A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Telmo Alexandre Miranda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5157
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_9989cce4a6e9d73e09e6de9ed1c32505
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5157
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º anoÁrea de projectoCompetiçãoMotivaçãoRobóticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011A escola é a formação base do indivíduo para o ingresso na vida ativa. A escola é um dos principais pilares sobre os quais assenta a construção do futuro capital social e humano. Torna-se necessário cativar e motivar os alunos para as situações do futuro, ou seja, para os desafios que terão de enfrentar e de resolver. Este é o caminho da aprendizagem. Que os alunos comecem a caminhar. “Um caminho de mil quilómetros começa com o primeiro passo.” (Lao-Tse) Este trabalho assume a forma de um relatório de prática de ensino supervisionada que pretende espelhar o percurso das atividades e promover uma reflexão sobre os mesmos. A área curricular não disciplinar em questão é a Área de Projeto. O tema é a promoção da motivação pela competição. O relatório pretende demonstrar o percurso realizado desde a apresentação da atividade, as alterações dos alunos, a competição como objeto final. O percurso deste trabalho inicia-se com uma introdução e contextualização. Segue-se a enunciação da problemática e das questões inerentes. Aflora-se a questão da motivação e competição. Aborda-se a Área de Projeto e o seu enquadramento na reforma curricular do ensino secundário. Refere-se de seguida a metodologia do trabalho em grupo, reafirmando-se a sua importância para este tipo de intervenção. De seguida, indicam-se várias iniciativas robóticas de forma a sustentar o tipo de ação realizada. Por fim, a descrição da atividade em si com a conclusão em forma de reflexão que pretende agregar e conciliar todos os pontos de percurso deste trabalho.The school is the training base of the individual for entry into active life. The school is one of the main pillars of the social and human capital. It is necessary to engage and motivate students to the future, that is, the challenges they face and have solve. This is the way of the learning. Let the students begin to walk. “A way of thousand miles begins with a first step..” (Lao-Tse) This work takes the form of a report of supervised teaching practice which aims to mirror the path of activity and to promote a reflection on them. The non-curricular subject area in question is the Project Area. The theme is the motivation for promoting competition. The report aims to show the route taken from the submission of activity, the changes made by students, the competition as the final object. The course of this work begins with an introduction and contextualization. Following the statement of the problem and the issues involved. Raises the question of motivation and competition. Addresses the Project Area and its environment in the curriculum reform of secondary education. Refers to the methodology of group work, is reaffirming its importance for this type of intervention. The indication of various robotic initiatives in order to sustain the kind of action taken. Finally, the description of the activity itself with the conclusion in the form of reflection that aims to aggregate and reconcile all the waypoints of this work.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaAntunes, Telmo Alexandre Miranda2012-02-02T18:18:20Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:38.170928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
spellingShingle A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
Antunes, Telmo Alexandre Miranda
Área de projecto
Competição
Motivação
Robótica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title_full A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title_fullStr A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title_full_unstemmed A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title_sort A promoção da motivação pela competição : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
author Antunes, Telmo Alexandre Miranda
author_facet Antunes, Telmo Alexandre Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Telmo Alexandre Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Área de projecto
Competição
Motivação
Robótica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Área de projecto
Competição
Motivação
Robótica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-02T18:18:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5157
url http://hdl.handle.net/10451/5157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193856282624