3.4.7.4.0.0: os artistas de circo. Entre a família e o grupo profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5303 |
Resumo: | O grupo profissional é apenas um de três eixos identitários através dos quais, par da itinerância e da origem familiar circense, as pessoas de circo manipulam o seu grau de pertença ao circo. As relações de aprendizagem profissional, de trabalho e de parentesco sobrepõem-se e é nesse sentido que a reprodução do saber fazer circo, isto é, do grupo profissional dos artistas de circo, ocorre quase única e exclusivamente através da socialização familiar. Desta forma, para as pessoas de circo, ser artista de circo em Portugal pode significar muito mais ou muito menos do que ter um número de espectáculo em pista. |
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3.4.7.4.0.0: os artistas de circo. Entre a família e o grupo profissionalCircoArtistaGrupo profissionalReprodução socialComunidadeSocialização familiarcircusArtistsprofessional groupsocial reproductioncommunityfamily socializationO grupo profissional é apenas um de três eixos identitários através dos quais, par da itinerância e da origem familiar circense, as pessoas de circo manipulam o seu grau de pertença ao circo. As relações de aprendizagem profissional, de trabalho e de parentesco sobrepõem-se e é nesse sentido que a reprodução do saber fazer circo, isto é, do grupo profissional dos artistas de circo, ocorre quase única e exclusivamente através da socialização familiar. Desta forma, para as pessoas de circo, ser artista de circo em Portugal pode significar muito mais ou muito menos do que ter um número de espectáculo em pista.There are three essential tools by witch circus persons state their belonging to the circus the itinerary, the family and the professional activity. The relations of professional learning, of work and of kinship are closely related and in that sense the reproduction of the circus know how, that is, of the professional group of the circus artists, occurs almost exclusively through family socialization. Being a circus artist in Portugal does not mean necessarily having a stage performance, at least for the so-called circus persons.Centro de Estudos em Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CESNOVA)2013-07-11T13:55:40Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/5303por0872-8380Nico, Magdainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:29Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:07.623949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O grupo profissional é apenas um de três eixos identitários através dos quais, par da itinerância e da origem familiar circense, as pessoas de circo manipulam o seu grau de pertença ao circo. As relações de aprendizagem profissional, de trabalho e de parentesco sobrepõem-se e é nesse sentido que a reprodução do saber fazer circo, isto é, do grupo profissional dos artistas de circo, ocorre quase única e exclusivamente através da socialização familiar. Desta forma, para as pessoas de circo, ser artista de circo em Portugal pode significar muito mais ou muito menos do que ter um número de espectáculo em pista. |
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