Do canetão ao "zoom"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santi, Luiza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/6768
Resumo: O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia discute as metodologias de ensino remoto adotadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Nova Roma do Sul, RS, durante o período de pandemia. Por isso, esta monografia inicia com a análise de seis documentos das orientações legais sobre o uso de metodologias de ensino remoto, atualização do calendário escolar e o possível retorno às aulas presenciais. Além disso, no decorrer do trabalho, pôde-se entender que a Metodologia da Construção do Conhecimento em Sala de Aula, de Celso Vasconcellos, metodologia esta utilizada pelos profissionais no canetão e no quadro branco, continuou sendo utilizada durante o período pandêmico na escola através da ferramenta "zoom". Para a elaboração deste, fez-se presente a pesquisa participante, utilizando como instrumento de pesquisa as cartas pedagógicas entregues para as professoras, direção e coordenação da escola: essas cartas foram analisadas e com elas foi possível observar os desafios, dificuldades, aprendizagens, superação e dúvidas a respeito da metodologia de aulas remotas. O que está nítido, mas nem todos percebem, é que as aulas remotas foram uma metodologia que permitiu dar continuidade aos estudos das crianças matriculadas naquela escola de ensino fundamental e em tantas outras partes do país. Ainda assim, a metodologia remota e seu sucesso foi possível devido ao vínculo professor-aluno que já havia sido estabelecido inicialmente no espaço presencial sala de aula [resumo fornecido pelo autor].
id UCS_0e07a9246879a9337aa76bfefdb3a26b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/6768
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Santi, LuizaNeves, Mara dos SantosCosta, Flávia FernandaWelter, Cristiane Backes2021-01-15T19:40:04Z2021-01-15T19:40:04Z2020-12-182020-12-10https://repositorio.ucs.br/11338/6768O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia discute as metodologias de ensino remoto adotadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Nova Roma do Sul, RS, durante o período de pandemia. Por isso, esta monografia inicia com a análise de seis documentos das orientações legais sobre o uso de metodologias de ensino remoto, atualização do calendário escolar e o possível retorno às aulas presenciais. Além disso, no decorrer do trabalho, pôde-se entender que a Metodologia da Construção do Conhecimento em Sala de Aula, de Celso Vasconcellos, metodologia esta utilizada pelos profissionais no canetão e no quadro branco, continuou sendo utilizada durante o período pandêmico na escola através da ferramenta "zoom". Para a elaboração deste, fez-se presente a pesquisa participante, utilizando como instrumento de pesquisa as cartas pedagógicas entregues para as professoras, direção e coordenação da escola: essas cartas foram analisadas e com elas foi possível observar os desafios, dificuldades, aprendizagens, superação e dúvidas a respeito da metodologia de aulas remotas. O que está nítido, mas nem todos percebem, é que as aulas remotas foram uma metodologia que permitiu dar continuidade aos estudos das crianças matriculadas naquela escola de ensino fundamental e em tantas outras partes do país. Ainda assim, a metodologia remota e seu sucesso foi possível devido ao vínculo professor-aluno que já havia sido estabelecido inicialmente no espaço presencial sala de aula [resumo fornecido pelo autor].EducaçãoEnsino - MetodologiaEnsino fundamentalTecnologia educacionalDo canetão ao "zoom"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário de Caxias do Sul2020-12-17ORIGINALTCC Luiza Santi.pdfTCC Luiza Santi.pdfapplication/pdf973309https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/1/TCC%20Luiza%20Santi.pdfe7ca56333acb51ad430241a975764adfMD51TEXTTCC Luiza Santi.pdf.txtTCC Luiza Santi.pdf.txtExtracted texttext/plain99152https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/2/TCC%20Luiza%20Santi.pdf.txt87aadde5e4a4c208b9fec631360a3ffeMD52THUMBNAILTCC Luiza Santi.pdf.jpgTCC Luiza Santi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/3/TCC%20Luiza%20Santi.pdf.jpge73b4efeb0297372c5abc8820844661aMD5311338/67682021-05-07 14:13:26.049oai:repositorio.ucs.br:11338/6768Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:13:26Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do canetão ao "zoom"
title Do canetão ao "zoom"
spellingShingle Do canetão ao "zoom"
Santi, Luiza
Educação
Ensino - Metodologia
Ensino fundamental
Tecnologia educacional
title_short Do canetão ao "zoom"
title_full Do canetão ao "zoom"
title_fullStr Do canetão ao "zoom"
title_full_unstemmed Do canetão ao "zoom"
title_sort Do canetão ao "zoom"
author Santi, Luiza
author_facet Santi, Luiza
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Neves, Mara dos Santos
Costa, Flávia Fernanda
dc.contributor.author.fl_str_mv Santi, Luiza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
contributor_str_mv Welter, Cristiane Backes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino - Metodologia
Ensino fundamental
Tecnologia educacional
topic Educação
Ensino - Metodologia
Ensino fundamental
Tecnologia educacional
description O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia discute as metodologias de ensino remoto adotadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Nova Roma do Sul, RS, durante o período de pandemia. Por isso, esta monografia inicia com a análise de seis documentos das orientações legais sobre o uso de metodologias de ensino remoto, atualização do calendário escolar e o possível retorno às aulas presenciais. Além disso, no decorrer do trabalho, pôde-se entender que a Metodologia da Construção do Conhecimento em Sala de Aula, de Celso Vasconcellos, metodologia esta utilizada pelos profissionais no canetão e no quadro branco, continuou sendo utilizada durante o período pandêmico na escola através da ferramenta "zoom". Para a elaboração deste, fez-se presente a pesquisa participante, utilizando como instrumento de pesquisa as cartas pedagógicas entregues para as professoras, direção e coordenação da escola: essas cartas foram analisadas e com elas foi possível observar os desafios, dificuldades, aprendizagens, superação e dúvidas a respeito da metodologia de aulas remotas. O que está nítido, mas nem todos percebem, é que as aulas remotas foram uma metodologia que permitiu dar continuidade aos estudos das crianças matriculadas naquela escola de ensino fundamental e em tantas outras partes do país. Ainda assim, a metodologia remota e seu sucesso foi possível devido ao vínculo professor-aluno que já havia sido estabelecido inicialmente no espaço presencial sala de aula [resumo fornecido pelo autor].
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-15T19:40:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-15T19:40:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/6768
url https://repositorio.ucs.br/11338/6768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/1/TCC%20Luiza%20Santi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/2/TCC%20Luiza%20Santi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6768/3/TCC%20Luiza%20Santi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e7ca56333acb51ad430241a975764adf
87aadde5e4a4c208b9fec631360a3ffe
e73b4efeb0297372c5abc8820844661a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308915058835456