CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837 |
Resumo: | Imaginação, criatividade e inovação são habilidades que os empregadores atuais estão buscando, e agora estão sendo vistas como iguais e, às vezes, até mais valiosas do que uma pontuação alta em testes padronizados. Essas habilidades não são tão facilmente quantificadas como a facilidade em leitura e testes de matemática, mas podem ser reconhecidas por observações do professor, escalas de avaliação e como os alunos reagem em situações de avaliação com base no desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura para acessar estudos Criatividade, Imaginação e Inovação na Educação, e para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores: Criatividade, Imaginação, Inovação e Escola, no período de 2017 a 2022, nos idiomas: inglês, português e espanhol. A partir da coleta de dados, foram encontrados 161 artigos, sendo 13 utilizados para análise qualitativa. Há estudos sobre a temática em todos os continentes do planeta, e visualiza-se a preocupação dos pesquisadores em testar novas metodologias que estimulem a imaginação e a criatividade, bem como criar protocolos para avaliar a criatividade dentro do campo educacional. |
id |
RCAP_9975d848273f894b9e58190ddc7ea242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/31837 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃOImaginação, criatividade e inovação são habilidades que os empregadores atuais estão buscando, e agora estão sendo vistas como iguais e, às vezes, até mais valiosas do que uma pontuação alta em testes padronizados. Essas habilidades não são tão facilmente quantificadas como a facilidade em leitura e testes de matemática, mas podem ser reconhecidas por observações do professor, escalas de avaliação e como os alunos reagem em situações de avaliação com base no desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura para acessar estudos Criatividade, Imaginação e Inovação na Educação, e para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores: Criatividade, Imaginação, Inovação e Escola, no período de 2017 a 2022, nos idiomas: inglês, português e espanhol. A partir da coleta de dados, foram encontrados 161 artigos, sendo 13 utilizados para análise qualitativa. Há estudos sobre a temática em todos os continentes do planeta, e visualiza-se a preocupação dos pesquisadores em testar novas metodologias que estimulem a imaginação e a criatividade, bem como criar protocolos para avaliar a criatividade dentro do campo educacional.Universidade de Aveiro2023-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 2 (2023); 107-118Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 2 (2023); 107-118Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 2 (2023); 107-118Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 2 (2023); 107-1181647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837/22244Direitos de Autor (c) 2023 Marcel Oliveira dos Santos, Helena Brandão Vianahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Marcel OliveiraViana, Helena Brandão2023-06-09T17:30:12Zoai:proa.ua.pt:article/31837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:02.825544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
title |
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO dos Santos, Marcel Oliveira |
title_short |
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
title_full |
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO |
author |
dos Santos, Marcel Oliveira |
author_facet |
dos Santos, Marcel Oliveira Viana, Helena Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Helena Brandão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Marcel Oliveira Viana, Helena Brandão |
description |
Imaginação, criatividade e inovação são habilidades que os empregadores atuais estão buscando, e agora estão sendo vistas como iguais e, às vezes, até mais valiosas do que uma pontuação alta em testes padronizados. Essas habilidades não são tão facilmente quantificadas como a facilidade em leitura e testes de matemática, mas podem ser reconhecidas por observações do professor, escalas de avaliação e como os alunos reagem em situações de avaliação com base no desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura para acessar estudos Criatividade, Imaginação e Inovação na Educação, e para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores: Criatividade, Imaginação, Inovação e Escola, no período de 2017 a 2022, nos idiomas: inglês, português e espanhol. A partir da coleta de dados, foram encontrados 161 artigos, sendo 13 utilizados para análise qualitativa. Há estudos sobre a temática em todos os continentes do planeta, e visualiza-se a preocupação dos pesquisadores em testar novas metodologias que estimulem a imaginação e a criatividade, bem como criar protocolos para avaliar a criatividade dentro do campo educacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837 |
url |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837/22244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Marcel Oliveira dos Santos, Helena Brandão Viana http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Marcel Oliveira dos Santos, Helena Brandão Viana http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 2 (2023); 107-118 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 2 (2023); 107-118 Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 2 (2023); 107-118 Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 2 (2023); 107-118 1647-7308 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131669530148864 |