CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Marcel Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Viana, Helena Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837
Resumo: Imaginação, criatividade e inovação são habilidades que os empregadores atuais estão buscando, e agora estão sendo vistas como iguais e, às vezes, até mais valiosas do que uma pontuação alta em testes padronizados. Essas habilidades não são tão facilmente quantificadas como a facilidade em leitura e testes de matemática, mas podem ser reconhecidas por observações do professor, escalas de avaliação e como os alunos reagem em situações de avaliação com base no desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura para acessar estudos Criatividade, Imaginação e Inovação na Educação, e para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores: Criatividade, Imaginação, Inovação e Escola, no período de 2017 a 2022, nos idiomas: inglês, português e espanhol. A partir da coleta de dados, foram encontrados 161 artigos, sendo 13 utilizados para análise qualitativa. Há estudos sobre a temática em todos os continentes do planeta, e visualiza-se a preocupação dos pesquisadores em testar novas metodologias que estimulem a imaginação e a criatividade, bem como criar protocolos para avaliar a criatividade dentro do campo educacional.
id RCAP_9975d848273f894b9e58190ddc7ea242
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/31837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃOImaginação, criatividade e inovação são habilidades que os empregadores atuais estão buscando, e agora estão sendo vistas como iguais e, às vezes, até mais valiosas do que uma pontuação alta em testes padronizados. Essas habilidades não são tão facilmente quantificadas como a facilidade em leitura e testes de matemática, mas podem ser reconhecidas por observações do professor, escalas de avaliação e como os alunos reagem em situações de avaliação com base no desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura para acessar estudos Criatividade, Imaginação e Inovação na Educação, e para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores: Criatividade, Imaginação, Inovação e Escola, no período de 2017 a 2022, nos idiomas: inglês, português e espanhol. A partir da coleta de dados, foram encontrados 161 artigos, sendo 13 utilizados para análise qualitativa. Há estudos sobre a temática em todos os continentes do planeta, e visualiza-se a preocupação dos pesquisadores em testar novas metodologias que estimulem a imaginação e a criatividade, bem como criar protocolos para avaliar a criatividade dentro do campo educacional.Universidade de Aveiro2023-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 2 (2023); 107-118Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 2 (2023); 107-118Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 2 (2023); 107-118Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 2 (2023); 107-1181647-7308reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837/22244Direitos de Autor (c) 2023 Marcel Oliveira dos Santos, Helena Brandão Vianahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Marcel OliveiraViana, Helena Brandão2023-06-09T17:30:12Zoai:proa.ua.pt:article/31837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:02.825544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
title CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
spellingShingle CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
dos Santos, Marcel Oliveira
title_short CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
title_full CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
title_fullStr CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
title_sort CRIATIVIDADE, IMAGINAÇÃO E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO
author dos Santos, Marcel Oliveira
author_facet dos Santos, Marcel Oliveira
Viana, Helena Brandão
author_role author
author2 Viana, Helena Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Marcel Oliveira
Viana, Helena Brandão
description Imaginação, criatividade e inovação são habilidades que os empregadores atuais estão buscando, e agora estão sendo vistas como iguais e, às vezes, até mais valiosas do que uma pontuação alta em testes padronizados. Essas habilidades não são tão facilmente quantificadas como a facilidade em leitura e testes de matemática, mas podem ser reconhecidas por observações do professor, escalas de avaliação e como os alunos reagem em situações de avaliação com base no desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura para acessar estudos Criatividade, Imaginação e Inovação na Educação, e para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores: Criatividade, Imaginação, Inovação e Escola, no período de 2017 a 2022, nos idiomas: inglês, português e espanhol. A partir da coleta de dados, foram encontrados 161 artigos, sendo 13 utilizados para análise qualitativa. Há estudos sobre a temática em todos os continentes do planeta, e visualiza-se a preocupação dos pesquisadores em testar novas metodologias que estimulem a imaginação e a criatividade, bem como criar protocolos para avaliar a criatividade dentro do campo educacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837
url https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837
https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31837/22244
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Marcel Oliveira dos Santos, Helena Brandão Viana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Marcel Oliveira dos Santos, Helena Brandão Viana
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal; Vol 13 No 2 (2023); 107-118
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 Núm. 2 (2023); 107-118
Internet Latent Corpus Journal; Vol. 13 No 2 (2023); 107-118
Internet Latent Corpus Journal; vol. 13 n.º 2 (2023); 107-118
1647-7308
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131669530148864