Importância de estabelecer e gerir relações nas redes sociais: caso das empresas portuguesas e brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Daniela Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8891
Resumo: Com o aumento da competitividade no mercado, os consumidores são bombardeados com campanhas de marketing e publicidade, como tentativa das empresas para alcançar um lugar na mente do consumidor. Actualmente, as redes sociais proporcionam inúmeras formas de os públicos se envolverem com as organizações. Por esse motivo, desde que as redes sociais permitiram que as empresas criassem perfis e se tornassem membros activos, as empresas começaram a integrar esse tipo de estratégias nos seus programas de relações públicas. Esta dissertação procurará assim, analisar as estratégias online para a construção e manutenção de relações com os públicos, numa perspectiva multicultural. Recorrendo às listas das maiores empresas em Portugal e no Brasil, serão aleatoriamente selecionadas 100 de cada país, para que as suas páginas do Facebook sejam analisadas segundo critérios específicos, assim como as publicações feitas pelas próprias empresas e pelos seus públicos. Com uma amostra total constituída por 93 páginas oficiais do Facebook, dos dois países, e pelas respectivas publicações, realizar-se-á uma análise no sentido de procurar identificar a presença de indicadores que representem estratégias online de divulgação, disseminação e interactividade. Posteriormente tentar-se-á verificar a existência de um padrão a seguir pela maioria das empresas, bem como analisar as diferenças ou semelhanças existentes entre os dois países na forma como conduzem as relações públicas nas redes sociais, relacionando-as com as diferenças culturais que possam existir entre Portugal e o Brasil.
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