Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de Alagoas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76810 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas) |
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Percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional: um estudo exploratório sobre experiências dos estudantes do Instituto Federal de AlagoasStudent pathways of international academic mobility: an exploratory study on the experiences of students at the Federal Institute of AlagoasGlobalizaçãoInternacionalização da educaçãoMobilidade acadêmica internacionalGlobalizationInternationalization of educationInternational academic mobilityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)A presente dissertação tem como objetivo analisar os percursos estudantis de mobilidade acadêmica internacional de sete alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) evidenciando suas experiências no exterior, a fim de constatar a aquisição de um capital simbólico, o capital cultural/conhecimento. O processo de internacionalização está cada vez mais evidente na educação superior. Nos Institutos Federais, embora muito se tenha avançado, é uma lacuna que carece de trabalhos para fortalecer e ampliar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação que vão além das fronteiras geográficas e linguísticas, por meio de diferentes formas de se internacionalizar. Diante do contexto da globalização, torna-se necessário entender os desafios que permeiam este processo por meio de políticas públicas que possibilitem as iniciativas de relacionamento com instituições estrangeiras, ampliando a visibilidade e competitividade no âmbito da educação profissional, tecnológica, pública e de qualidade. Assim, ao analisar a trajetória desses alunos, pretende-se entender o desejo de se querer estudar fora do país, os desafios enfrentados antes, durante e depois da viagem. Além disso, perceber os ganhos pessoais, profissionais e acadêmicos que esses alunos trazem ao retornar ao país. Em se tratando de uma mobilidade acadêmica internacional deliberada pela instituição de ensino, há de se levar em conta como é o compartilhamento das experiências trazidas pelos estudantes para que os proveitos não sejam somente pessoais, mas, institucionais, favorecendo todos que compõe o Ifal. A metodologia deste trabalho recorre ao método do estudo de caso, com abordagem qualitativa numa pesquisa exploratória realizada por meio da técnica da entrevista com perguntas semiestruturadas. A análise dos dados recolhidos está estruturada em cinco dimensões, a saber: Acolhimento/adaptação cultural, Ensino, Pontos negativos da mobilidade, Pontos positivos da mobilidade e Cidadania Global. Essas dimensões, alcançadas por meio das respostas dos entrevistados, possibilitaram responder aos objetivos desta dissertação, identificando os motivos pelos quais os alunos querem fazer mobilidade acadêmica internacional, mesmo com várias dificuldades enfrentadas, tendo em vista a troca de experiências e conhecimentos acerca da globalização do mercado de trabalho, bem como a ampliação da capacidade de compreender a diversidade cultural.This dissertation aims to analyze the student pathways of international academic mobility of seven students at the Federal Institute of Alagoas (Ifal) evidencing their experiences abroad, in order to verify the acquisition of a symbolic capital, the cultural/knowledge capital. The internationalization process is increasingly evident in higher education. In the Federal Institutes, although much has been advanced, it is a gap that lacks work to strengthen and expand teaching, research, extension and innovation activities that go beyond geographic and linguistic borders, through different ways of internationalizing. Given the context of globalization, it is necessary to understand the challenges that permeate this process through public policies that enable relationship initiatives with foreign institutions, increasing visibility and competitiveness in the field of vocational, technological, public and quality education. Thus, in analyzing the trajectory of these students, it is intended to understand the desire to study abroad, the challenges faced before, during and after the trip. In addition, realize the personal, vocational and academic gains that these students bring when they return to the country. When it comes to an international academic mobility deliberated by the educational institution, it is necessary to take into account the sharing of experiences brought by students so that the benefits are not only personal, but institutional, favoring everyone who makes up Ifal. The methodology of this work uses the case study method, with a qualitative approach in an exploratory research carried out through the interview technique with semi-structured questions. The analysis of the collected data is structured in five dimensions, namely: Welcoming/cultural adaptation, Teaching, Mobility's negative points, Mobility's positive points and Global Citizenship. These dimensions, achieved through the interviewees' answers, made it possible to respond to the objectives of this dissertation, identifying the reasons why students want to undertake international academic mobility, despite the various difficulties faced, with a view to exchanging experiences and knowledge about the globalization of labor market, as well as the expansion of the capacity to understand cultural diversity.Palhares, José AugustoUniversidade do MinhoAndrade, Carla Cristina Real Vieira de20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76810por202832627info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:03.818414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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