Preditores do bem-estar em crianças e adolescentes : um estudo em escolas do Norte do País
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20824 |
Resumo: | O Bem-estar prende-se com grau em que cada pessoa julga a qualidade de sua vida favoravelmente como um todo, uma avaliação que está intimamente ligada à forma como o indivíduo é capaz de lidar e absorver a ocorrência de episódios de sua vida. No entanto, tem sido menos estudado junto dos mais novos, nomeadamente junto de crianças e adolescentes, ao qual a presente investigação propõe-se estudar os preditores do bem-estar em crianças e adolescentes portugueses do cavado. Para isso, foi realizado um estudo transversal, descritivo e correlacional, com o recurso a um instrumento de auto-relato junto de uma amostra de 330 sujeitos, pertencentes às escolas do Norte do país. Através dos resultados foi possível perceber que à medida que a idade aumenta o bem-estar diminui, e que existe diferenças entre género em variáveis específicas como na escola. Ainda, foi possível verificar que a família, tempo de lazer (prática de exercício físico apresentam uma relação significativa com o bem-estar. Por fim foi encontrado um modelo significativo que integra 12 preditores explicativos do bem-estar geral em crianças e adolescentes, centrando-se nas variáveis escola, família, amigos, habitação, bens-materiais, self, abrangendo desta forma as principais áreas do desenvolvimento e de suporto de ser humano. |
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Preditores do bem-estar em crianças e adolescentes : um estudo em escolas do Norte do PaísBem-estar subjetivoPreditores bem-estarFamíliaBens-materiaisAmigosPreditorsSubjective well-beingChildrenFriendsSchoolDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO Bem-estar prende-se com grau em que cada pessoa julga a qualidade de sua vida favoravelmente como um todo, uma avaliação que está intimamente ligada à forma como o indivíduo é capaz de lidar e absorver a ocorrência de episódios de sua vida. No entanto, tem sido menos estudado junto dos mais novos, nomeadamente junto de crianças e adolescentes, ao qual a presente investigação propõe-se estudar os preditores do bem-estar em crianças e adolescentes portugueses do cavado. Para isso, foi realizado um estudo transversal, descritivo e correlacional, com o recurso a um instrumento de auto-relato junto de uma amostra de 330 sujeitos, pertencentes às escolas do Norte do país. Através dos resultados foi possível perceber que à medida que a idade aumenta o bem-estar diminui, e que existe diferenças entre género em variáveis específicas como na escola. Ainda, foi possível verificar que a família, tempo de lazer (prática de exercício físico apresentam uma relação significativa com o bem-estar. Por fim foi encontrado um modelo significativo que integra 12 preditores explicativos do bem-estar geral em crianças e adolescentes, centrando-se nas variáveis escola, família, amigos, habitação, bens-materiais, self, abrangendo desta forma as principais áreas do desenvolvimento e de suporto de ser humano.Well-being describes the degree to which a person evaluates their quality of life as a whole. This evaluation is deeply connected to the way an individual manages to deal with and process all the events of his/her life. However, this dimension has seldom been studied among children and teenagers. Therefore, this paper aims to study the preditors of well-being in portuguese children and teenagers living in the Cávado region. To that effect, a transversal, descriptive and correlational study was carried out by employing a self-report tool among a sample of 330 subjects, students of several schools in the North of Portugal. After considering the results, it was possible to conclude that well-being decreases as one gets older, and that there are considerable gender differences in a school-setting. It was also possible to conclude that family, leisure time and physical exercise were positively related to well-being. 12 explicative models were discovered with a potential to explain well-being among the considered population, focused on specific variables - school, family, friends, housing, personal posessions, self - that gather some of the main areas of the human being's development and interpersonal support.Dias, Paulo César AzevedoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Diana Janete Lopes2016-10-04T13:09:06Z2016-03-0320152016-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20824TID:201557100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:45Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:15.333202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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