Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Aprendendo hábitos alimentares saudáveis – um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Catarina Rodrigues dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3759
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e centra-se em duas distintas dimensões: a reflexiva e a investigativa. Na dimensão reflexiva encontram-se reflexões críticas e fundamentadas que apresentam as minhas experiências, descobertas e aprendizagens mais significativas ao longo dos diferentes contextos de intervenção, particularmente no contexto de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado numa turma de 2.º ano de escolaridade. Trata-se de um estudo caso que se situa num paradigma “sócio-crítico”. Após compreender o conhecimento destas crianças acerca de uma alimentação saudável e as suas preferências delineou-se uma sequência de propostas educativas de modo a promover entre os alunos hábitos alimentares saudáveis. O principal objetivo deste estudo visa avaliar o impacto dessas propostas educativas, de modo a adotar ações que permitam a melhoria dos conhecimentos e dos hábitos alimentares das crianças. Para o efeito, os dados recolhidos através de questionários, entrevistas, produções dos alunos permitiram encontrar categorias de registo e análise de modo a inferir que as crianças em estudo modificaram comportamentos alimentares, ingerindo fruta ao lanche. Os resultados também revelaram, que apesar de possuírem um maior conhecimento relativo a hábitos e preferências alimentares saudáveis, admitem que não vão alterar os seus hábitos alimentares, embora assumam o consumo em menores quantidades ou em menos vezes, de alimentos menos saudáveis. Os resultados, indiciam que estratégias pedagógicas diversificadas podem contribuir para a aprendizagem, tomada de consciência e alteração de hábitos alimentares saudáveis. Estes resultados reforçam a importância da coexistência da Educação para a Saúde num Currículo multidisciplinar, também como, edificam o papel do professor na orientação e fomentação de atitudes alimentares saudáveis nas crianças.
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