Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira de Jesus Gonçalves, Claudiana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lenine Silva Temporim, Davi, dos Santos Mota, Igor, Almeida de Oliveira, Iranildes, de Souza dos Santos, Michelle, Souza e Sousa, Rianne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.2914
Resumo: O contexto de pandemia nos impôs uma realidade educacional de transformação de paradigmas num espaço de tempo muito curto. Quase à velocidade da luz, tivemos que tomar decisões que mexeram com as estruturas do nosso fazer pedagógico e de como nos relacionamos com o mundo. A nossa rotina, profissional e pessoal, mudou drasticamente e, nesse movimento, escancararam-se as desigualdades e as dificuldades de acesso a bens básicos para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial: as tecnologias digitais e a internet. Este trabalho se ambienta nessa realidade, com o intuito de apresentar uma proposta de uso de plataformas on-line nos cursos de línguas estrangeiras desenvolvidos em dois programas de ensino-aprendizagem de línguas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Demonstraremos em que medida o Zoom e o Facebook nos foram úteis nesse contexto educativo.
id RCAP_996d21acf28ec0068f55f5b8b94a9f9a
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possívelLanguage teaching-learning using Zoom and Facebook: a possible realityArtigosO contexto de pandemia nos impôs uma realidade educacional de transformação de paradigmas num espaço de tempo muito curto. Quase à velocidade da luz, tivemos que tomar decisões que mexeram com as estruturas do nosso fazer pedagógico e de como nos relacionamos com o mundo. A nossa rotina, profissional e pessoal, mudou drasticamente e, nesse movimento, escancararam-se as desigualdades e as dificuldades de acesso a bens básicos para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial: as tecnologias digitais e a internet. Este trabalho se ambienta nessa realidade, com o intuito de apresentar uma proposta de uso de plataformas on-line nos cursos de línguas estrangeiras desenvolvidos em dois programas de ensino-aprendizagem de línguas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Demonstraremos em que medida o Zoom e o Facebook nos foram úteis nesse contexto educativo.The pandemic context has imposed on us an educational reality of paradigm transformation in a very short space of time. Almost at the speed of light, we had to make decisions that moved the structures of our pedagogical practice and our ways of engagement with our peers. Our professional and personal routines have changed drastically and, in this movement, inequalities have been opened up and realities have imposed on us from difficulties in accessing basic goods to emergency remote teaching, such as digital technologies and the Internet. This work is set to this reality and intends to present a proposal for the use of online platforms in foreign language courses developed in two Language Teaching-Learning Programs at the State University of Feira de Santana, in a context where access to quality internet is scarce. Consequently, we have demonstrated how Zoom and Facebook have been useful for us in this educational context.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2914por2184-562XFerreira de Jesus Gonçalves, ClaudianaLenine Silva Temporim, Davidos Santos Mota, IgorAlmeida de Oliveira, Iranildesde Souza dos Santos, MichelleSouza e Sousa, Rianneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:57Zoai:journals.uminho.pt:article/2914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:09.441386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível
Language teaching-learning using Zoom and Facebook: a possible reality
title Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível
spellingShingle Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível
Ferreira de Jesus Gonçalves, Claudiana
Artigos
title_short Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível
title_full Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível
title_fullStr Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível
title_full_unstemmed Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível
title_sort Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível
author Ferreira de Jesus Gonçalves, Claudiana
author_facet Ferreira de Jesus Gonçalves, Claudiana
Lenine Silva Temporim, Davi
dos Santos Mota, Igor
Almeida de Oliveira, Iranildes
de Souza dos Santos, Michelle
Souza e Sousa, Rianne
author_role author
author2 Lenine Silva Temporim, Davi
dos Santos Mota, Igor
Almeida de Oliveira, Iranildes
de Souza dos Santos, Michelle
Souza e Sousa, Rianne
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira de Jesus Gonçalves, Claudiana
Lenine Silva Temporim, Davi
dos Santos Mota, Igor
Almeida de Oliveira, Iranildes
de Souza dos Santos, Michelle
Souza e Sousa, Rianne
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O contexto de pandemia nos impôs uma realidade educacional de transformação de paradigmas num espaço de tempo muito curto. Quase à velocidade da luz, tivemos que tomar decisões que mexeram com as estruturas do nosso fazer pedagógico e de como nos relacionamos com o mundo. A nossa rotina, profissional e pessoal, mudou drasticamente e, nesse movimento, escancararam-se as desigualdades e as dificuldades de acesso a bens básicos para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial: as tecnologias digitais e a internet. Este trabalho se ambienta nessa realidade, com o intuito de apresentar uma proposta de uso de plataformas on-line nos cursos de línguas estrangeiras desenvolvidos em dois programas de ensino-aprendizagem de línguas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Demonstraremos em que medida o Zoom e o Facebook nos foram úteis nesse contexto educativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.2914
url https://doi.org/10.21814/h2d.2914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999106637824