O brincar na creche e no jardim-de-infãncia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Vanessa Catarina Miguel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25714
Resumo: O presente relatório tem como tema principal “ O brincar na Creche e no Jardim de Infância”. Tem como objetivo compreender e interpretar de que forma as educadoras de infância promovem o brincar nos contextos de Creche e Jardim de Infância. A realização deste estudo foi baseada nas observações e experiências vividas nos estágios de Creche e Jardim-de-Infância, desenvolvidos a partir da unidade curricular de Estágio em Educação de Infância, que integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar. A metodologia deste projeto enquadra-se no paradigma interpretativo, orientado por uma investigação qualitativa e baseada na abordagem de investigação-ação. Foi essencial a seleção das ferramentas no que diz respeito à recolha de informação. Destaca-se, a observação participante, as notas de campo, o registo fotográfico, o inquérito por questionário e a análise documental. Através destes dispositivos, foi possível compreender melhor as perspetivas e práticas pedagógicas que a educadoras defendem e colocam em prática. A análise do questionário evidenciou a importância que as educadoras cooperantes atribuem às brincadeiras livres das crianças, na sequência de interações que as crianças desenvolvem umas com as outras e com os adultos. As educadoras defendem a importância de organizar os espaços e rotinas, de forma a proporcionar todos os meios necessários para ir ao encontro das necessidades das crianças. O estudo realizado permite salientar que o brincar é valorizado e destacado nas práticas das equipas pedagógicas, enquanto atividade fundamental para o processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
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