Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79944 |
Resumo: | A narrativa aponta a importância do conhecimento teórico associado a um espírito de pesquisa - tomando como caminho o brincar, explorar e o descobrir – como formas de literacia. Este fato veio a constituir-se como uma demonstração de que é possível tornar o ato pedagógico na infância como um lócus de verdadeira educação, ao associar a intervenção pensada com a intervenção vivida e pesquisada. Este texto resulta de uma experiência no contexto de uma Prática Pedagógica, num jardim infantil. Talvez possamos dizer que a dimensão literacia assente nas suas manifestações e convocando outras linguagens experienciais – brincar, jogar, explorar, descobrir – podem ajudar a construir uma outra escola e uma outra educação nas suas dinâmicas materiais, espirituais e simbólicas. No campo educativo as experiências significativas são fundamentais. Neste projeto de intervenção foram realizadas algumas dimensões da literacia, materializadas/espiritualizadas no jogo das palavras e das sílabas, no ler e escrever histórias. As várias situações propostas através do brincar, explorar e descobrir permitiram que construíssemos uma narrativa experiencial. O desenvolvimento da autonomia, motivação, alegria, criação, iniciativa, empatia e colaboração, foram sementes verificadas |
id |
RCAP_998d091f5c9bdc067b544b44d5506ee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79944 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infânciaInfânciaBrincarLiteraciaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA narrativa aponta a importância do conhecimento teórico associado a um espírito de pesquisa - tomando como caminho o brincar, explorar e o descobrir – como formas de literacia. Este fato veio a constituir-se como uma demonstração de que é possível tornar o ato pedagógico na infância como um lócus de verdadeira educação, ao associar a intervenção pensada com a intervenção vivida e pesquisada. Este texto resulta de uma experiência no contexto de uma Prática Pedagógica, num jardim infantil. Talvez possamos dizer que a dimensão literacia assente nas suas manifestações e convocando outras linguagens experienciais – brincar, jogar, explorar, descobrir – podem ajudar a construir uma outra escola e uma outra educação nas suas dinâmicas materiais, espirituais e simbólicas. No campo educativo as experiências significativas são fundamentais. Neste projeto de intervenção foram realizadas algumas dimensões da literacia, materializadas/espiritualizadas no jogo das palavras e das sílabas, no ler e escrever histórias. As várias situações propostas através do brincar, explorar e descobrir permitiram que construíssemos uma narrativa experiencial. O desenvolvimento da autonomia, motivação, alegria, criação, iniciativa, empatia e colaboração, foram sementes verificadasEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.EventQualiaUniversidade do MinhoCunha, António CamiloCarvalho, Fátima Sofia CostaGalvão, Zenaide20212021-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79944porCunha, António Camilo; Carvalho, Fátima Sofia Costa & Galvão, Zenaide (2021). Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância. In C. Tomás; G. Trevisan; L. Dornelles; M. Sarmento & N. Fernandes (Ed), Atas Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança (SLBEC) (pp 72-84). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ATAS_SLBEC_FINAL.pdf978-989-53545-1-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:44:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:44:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância |
title |
Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância |
spellingShingle |
Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância Cunha, António Camilo Infância Brincar Literacia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância |
title_full |
Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância |
title_fullStr |
Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância |
title_sort |
Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância |
author |
Cunha, António Camilo |
author_facet |
Cunha, António Camilo Carvalho, Fátima Sofia Costa Galvão, Zenaide |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Fátima Sofia Costa Galvão, Zenaide |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo Carvalho, Fátima Sofia Costa Galvão, Zenaide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Brincar Literacia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Infância Brincar Literacia Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A narrativa aponta a importância do conhecimento teórico associado a um espírito de pesquisa - tomando como caminho o brincar, explorar e o descobrir – como formas de literacia. Este fato veio a constituir-se como uma demonstração de que é possível tornar o ato pedagógico na infância como um lócus de verdadeira educação, ao associar a intervenção pensada com a intervenção vivida e pesquisada. Este texto resulta de uma experiência no contexto de uma Prática Pedagógica, num jardim infantil. Talvez possamos dizer que a dimensão literacia assente nas suas manifestações e convocando outras linguagens experienciais – brincar, jogar, explorar, descobrir – podem ajudar a construir uma outra escola e uma outra educação nas suas dinâmicas materiais, espirituais e simbólicas. No campo educativo as experiências significativas são fundamentais. Neste projeto de intervenção foram realizadas algumas dimensões da literacia, materializadas/espiritualizadas no jogo das palavras e das sílabas, no ler e escrever histórias. As várias situações propostas através do brincar, explorar e descobrir permitiram que construíssemos uma narrativa experiencial. O desenvolvimento da autonomia, motivação, alegria, criação, iniciativa, empatia e colaboração, foram sementes verificadas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/79944 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/79944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo; Carvalho, Fátima Sofia Costa & Galvão, Zenaide (2021). Brincar, explorar e descobrir: uma narrativa experiencial no campo da literacia no jardim de infância. In C. Tomás; G. Trevisan; L. Dornelles; M. Sarmento & N. Fernandes (Ed), Atas Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança (SLBEC) (pp 72-84). https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ATAS_SLBEC_FINAL.pdf 978-989-53545-1-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EventQualia |
publisher.none.fl_str_mv |
EventQualia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544401883234304 |