A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gigante, Sónia Alexandra Jerónimo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6404
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_4edf186370fb312f8b068d0673d30186
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º anoEnsino da informáticaÁrea de projectoRobóticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011O presente relatório reflecte o trabalho e a experiência obtida durante a prática de ensino Supervisionada, respeitante à disciplina de Introdução à Prática Profissional IV – Informática, do Mestrado em Ensino de Informática, da Universidade de Lisboa. O trabalho aqui fundamentado baseou-se em aulas devidamente supervisionadas na Escola Secundária Camões, situada em Lisboa. No cômputo a actividade teve a duração de seis aulas de noventa minutos de onde foram retidas as principais conclusões da problemática em estudo. A turma cooperadora deste trabalho era constituída por alunos do 12º A, 12º B e 12º C do Curso de Ciências e Tecnologias. A prática e observação foram realizadas na área curricular não disciplinar Área de Projecto. A escolha da disciplina está intrinsecamente relacionada com a questão da problemática em causa que centra-se fundamentalmente na aprendizagem por projectos mediada por Robots. É parte aglomerante deste relatório uma breve introdução onde é realizado um breve enquadramento do objecto em estudo e das questões que dão base a este trabalho. Depois da introdução é, também, feito um enquadramento relativo à prática leccionada e orientações curriculares onde foi realizada uma breve descrição da área curricular não disciplinar Área de Projecto e o seu surgimento no Ensino Secundário no ano lectivo 2004/2005. Neste contexto é descrita uma breve reflexão da aprendizagem por projectos mediada por robots e a sua importância. Posteriormente é feita a identificação do local de intervenção do estudo com uma breve caracterização da escola e identificação e constituição da turma. Também é parte integrante deste ponto a identificação do plano de actuação e do módulo temático, com a descrição dos principais conteúdos e objectivos a atingir no plano de trabalho. Segue-se uma breve explicação das estratégias de intervenção onde são descritas as dinâmicas de trabalho e a avaliação dos projectos. É feita a exposição do plano de actividades a desenvolver, bem como a sua calendarização de acordo com as normas do Mestrado de Ensino em questão. Na finalização deste trabalho de estudo, são explícitos os métodos de avaliação das aprendizagens, a descrição do ocorrido nas aulas supervisionadas e os métodos utilizados na recolha dos dados necessários para análise e apresentação das conclusões que permitem dar resposta à problemática e às questões implícitas no objecto de estudo. Este relatório termina com uma breve reflexão de todo o trabalho por mim desenvolvido e previamente planeado para o alcance de conclusões concretas e plausíveis que deram respostas às questões que constituíram o meu trabalho de estudo.The present report reflects the work and the experience during the Teaching Practice under supervision, related to the school subject “Introdução à Práctica Profissional IV – Informática”, from the Master Degree in „Ensino de Informática‟, from the University of Lisbon. The work which is the basis of this summary was based on lessons that occurred under supervision and that took place at “Escola Secundária Camões”, in Lisbon. The activities went on during six lessons of ninety minutes each, from which the main conclusions of what has been studied were taken. The group that took part of this study has included students from different classes: 12º A, 12º B e 12º C from the Sciences and Technologies Area (Curso de Ciências e Tecnologias). The practice and the observation of the lessons were done in the school subject „Area de Projecto‟. The choice of this subject was closely related to the topic that has been developed, centred basically on learning through projects using robots. This report includes a short introduction with the study and the questions that are the basis of the work. After the introduction, it is also referred the framing related to the teaching practice and to the curriculum details of the school subject „Area de Projecto‟ which had its beginning in the years 2004/2005. In this context a brief reflexion on the topic „Learning by projects through robots and its importance‟ is described. Afterwards it is referred the place where the study occurred, a characterization of the school and of the class and its students. It is also referred the identification of the subject unit with the description of the contents and the main purposes to achieve with the working plan. The following item focus the strategies of intervention where the activities, the working steps and the evaluation of the projects are explained. In the last part of this study, the methods used in the evaluation of the students‟ learnings, the description of the observed lessons and also the methods which led to the conclusions, are explained. This report ends up with a short reflection of the work that I have planned and developed in order to achieve the conclusions that were the aim of my study.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaGigante, Sónia Alexandra Jerónimo2012-06-01T11:59:56Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:33.221156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
spellingShingle A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
Gigante, Sónia Alexandra Jerónimo
Ensino da informática
Área de projecto
Robótica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title_full A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title_fullStr A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title_full_unstemmed A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
title_sort A aprendizagem por projectos mediada por robots : área disciplinar não curricular, área de projecto do 12º ano
author Gigante, Sónia Alexandra Jerónimo
author_facet Gigante, Sónia Alexandra Jerónimo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gigante, Sónia Alexandra Jerónimo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Área de projecto
Robótica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Ensino da informática
Área de projecto
Robótica
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-06-01T11:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6404
url http://hdl.handle.net/10451/6404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134205039345664