Mapping the CoLiver customer journey: the case study of Selina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81574 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Gestão e Negócios |
id |
RCAP_996aa3527ae2efb973825e6e9b1bf5f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mapping the CoLiver customer journey: the case study of SelinaMapear a jornada do consumidor CoLiver: o estudo de caso do SelinaCo-livingCustomer journey mapCo-workingDigital nomadsCo-workingMapa da jornada do consumidorNómadas digitaisCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Gestão e NegóciosIn 2020, global labor markets were severely impacted by the Covid-19 pandemic. The immediate and frequently intense effects were that millions of people were dismissed or lost their jobs, while others quickly adjusted to working from home when their workplaces shut down. This pandemic accelerated new trends, one of them being: remote work. The purpose of this report is to present and analyze an internship at Selina Porto in the Marketing & Experience department. During the internship, I started investing my time into learning more about a specific product Selina has, CoLive. I immediately started realizing the sales growth of this product since 2019 with a highest point in the end of 2020. Later on I began doing literature research about co-living and co-working and noticed the existence of a a gap when it comes to mapping the journey of this type of audience that purchases this product and that plans living accordingly to this lifestyle. That being said, a study was developed based on qualitative research by semi-structured in-depth interviews to a specific type of customer usually named as CoLiver. This research allowed the creation of a customer journey map analyzing five different phases. It also aims to critically examine how strategies are implemented and what adjustments can be done to contribute for the product success. The study assessed the following research questions (RQ): RQ1) the most important information sources and communication channels that contribute to increase the awareness of the co-living operators and destinations (awareness stage); RQ2) the major motivators and trigger events that drive people to adopt the digital nomadism lifestyle (consideration stage); RQ3) the selection criteria supporting the choice decision of destinations and co-living spaces and the minimum requisites regarding the living, working and social needs (planning stage); RQ4) the positive touchpoints that generate unique memorable emotions leveraging the satisfaction and the negative ones that provoke dissatisfaction (experience stage); RQ5) the main motivators to turn CoLivers into advocates (advocacy stage).Em 2020, os mercados de trabalho globais foram severamente impactados pela pandemia de Covid-19. Os efeitos imediatos e frequentemente afetaram milhões de pessoas que foram demitidas ou perderam os seus empregos, enquanto outras se adaptaram rapidamente ao teletrabalho quando os seus locais de trabalho encerram. A pandemia acelerou novas tendências, sendo uma delas: o trabalho remoto. O objetivo deste relatório é apresentar e analisar um estágio desenvolvido no Selina Porto no departamento de Marketing & Experience. Durante o estágio, investi o meu tempo na aprendizagem de um produto específico do Selina, o CoLive. Imediatamente comecei a perceber o crescimento das vendas deste produto desde 2019 com ponto mais alto no final de 2020. Mais tarde comecei a fazer pesquisas bibliográficas sobre co-living e co-working e percebi a existência de uma lacuna na literatura no mapeamento da jornada do consumidor que compra o produto e que planeia viver de acordo com este estilo de vida. Dito isto, desenvolveu-se um estudo baseado numa pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade semiestruturadas a um tipo específico de cliente denominado de CoLiver. Esta pesquisa permitiu a criação de um mapa da jornada do consumidor analisando cinco fases diferentes. Também visa analisar criticamente como as estratégias implementadas e os ajustes a ser feitos, contribuindo assim para o sucesso do produto. O estudo avaliou as seguintes questões de investigação (QI): QI1) as fontes de informação e canais de comunicação mais importantes que contribuem para aumentar a sensibilização dos operadores co-living e destinos (fase de sensibilização); QI2) os principais motivadores e eventos desencadeadores que levam as pessoas a adotarem o estilo de vida do nomadismo digital (fase de consideração); QI3) os critérios de seleção que apoiam a decisão de escolha de destinos e espaços de convivência e os requisitos mínimos relativos às necessidades de vida, trabalho e sociais (fase de planeamento); QI4) os pontos de contato positivos que geram emoções memoráveis únicas alavancando a satisfação e os negativos que provocam insatisfação (etapa da experiência); QI5) os principais fatores motivadores para transformar os CoLivers em defensores (fase de advocacy).Azevedo, António Joaquim Araújo deUniversidade do MinhoPacheco, Catarina Carvalho2022-07-262022-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81574eng203061152info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:14.970692Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapping the CoLiver customer journey: the case study of Selina Mapear a jornada do consumidor CoLiver: o estudo de caso do Selina |
title |
Mapping the CoLiver customer journey: the case study of Selina |
spellingShingle |
Mapping the CoLiver customer journey: the case study of Selina Pacheco, Catarina Carvalho Co-living Customer journey map Co-working Digital nomads Co-working Mapa da jornada do consumidor Nómadas digitais Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Mapping the CoLiver customer journey: the case study of Selina |
title_full |
Mapping the CoLiver customer journey: the case study of Selina |
title_fullStr |
Mapping the CoLiver customer journey: the case study of Selina |
title_full_unstemmed |
Mapping the CoLiver customer journey: the case study of Selina |
title_sort |
Mapping the CoLiver customer journey: the case study of Selina |
author |
Pacheco, Catarina Carvalho |
author_facet |
Pacheco, Catarina Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, António Joaquim Araújo de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Catarina Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Co-living Customer journey map Co-working Digital nomads Co-working Mapa da jornada do consumidor Nómadas digitais Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Co-living Customer journey map Co-working Digital nomads Co-working Mapa da jornada do consumidor Nómadas digitais Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Gestão e Negócios |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26 2022-07-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81574 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203061152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133002697015296 |