Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Fátima Sofia Costa, Galvão, Zenaide
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79944
Resumo: A narrativa aponta a importância do conhecimento teórico associado a um espírito de pesquisa - tomando como caminho o brincar, explorar e o descobrir – como formas de literacia. Este fato veio a constituir-se como uma demonstração de que é possível tornar o ato pedagógico na infância como um lócus de verdadeira educação, ao associar a intervenção pensada com a intervenção vivida e pesquisada. Este texto resulta de uma experiência no contexto de uma Prática Pedagógica, num jardim infantil. Talvez possamos dizer que a dimensão literacia assente nas suas manifestações e convocando outras linguagens experienciais – brincar, jogar, explorar, descobrir – podem ajudar a construir uma outra escola e uma outra educação nas suas dinâmicas materiais, espirituais e simbólicas. No campo educativo as experiências significativas são fundamentais. Neste projeto de intervenção foram realizadas algumas dimensões da literacia, materializadas/espiritualizadas no jogo das palavras e das sílabas, no ler e escrever histórias. As várias situações propostas através do brincar, explorar e descobrir permitiram que construíssemos uma narrativa experiencial. O desenvolvimento da autonomia, motivação, alegria, criação, iniciativa, empatia e colaboração, foram sementes verificadas
id RCAP_998d091f5c9bdc067b544b44d5506ee8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infânciaInfânciaBrincarLiteraciaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA narrativa aponta a importância do conhecimento teórico associado a um espírito de pesquisa - tomando como caminho o brincar, explorar e o descobrir – como formas de literacia. Este fato veio a constituir-se como uma demonstração de que é possível tornar o ato pedagógico na infância como um lócus de verdadeira educação, ao associar a intervenção pensada com a intervenção vivida e pesquisada. Este texto resulta de uma experiência no contexto de uma Prática Pedagógica, num jardim infantil. Talvez possamos dizer que a dimensão literacia assente nas suas manifestações e convocando outras linguagens experienciais – brincar, jogar, explorar, descobrir – podem ajudar a construir uma outra escola e uma outra educação nas suas dinâmicas materiais, espirituais e simbólicas. No campo educativo as experiências significativas são fundamentais. Neste projeto de intervenção foram realizadas algumas dimensões da literacia, materializadas/espiritualizadas no jogo das palavras e das sílabas, no ler e escrever histórias. As várias situações propostas através do brincar, explorar e descobrir permitiram que construíssemos uma narrativa experiencial. O desenvolvimento da autonomia, motivação, alegria, criação, iniciativa, empatia e colaboração, foram sementes verificadasEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.EventQualiaUniversidade do MinhoCunha, António CamiloCarvalho, Fátima Sofia CostaGalvão, Zenaide20212021-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79944porCunha, António Camilo; Carvalho, Fátima Sofia Costa & Galvão, Zenaide (2021). Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância. In C. Tomás; G. Trevisan; L. Dornelles; M. Sarmento & N. Fernandes (Ed), Atas Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança (SLBEC) (pp 72-84). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ATAS_SLBEC_FINAL.pdf978-989-53545-1-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:44:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:44:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância
title Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância
spellingShingle Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância
Cunha, António Camilo
Infância
Brincar
Literacia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância
title_full Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância
title_fullStr Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância
title_full_unstemmed Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância
title_sort Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância
author Cunha, António Camilo
author_facet Cunha, António Camilo
Carvalho, Fátima Sofia Costa
Galvão, Zenaide
author_role author
author2 Carvalho, Fátima Sofia Costa
Galvão, Zenaide
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Carvalho, Fátima Sofia Costa
Galvão, Zenaide
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Brincar
Literacia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Infância
Brincar
Literacia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A narrativa aponta a importância do conhecimento teórico associado a um espírito de pesquisa - tomando como caminho o brincar, explorar e o descobrir – como formas de literacia. Este fato veio a constituir-se como uma demonstração de que é possível tornar o ato pedagógico na infância como um lócus de verdadeira educação, ao associar a intervenção pensada com a intervenção vivida e pesquisada. Este texto resulta de uma experiência no contexto de uma Prática Pedagógica, num jardim infantil. Talvez possamos dizer que a dimensão literacia assente nas suas manifestações e convocando outras linguagens experienciais – brincar, jogar, explorar, descobrir – podem ajudar a construir uma outra escola e uma outra educação nas suas dinâmicas materiais, espirituais e simbólicas. No campo educativo as experiências significativas são fundamentais. Neste projeto de intervenção foram realizadas algumas dimensões da literacia, materializadas/espiritualizadas no jogo das palavras e das sílabas, no ler e escrever histórias. As várias situações propostas através do brincar, explorar e descobrir permitiram que construíssemos uma narrativa experiencial. O desenvolvimento da autonomia, motivação, alegria, criação, iniciativa, empatia e colaboração, foram sementes verificadas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79944
url https://hdl.handle.net/1822/79944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo; Carvalho, Fátima Sofia Costa & Galvão, Zenaide (2021). Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância. In C. Tomás; G. Trevisan; L. Dornelles; M. Sarmento & N. Fernandes (Ed), Atas Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança (SLBEC) (pp 72-84). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ATAS_SLBEC_FINAL.pdf
978-989-53545-1-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EventQualia
publisher.none.fl_str_mv EventQualia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544401883234304