Do canetão ao "zoom"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/6768 |
Resumo: | O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia discute as metodologias de ensino remoto adotadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Nova Roma do Sul, RS, durante o período de pandemia. Por isso, esta monografia inicia com a análise de seis documentos das orientações legais sobre o uso de metodologias de ensino remoto, atualização do calendário escolar e o possível retorno às aulas presenciais. Além disso, no decorrer do trabalho, pôde-se entender que a Metodologia da Construção do Conhecimento em Sala de Aula, de Celso Vasconcellos, metodologia esta utilizada pelos profissionais no canetão e no quadro branco, continuou sendo utilizada durante o período pandêmico na escola através da ferramenta "zoom". Para a elaboração deste, fez-se presente a pesquisa participante, utilizando como instrumento de pesquisa as cartas pedagógicas entregues para as professoras, direção e coordenação da escola: essas cartas foram analisadas e com elas foi possível observar os desafios, dificuldades, aprendizagens, superação e dúvidas a respeito da metodologia de aulas remotas. O que está nítido, mas nem todos percebem, é que as aulas remotas foram uma metodologia que permitiu dar continuidade aos estudos das crianças matriculadas naquela escola de ensino fundamental e em tantas outras partes do país. Ainda assim, a metodologia remota e seu sucesso foi possível devido ao vínculo professor-aluno que já havia sido estabelecido inicialmente no espaço presencial sala de aula [resumo fornecido pelo autor]. |
id |
UCS_0e07a9246879a9337aa76bfefdb3a26b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/6768 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santi, LuizaNeves, Mara dos SantosCosta, Flávia FernandaWelter, Cristiane Backes2021-01-15T19:40:04Z2021-01-15T19:40:04Z2020-12-182020-12-10https://repositorio.ucs.br/11338/6768O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia discute as metodologias de ensino remoto adotadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Nova Roma do Sul, RS, durante o período de pandemia. Por isso, esta monografia inicia com a análise de seis documentos das orientações legais sobre o uso de metodologias de ensino remoto, atualização do calendário escolar e o possível retorno às aulas presenciais. Além disso, no decorrer do trabalho, pôde-se entender que a Metodologia da Construção do Conhecimento em Sala de Aula, de Celso Vasconcellos, metodologia esta utilizada pelos profissionais no canetão e no quadro branco, continuou sendo utilizada durante o período pandêmico na escola através da ferramenta "zoom". Para a elaboração deste, fez-se presente a pesquisa participante, utilizando como instrumento de pesquisa as cartas pedagógicas entregues para as professoras, direção e coordenação da escola: essas cartas foram analisadas e com elas foi possível observar os desafios, dificuldades, aprendizagens, superação e dúvidas a respeito da metodologia de aulas remotas. O que está nítido, mas nem todos percebem, é que as aulas remotas foram uma metodologia que permitiu dar continuidade aos estudos das crianças matriculadas naquela escola de ensino fundamental e em tantas outras partes do país. Ainda assim, a metodologia remota e seu sucesso foi possível devido ao vínculo professor-aluno que já havia sido estabelecido inicialmente no espaço presencial sala de aula [resumo fornecido pelo autor].EducaçãoEnsino - MetodologiaEnsino fundamentalTecnologia educacionalDo canetão ao "zoom"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-17ORIGINALTCC Luiza Santi.pdfTCC Luiza Santi.pdfapplication/pdf973309https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/1/TCC%20Luiza%20Santi.pdfe7ca56333acb51ad430241a975764adfMD51TEXTTCC Luiza Santi.pdf.txtTCC Luiza Santi.pdf.txtExtracted texttext/plain99152https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/2/TCC%20Luiza%20Santi.pdf.txt87aadde5e4a4c208b9fec631360a3ffeMD52THUMBNAILTCC Luiza Santi.pdf.jpgTCC Luiza Santi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/3/TCC%20Luiza%20Santi.pdf.jpge73b4efeb0297372c5abc8820844661aMD5311338/67682021-05-07 14:13:26.049oai:repositorio.ucs.br:11338/6768Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-05-06T10:06:15.573562Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do canetão ao "zoom" |
title |
Do canetão ao "zoom" |
spellingShingle |
Do canetão ao "zoom" Santi, Luiza Educação Ensino - Metodologia Ensino fundamental Tecnologia educacional |
title_short |
Do canetão ao "zoom" |
title_full |
Do canetão ao "zoom" |
title_fullStr |
Do canetão ao "zoom" |
title_full_unstemmed |
Do canetão ao "zoom" |
title_sort |
Do canetão ao "zoom" |
author |
Santi, Luiza |
author_facet |
Santi, Luiza |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Neves, Mara dos Santos Costa, Flávia Fernanda |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santi, Luiza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
contributor_str_mv |
Welter, Cristiane Backes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino - Metodologia Ensino fundamental Tecnologia educacional |
topic |
Educação Ensino - Metodologia Ensino fundamental Tecnologia educacional |
description |
O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia discute as metodologias de ensino remoto adotadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Nova Roma do Sul, RS, durante o período de pandemia. Por isso, esta monografia inicia com a análise de seis documentos das orientações legais sobre o uso de metodologias de ensino remoto, atualização do calendário escolar e o possível retorno às aulas presenciais. Além disso, no decorrer do trabalho, pôde-se entender que a Metodologia da Construção do Conhecimento em Sala de Aula, de Celso Vasconcellos, metodologia esta utilizada pelos profissionais no canetão e no quadro branco, continuou sendo utilizada durante o período pandêmico na escola através da ferramenta "zoom". Para a elaboração deste, fez-se presente a pesquisa participante, utilizando como instrumento de pesquisa as cartas pedagógicas entregues para as professoras, direção e coordenação da escola: essas cartas foram analisadas e com elas foi possível observar os desafios, dificuldades, aprendizagens, superação e dúvidas a respeito da metodologia de aulas remotas. O que está nítido, mas nem todos percebem, é que as aulas remotas foram uma metodologia que permitiu dar continuidade aos estudos das crianças matriculadas naquela escola de ensino fundamental e em tantas outras partes do país. Ainda assim, a metodologia remota e seu sucesso foi possível devido ao vínculo professor-aluno que já havia sido estabelecido inicialmente no espaço presencial sala de aula [resumo fornecido pelo autor]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-15T19:40:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-15T19:40:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/11338/6768 |
url |
https://repositorio.ucs.br/11338/6768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/1/TCC%20Luiza%20Santi.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/2/TCC%20Luiza%20Santi.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/3/TCC%20Luiza%20Santi.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7ca56333acb51ad430241a975764adf 87aadde5e4a4c208b9fec631360a3ffe e73b4efeb0297372c5abc8820844661a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813258459478491136 |