Vinculação, personalidade e funcionamento familiar em estudantes universitários deslocados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6625 |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo apurar de que forma a vinculação, a personalidade e o funcionamento familiar influenciam a adaptação ao ensino superior e o percurso académico. Neste estudo participaram 60 indivíduos (21 do sexo masculino e 39 do sexo feminino), com idade compreendida entre os 18 e os 34 anos e com idade média de 22,65 anos. Para avaliara as variáveis os instrumentos utilizados foram as escalas EVA para avaliar o padrão de vinculação do indivíduo, BFI para avaliação da personalidade e FACES IV para avaliação do funcionamento familiar. Os resultados indicam que a adaptação ao ensino superior e a vontade de prosseguir os estudos são influenciados por fatores da personalidade, vinculação e funcionamento familiar. |
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Vinculação, personalidade e funcionamento familiar em estudantes universitários deslocadosPSICOLOGIAESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSPERSONALIDADEVINCULAÇÃORELAÇÕES FAMILIARESFAMÍLIAPSYCHOLOGYCOLLEGE STUDENTSPERSONALITYATTACHMENTFAMILY RELATIONSHIPSFAMILYEsta investigação tem como objetivo apurar de que forma a vinculação, a personalidade e o funcionamento familiar influenciam a adaptação ao ensino superior e o percurso académico. Neste estudo participaram 60 indivíduos (21 do sexo masculino e 39 do sexo feminino), com idade compreendida entre os 18 e os 34 anos e com idade média de 22,65 anos. Para avaliara as variáveis os instrumentos utilizados foram as escalas EVA para avaliar o padrão de vinculação do indivíduo, BFI para avaliação da personalidade e FACES IV para avaliação do funcionamento familiar. Os resultados indicam que a adaptação ao ensino superior e a vontade de prosseguir os estudos são influenciados por fatores da personalidade, vinculação e funcionamento familiar.This research aims to determinate how the attachment, personality and family function influence the adaptation to higher education and academic route. In this study participated 60 individuals (21 males and 39 females), with ages between 18 and 34 years-old. To evaluate the variables were used the scales EVA to evaluate attachment, BFI to evaluate personality and FACES IV to evaluate family function. The results indicate that the adaptation to university and the will to precede the academic route are influenced by personality, attachment and family function.2015-09-02T08:51:36Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6625TID:201227614pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ângela Carina Sousa reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:03Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:07.566889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta investigação tem como objetivo apurar de que forma a vinculação, a personalidade e o funcionamento familiar influenciam a adaptação ao ensino superior e o percurso académico. Neste estudo participaram 60 indivíduos (21 do sexo masculino e 39 do sexo feminino), com idade compreendida entre os 18 e os 34 anos e com idade média de 22,65 anos. Para avaliara as variáveis os instrumentos utilizados foram as escalas EVA para avaliar o padrão de vinculação do indivíduo, BFI para avaliação da personalidade e FACES IV para avaliação do funcionamento familiar. Os resultados indicam que a adaptação ao ensino superior e a vontade de prosseguir os estudos são influenciados por fatores da personalidade, vinculação e funcionamento familiar. |
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