Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/h2d.2914 |
Resumo: | O contexto de pandemia nos impôs uma realidade educacional de transformação de paradigmas num espaço de tempo muito curto. Quase à velocidade da luz, tivemos que tomar decisões que mexeram com as estruturas do nosso fazer pedagógico e de como nos relacionamos com o mundo. A nossa rotina, profissional e pessoal, mudou drasticamente e, nesse movimento, escancararam-se as desigualdades e as dificuldades de acesso a bens básicos para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial: as tecnologias digitais e a internet. Este trabalho se ambienta nessa realidade, com o intuito de apresentar uma proposta de uso de plataformas on-line nos cursos de línguas estrangeiras desenvolvidos em dois programas de ensino-aprendizagem de línguas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Demonstraremos em que medida o Zoom e o Facebook nos foram úteis nesse contexto educativo. |
id |
RCAP_996d21acf28ec0068f55f5b8b94a9f9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/2914 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possívelLanguage teaching-learning using Zoom and Facebook: a possible realityArtigosO contexto de pandemia nos impôs uma realidade educacional de transformação de paradigmas num espaço de tempo muito curto. Quase à velocidade da luz, tivemos que tomar decisões que mexeram com as estruturas do nosso fazer pedagógico e de como nos relacionamos com o mundo. A nossa rotina, profissional e pessoal, mudou drasticamente e, nesse movimento, escancararam-se as desigualdades e as dificuldades de acesso a bens básicos para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial: as tecnologias digitais e a internet. Este trabalho se ambienta nessa realidade, com o intuito de apresentar uma proposta de uso de plataformas on-line nos cursos de línguas estrangeiras desenvolvidos em dois programas de ensino-aprendizagem de línguas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Demonstraremos em que medida o Zoom e o Facebook nos foram úteis nesse contexto educativo.The pandemic context has imposed on us an educational reality of paradigm transformation in a very short space of time. Almost at the speed of light, we had to make decisions that moved the structures of our pedagogical practice and our ways of engagement with our peers. Our professional and personal routines have changed drastically and, in this movement, inequalities have been opened up and realities have imposed on us from difficulties in accessing basic goods to emergency remote teaching, such as digital technologies and the Internet. This work is set to this reality and intends to present a proposal for the use of online platforms in foreign language courses developed in two Language Teaching-Learning Programs at the State University of Feira de Santana, in a context where access to quality internet is scarce. Consequently, we have demonstrated how Zoom and Facebook have been useful for us in this educational context.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2914por2184-562XFerreira de Jesus Gonçalves, ClaudianaLenine Silva Temporim, Davidos Santos Mota, IgorAlmeida de Oliveira, Iranildesde Souza dos Santos, MichelleSouza e Sousa, Rianneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:57Zoai:journals.uminho.pt:article/2914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:09.441386Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível Language teaching-learning using Zoom and Facebook: a possible reality |
title |
Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível Ferreira de Jesus Gonçalves, Claudiana Artigos |
title_short |
Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível |
title_full |
Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de línguas utilizando Zoom e Facebook: uma realidade possível |
author |
Ferreira de Jesus Gonçalves, Claudiana |
author_facet |
Ferreira de Jesus Gonçalves, Claudiana Lenine Silva Temporim, Davi dos Santos Mota, Igor Almeida de Oliveira, Iranildes de Souza dos Santos, Michelle Souza e Sousa, Rianne |
author_role |
author |
author2 |
Lenine Silva Temporim, Davi dos Santos Mota, Igor Almeida de Oliveira, Iranildes de Souza dos Santos, Michelle Souza e Sousa, Rianne |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira de Jesus Gonçalves, Claudiana Lenine Silva Temporim, Davi dos Santos Mota, Igor Almeida de Oliveira, Iranildes de Souza dos Santos, Michelle Souza e Sousa, Rianne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O contexto de pandemia nos impôs uma realidade educacional de transformação de paradigmas num espaço de tempo muito curto. Quase à velocidade da luz, tivemos que tomar decisões que mexeram com as estruturas do nosso fazer pedagógico e de como nos relacionamos com o mundo. A nossa rotina, profissional e pessoal, mudou drasticamente e, nesse movimento, escancararam-se as desigualdades e as dificuldades de acesso a bens básicos para o desenvolvimento do ensino remoto emergencial: as tecnologias digitais e a internet. Este trabalho se ambienta nessa realidade, com o intuito de apresentar uma proposta de uso de plataformas on-line nos cursos de línguas estrangeiras desenvolvidos em dois programas de ensino-aprendizagem de línguas da Universidade Estadual de Feira de Santana. Demonstraremos em que medida o Zoom e o Facebook nos foram úteis nesse contexto educativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/h2d.2914 |
url |
https://doi.org/10.21814/h2d.2914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-562X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UMinho Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129999106637824 |