Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Pedro Miguel Pimentel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9124
Resumo: Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-Learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012
id RCAP_9916035428eb74d37266172af033b0a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9124
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultosEducação e formação de adultosTecnologias e metodologias em e-learningProcesso de reconhecimentoValidação e certificação de competênciasReconhecimento de competências a distânciaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-Learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012O presente estudo exploratório visa determinar a viabilidade do recurso às TMeL no reconhecimento de competências a distância nos processos de RVCC, num CNO, no âmbito da EFA. As questões de investigação prendem-se com a percepção das vantagens e desvantagens (viabilidade) da utilização das TMeL no processo RVCC; as competências digitais dos elementos da equipa; a percepção do nível de formação e necessidades formativas da equipa; as práticas dos elementos da equipa com recurso às TMeL e relações existentes entre a utilização das TMeL no processo de RVCC e a realização do reconhecimento de competências a distância. Os participantes neste estudo são os elementos de uma equipa TP (profissionais de RVC e formadores) de um CNO, a sua coordenadora pedagógica e a directora. O estudo assumiu uma abordagem metodológica híbrida e os instrumentos aplicados foram o inquérito por questionário, aplicado aos elementos da equipa (visão operacional), e o inquérito por entrevista, aplicado à coordenadora (visão pedagógica) e directora (visão institucional). Os resultados obtidos permitiram concluir que: os recursos tecnológicos presentes na escola e as competências no domínio das TIC dos elementos da equipa são barreiras ultrapassadas; persistem barreiras relacionadas com os órgãos de gestão da escola/CNO; a formação dos docentes se afigura insuficiente e desadequada às necessidades; o fraco domínio das TIC e a falta de equipamento informático dos candidatos são outros obstáculos à utilização das TMeL. Do estudo em questão emergem novas linhas de investigação que permitem aprofundar esta problemática, nomeadamente ao nível da visão dos “alunos”, necessidades formativas, estratégias de gestão na escola, etc.This exploratory research investigates the possibility of using the E-Learning Technologies and Methodologies (EL-TM) in the adults’ competencies recognition at a distance in the Competencies Recognition Process (CRP), in a New Opportunities Center (NOC), within the Adults Education and Training Courses (AETC). The research questions relate to the perception of the advantages and disadvantages (feasibility) of the use of EL-TM in the CRP process; the digital skills of the team members; the consciousness of the team’s level of training and training needs; the team’s practices concerning the use of EL-TM and the correlation between the usage of EL-TM in the CRP and the recognition of competencies at a distance. A NOC nine members’ team participated in this research, including the NOC’s director and coordinator. A hybrid methodological approach was used in this research and the instruments used were the questionnaire, applied to the team members (operational point of view), and the interview, applied to the coordinator (pedagogical point of view) and the director (institutional point of view). The collected data show that the school’s technological resources and the team member’s digital skills no longer are obstacles to the use of the EL-TM. Nevertheless, obstacles related to the school/NOC management still persist. Also the teacher’s training is considered insufficient and not adequate to the needs. The candidates’ low digital skills and the lack of computer equipment are other obstacles to the use of the EL-TM. New lines of investigation that will allow exploring this subject emerge from this research, namely the “students” view, the training needs, the school management strategies, among others.Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-Repositório da Universidade de LisboaFélix, Pedro Miguel Pimentel2013-09-11T09:45:05Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9124porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:24.244728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
title Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
spellingShingle Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
Félix, Pedro Miguel Pimentel
Educação e formação de adultos
Tecnologias e metodologias em e-learning
Processo de reconhecimento
Validação e certificação de competências
Reconhecimento de competências a distância
Teses de mestrado - 2012
title_short Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
title_full Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
title_fullStr Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
title_full_unstemmed Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
title_sort Longe da vista, perto da validação?: as tecnologias e metodologias de e-learning no reconhecimento de competências a distância nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, no âmbito da educação e formação de adultos
author Félix, Pedro Miguel Pimentel
author_facet Félix, Pedro Miguel Pimentel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Pedro Miguel Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e formação de adultos
Tecnologias e metodologias em e-learning
Processo de reconhecimento
Validação e certificação de competências
Reconhecimento de competências a distância
Teses de mestrado - 2012
topic Educação e formação de adultos
Tecnologias e metodologias em e-learning
Processo de reconhecimento
Validação e certificação de competências
Reconhecimento de competências a distância
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-Learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-09-11T09:45:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9124
url http://hdl.handle.net/10451/9124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227842727936