour les enfants de 4 ans?» et nous définissons comme des objectifs de l’étude: pour évaluer si l’utilisation de l’ensemble des mots et des phrases développer la conscience de la parole et, par conséquent, promouvoir le développement de la conscience du mot. Dans cette étude avec une conception de recherche-action, nous cherchons à savoir les conséquences après la mise en oeuvre d’une séquence d’activités avec les enfants. Ayant comme stratégie de motivation l’histoire Qui connaît la lune?, de Michael Grejniec, ont montré aux enfants différentes phrases liées à l’histoire en six étapes distinctes: la mots avaient différencié la morphologie et phrases ont été construits avec la syntaxe inégale. La méthodologie est quantitative, puisque nous attribuent une note aux réponses des enfants, qui a contribué à mieux nous pour enregistrer les résultats obtenus. Les principaux résultats ont révélé une évolution chez tous les enfants tout au long du processus, dans lequel la conscience du mot respect.Resumen Este estudio, que se llevó a cabo en el ámbito de la práctica de la educación supervisionada bajo el master en educación preescolar de la Universidad del Algarve, se titula “la conquista de las palabras para niños de 4 años: un paso en el desarrollo de la conciencia fonológica”, en el año de 2016/2017, en una institución privada de solidaridad social en Loulé, con un grupo de niños de 4 años de edad, cuya capacidad para identificar la palabra no se desarrolló correctamente. Ponemos la siguiente pregunta: “la exploración de palabras y frases contribuirá al desarrollo del sentido de la palabra para niños de 4 años?” y definimos como objetivos del estudio: evaluar si el uso del conjunto de palabras y frases desarrollan la conciencia de la palabra y, en consecuencia, si promoven el desarrollo del sentido de la palabra. En este estudio, con un diseño de investigación-acción, tratamos de averiguar las consecuencias después de la implementación de una secuencia de actividades con los niños. Tener como estrategia de motivación a la historia “A que sabe la luna”, de Michael Grejniec, hemos muestrado a los niños diferentes frases relacionadas con la historia en seis pasos distintos: las palabras que eran de morfología diferenciada y las oraciones construidas con sintaxis irregular. La metodología fue cuantitativa, ya que hemos dado una puntuación a las respuestas de los niños, que mejor nos ayudaron a registrar los resultados obtenidos. Los principales resultados revelaron una evolución en el sentido de la palabra en todos los niños.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLRibeiro, Andreia OsórioHorta, Maria Helena2019-05-03T09:53:48Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9927porRibeiro, A., Horta, M. (2019) À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica, Da Investigação às Práticas, 9(1), 69 - 80. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.1732182-1372http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i1.173info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:15Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:26.795854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
spellingShingle À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
Ribeiro, Andreia Osório
Consciência da palavra
Linguagem oral
Linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Educação pré-escolar
Conscience of the word
Oral language
Written language
Children in pre-school age
Pre-school education
Conscience du mot
Langage oral
Langue écrite
Enfants d’âge préscolaire
L’éducation préscolaire
Sentido de la palabra
Lenguaje oral
Lenguaje escrito
Niños en edad preescolar
Educación preescolar
title_short À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_full À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_fullStr À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_full_unstemmed À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
title_sort À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
author Ribeiro, Andreia Osório
author_facet Ribeiro, Andreia Osório
Horta, Maria Helena
author_role author
author2 Horta, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Andreia Osório
Horta, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência da palavra
Linguagem oral
Linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Educação pré-escolar
Conscience of the word
Oral language
Written language
Children in pre-school age
Pre-school education
Conscience du mot
Langage oral
Langue écrite
Enfants d’âge préscolaire
L’éducation préscolaire
Sentido de la palabra
Lenguaje oral
Lenguaje escrito
Niños en edad preescolar
Educación preescolar
topic Consciência da palavra
Linguagem oral
Linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Educação pré-escolar
Conscience of the word
Oral language
Written language
Children in pre-school age
Pre-school education
Conscience du mot
Langage oral
Langue écrite
Enfants d’âge préscolaire
L’éducation préscolaire
Sentido de la palabra
Lenguaje oral
Lenguaje escrito
Niños en edad preescolar
Educación preescolar
description Este estudo, que foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PES) da Universidade do Algarve, intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», no ano letivo de 2016/2017, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida1. Colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?» e definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo com um design de investigação-ação, procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. Tendo como estratégia de motivação a história A que sabe a Lua, de Michael Grejniec, foram mostradas às crianças diferentes frases relacionadas com a história em seis etapas distintas entre si: as palavras tinham morfologia diferenciada e as frases foram construídas com sintaxe desigual. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-03T09:53:48Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9927
url http://hdl.handle.net/10400.21/9927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, A., Horta, M. (2019) À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica, Da Investigação às Práticas, 9(1), 69 - 80. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.173
2182-1372
http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i1.173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133448906997760