Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Marta Lobo de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/8301
Resumo: Quando os homens chegavam ao ocaso da vida e sentiam a morte aproximar-se, faziam os seus testamentos, determinando as suas últimas vontades. Eram momentos de balanço das suas vidas, ocasião para falar abertamente do medo da morte, mas simultaneamente manter viva a esperança de salvar a sua alma. Muitos dos portugueses que emigraram para o Brasil no século XVIII, sobretudo os solteiros, tornaram a sua alma herdeira universal, deixando-lhe a fortuna que tinham feito na América portuguesa, enquanto outros a repartiram entre esta e os familiares, numa relação desigual que privilegiava a alma.
id RCAP_996d60bd201f9c9f5d0e4ae7ee1f397e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)Balance of lives, fear of death and hope in salvation: the wills of Portuguese emigrants to Brazil (XVII and XVIII century)AlmaBrasileirosMorteTestamentosBrazilianWillSoulPurgatoryCharityArts & HumanitiesQuando os homens chegavam ao ocaso da vida e sentiam a morte aproximar-se, faziam os seus testamentos, determinando as suas últimas vontades. Eram momentos de balanço das suas vidas, ocasião para falar abertamente do medo da morte, mas simultaneamente manter viva a esperança de salvar a sua alma. Muitos dos portugueses que emigraram para o Brasil no século XVIII, sobretudo os solteiros, tornaram a sua alma herdeira universal, deixando-lhe a fortuna que tinham feito na América portuguesa, enquanto outros a repartiram entre esta e os familiares, numa relação desigual que privilegiava a alma.Editora PUC MinasUniversidade do MinhoAraújo, Maria Marta Lobo de20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/8301porAraújo, M. M. L. de. (2006). Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (século XVIII). Cadernos De História, 8(9), 29-48. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/17301679-5636http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1730info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:00.062455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)
Balance of lives, fear of death and hope in salvation: the wills of Portuguese emigrants to Brazil (XVII and XVIII century)
title Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)
spellingShingle Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)
Araújo, Maria Marta Lobo de
Alma
Brasileiros
Morte
Testamentos
Brazilian
Will
Soul
Purgatory
Charity
Arts & Humanities
title_short Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)
title_full Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)
title_fullStr Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)
title_full_unstemmed Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)
title_sort Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (séculos XVII e XVIII)
author Araújo, Maria Marta Lobo de
author_facet Araújo, Maria Marta Lobo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Marta Lobo de
dc.subject.por.fl_str_mv Alma
Brasileiros
Morte
Testamentos
Brazilian
Will
Soul
Purgatory
Charity
Arts & Humanities
topic Alma
Brasileiros
Morte
Testamentos
Brazilian
Will
Soul
Purgatory
Charity
Arts & Humanities
description Quando os homens chegavam ao ocaso da vida e sentiam a morte aproximar-se, faziam os seus testamentos, determinando as suas últimas vontades. Eram momentos de balanço das suas vidas, ocasião para falar abertamente do medo da morte, mas simultaneamente manter viva a esperança de salvar a sua alma. Muitos dos portugueses que emigraram para o Brasil no século XVIII, sobretudo os solteiros, tornaram a sua alma herdeira universal, deixando-lhe a fortuna que tinham feito na América portuguesa, enquanto outros a repartiram entre esta e os familiares, numa relação desigual que privilegiava a alma.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/8301
url https://hdl.handle.net/1822/8301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, M. M. L. de. (2006). Balanços de vidas, medo da morte e esperança na salvação: os testamentos dos emigrantes portugueses para o Brasil (século XVIII). Cadernos De História, 8(9), 29-48. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1730
1679-5636
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/1730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132985312673792